A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Mundo No Breve SéCulo Xx 2º Ma

Check out this SlideShare Presentation:

35 comentários:

  1. Jéssica Nasimento Guimarães. 2ª MA16 de setembro de 2009 às 11:05

    Conforme a fala da colega, a Lorrana, que explicou a respeito da crise econômica da Rússia, a desvalorização econômica dos países socialistas, devido a queda do poder do socialismo. A Rússia, que é o maior país no território onde antes era a URSS, vive uma crise, fazendo com que os empresários estrangeiros não investissem ali e a dificuldade dos bancos de conseguir créditos baratos. Isso é ruim para a Rússia, porque com o menor consumismo da população, as empresas não produzem muito ou ficam com excesso de produtos em estoque, não precisam de muitos empregados, ocorrem desempregos, a economia, assim, não melhora, não cresce. É como um ciclo, onde todos precisam estar em harmonia, pois cada setor precisa do outro. Assim, a Rússia não avança, não investe o que consegue com as exportações em algo que modernize o país, eles precisam estudar meios para que o país saia dessa crise. Comentado por Jéssica Nascimento Guimarães, 2ª MA.

    ResponderExcluir
  2. Bianca Casteglione Wingler 2ºMA16 de setembro de 2009 às 11:33

    Conforme a fala da Tamy que explicou a respeito de Cuba.
    Cuba é uma republica onde seu regime é ditatorial. Há anos atrás o governo cubano leirou instalação de bases da URSS em seu país e os EUA iniciaram um bloqueio contra Cuba. Cuba até então tinha mais empresas do governo do que privadas mais com o passar dos anos ele está abrindo espaço para instalação de empresas estrangeiras, está se abrindo também aos investimentos estrangeiros. Por ter um regime ditatorial lá um gari ganha o mesmo que uma pessoa que possa ter um cargo melhor que o dele, sendo assim também com a educação, o esporte e a saúde. Apesar de todas as mudanças sofridas Cuba ainda não se libertou de sua ditadura, mesmo com seu atual governante Fidel Castro afastado por problemas de saúde, no seu lugar esta seu irmão Raul Castro que segue os mesmos conceitos de Fidel.
    Comentado por Bianca Casteglione Wingler 2ºMA.

    ResponderExcluir
  3. Conforme a frase do aluno Roberto diz, com o término da Guerra Fria, a economia de Cuba estava enfraquecida, passando por uma crise, devido ao fato de ter engressado no Comecon, que é o Mercado Comum entre países socialistas e deixado de lado o mercado internacional capitalista. Com o embargo econômico imposto pelos EUA, essa crise se agravou mais ainda. O Canadá é um dos seus proncipais parceiros econômicos, ajudando também com o turismo em Cuba.
    Comentado por: Bruna Ribeiro 2º MA

    ResponderExcluir
  4. Conforme a fala da Jéssica Guimarães(frase 23), após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em quatro potências.Um dos resultados foi a divisão da Alemanha em Oriental(socialista) e o Ocidental(capitalista). Depois de algum tempo as duas "Alemanhas" se reunificaram o que provocou uma grande inflação e lentidão no crecimento econômico.
    O lado Ocidental foi mais acelerado porque foi apoiado pelos E.U.A, sendo assim mais industrializado. O lado Oriental foi um atraso na economia, o que justifica a lentidão no crescimento econômico, já que a "atrasada" Alemanha Oriental não se adaptou a "industrializada" Alemanha Ocidental.

    ResponderExcluir
  5. João Vitor Fiorio Macedo 2ºMA16 de setembro de 2009 às 18:05

    COMENTÁRIO SOBRE A FRASE 29
    Os EUA como um grande país manipulador, principalmente após a Guerra Fria, tenta controlar através de planos e infinitas táticas, áreas onde estão acontecendo algum conflito ou por sua própria acusação, como por exemplo no texto citado comentado aqui, a afirmação de que o Iraque possui armas nucleares sem nunca terem provado. Alguns países tentam influenciar os EUA a resolverem problemas diplomaticamene, fato que nos governos norte-americanos não é comum, os quais tem fama por serem verdadeiros "ditadores" do mundo, a flexibilidade em relações com outros países é muito restrita ao benefício somente para sí próprios.

    Obs: A aluna Larisse saiu da escola, portanto comento apenas sua frase e não sua apresentação já que a mesma não ocorreu.

    ResponderExcluir
  6. Conforme a fala do Victor Rizzo, o termo Tigres Asiáticos é proveniente do alto índice de crescimento industrial. Hong Kong e Cingapura são alguns exemplos. Isso está relacionado aos incentivos tirbutários, à grande mão-de-obra, e a outros. São países que produzem produtos eletrônicos e de informática como mp3, celulares..., sendo distribuídos ao mundo todo.

    Comentado por Allan 2° MA

    ResponderExcluir
  7. Eu, Khemchooda, falei sobre a Nova Ordem Mundial, onde os E.U.A queria mandar no mundo, virando os "xerifes" mundiais. Nessa Ordem, tem vários pólos. Os países considerados desenvolvidos estão no norte e os países subdesenvolvidos e pobres no sul.Portanto, os EUA fizeram a N.O.M. a partir de seus próprios interesses, mostrando os EUA querendo "dominar" o mundo.

    ResponderExcluir
  8. O aluno Patrick frase 39 falou sobre as ZEENs zonas economicas especiais e que elas ficam próximas ao litoral. As empresas que se instalam nelas podem estabelecer seu proprio plano de desenvolvimento. Essas zonas é o local onde é fabricado as mercadorias comercializadas da China. Tendo uma mao-de-obra mais barata a mercadoria se torna mais barata no mercado extrangeiro.

    ResponderExcluir
  9. Conforme a frase 49 da minha colega Beatriz, que se ausentou da escola, posso dizer que, com os fatores que favoreceram os Tigres Asiáticos, fez com que eles se desenvolvessem tanto socialmente quanto economicamente. Obtendo um alto crescimento industrial, favorecendo a estabilidade no sistema econômico, fazendo crescer sua produtividade. Tendo esse crescimento, os países pertecente a esse grupo se tornaram subdesenvolvidos industrializados e foram considerados altamente exportadores.

    ResponderExcluir
  10. Lander D. Wingler 2ºma17 de setembro de 2009 às 16:46

    O tema abordado pela Laís, foi sobre a invasão dos EUA na Somália com a autorização da ONU. A invasão foi importante para os EUA, pois consagrou os EUA em intervir em qualquer parte do mundo. Por eles serem a única superpotência no mundo, eles passaram a agir sem encontrar nenhum tipo de resistência.

    ResponderExcluir
  11. Conforme a explicação da colega Nayllana, as ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) foram a principal abertura econômica da China, reflxo disso foram os primeiros traços capitalistas surgidos na China Comunista. Elas também acabam reforçano o agravamento das desigualdades regionais. Exemplo: concentração de renda; desemprego...
    A consequência da abertura para o mercado com o objetivo de aumentar as exportações e trazer novas tecnologias, foram as altas taxas de crescimento e invasão de mercadoria chinesa por todo o mundo.

    ResponderExcluir
  12. Comentarei sobre o trabalho do marsel,que relata os paises emergentes sucumbintes à moralidade do capital internacional.O comentario feito por ele relatou a concorrência de mão de obra qualificada entre os paises e os tigres asiaticos(sendo que a mão de obra dos tigres asiaticos era de baixo custo e não tinha como haver concorrência

    ResponderExcluir
  13. Apresentadora: Alessandra Grillo

    A frase na qual abordava a invasão da África, pelos francêses, italianos, e portugueses, em busca de riquezas naturais e com isso gerando vários conflitos. Para essa invasão foram usados outros argumentos pacificos, por[em oque eles pretendiam realmente era o reconhecimento industrial internacional absorverdo a riqueza existente naquele local.

    ResponderExcluir
  14. Irei comentar a Frase 41 do colega, Rafael Martini. Mesmo a China sendo socialista adotou o capitalismo na sua econômia para elevar seu capital interno, pois não estava suprindo as suas necessidades.Um dos fatores que contribuiu para esse momento hoje, é o baixo custo de sua produção.
    A china enfrentou problemas sociais onde países socialistas não deveriam existir, como má distribuição de renda, desigualdade social, desemprego etc..

    ResponderExcluir
  15. Conforme a fala do colega, o Lander, que explicou a respeito sobre.. O Haiti, que em 1991, sofreu um golpe e passou a ser governado por um regime militar. Os EUA resolveram interferir nisso, pois buscavam soluções para todos os problemas sociais. Também por conta disso muitos haitianos se refugiaram nos EUA. E isso criou um problema político-social para o presidente.

    ResponderExcluir
  16. Conforme a fala de Luís Victor, que diz a respeito sobre a disputa entre o neoliberalismo e o socialismo. A sociedade esperava que o socialismo vencesse, pois se sentia confortadas com sua maneira de governar, e os benefícios que podiam ter. Porém quem venceu foi o neoliberalismo deixando assim a sociedade ameaçada, amedrontada, pois ficam aberta as portas para um novo desenvolvimento, novas empresas e um capital mais rotativo.

    comentado por: Jamilis Correia 2ºma

    ResponderExcluir
  17. Conforme a fala do colega Thays Nunes, que explicou a respeito dos tigres asiáticos, que são países que na década de 70 tiveram grande desenvolvimento econômico. Esse desenvolvimento foi devido a medidas que esses países tomaram, como por exemplo, investimentos nas indústrias em especifico na de exportação. O que possibilitou esse crescimento foi o mercado consumidor interno pequeno, o governo forte e a Mao de obra desses países eram alem de disciplinadas e instruídas, eram baratas.
    Barbara Ribeiro 2ºma

    ResponderExcluir
  18. michel de douza passos, 2ºMA19 de setembro de 2009 às 07:14

    Conforme a fala do colega, o Davi, que explicou a respieito da coexistência pacifica foi a tentativa de estabelecer a paz entre o bloco capitalista e o socialista, porque estava gerando conflitos que acabavam om suas ecônomias. A rivalidade entre os dois blocos fez com que não dece certo está politica.

    ResponderExcluir
  19. Conforme a fala do colega Bernardo, que explicou a respeito da Segunda Guerra Mundial, percebe-se que foi um conflito gerado por questões mal resolvidas entres países que originou essa guerra entre os do Eixo e Aliados. Os países derrotados se viram também arruinados e foi a partir daí que os EUA se expandiram exportando para esses países que se mostravam enfraquecidos depois da guerra e superando a crise pela qual passou em 1929.

    Comentado por Thaline Bighi, 2º MA.

    ResponderExcluir
  20. Davi - 2° MA, comentário da frase 3720 de setembro de 2009 às 09:06

    Comentário do aluno Michel, da frase 37:

    A frase de Michel, fala sobre a exclusão dos países, pois mesmo com a globalização, estes são isolados,o que gera conflitos, sejam culturais, éticos.. O neoliberalismo, fala sobre a igualdade dos ganhos para os países, infelismente em um mundo individualista como o nosso, não funciona desta forma.

    ResponderExcluir
  21. Gabriel Alves Borges- 2ºMA20 de setembro de 2009 às 14:36

    Conforme a fala da colega,a Maria Lemos que explicou a respeito da Nova Ordem Mundial,frase 34,percebe-se que acabou com os conflitos étnicos,religiosos,nacionais,que durante o período da Guerra Fria ficaram latentes,ficaram frios,pois poderiam ameaçar a hegemonia,o poder das superpotências sobre determinados locais.Entre os países capitalistas,além da divisão norte-sul,houve a abertura dos mercados,o fim das restrições comerciais que possibilitou um fluxo continuo de capitais e investimentos globais.Comentado por Gabriel Alves Borges,2ºMA.

    ResponderExcluir
  22. Vou comentar o trabalho do Daniel Louzada.

    A frase do aluno Daniel , fala um pouco da guerra fria que teve inicio apos a segunda guerra mundial .
    E era um confronto entre os EUA e a URSS e elas criaram planos para ajudar no poder no continente Europeu. E esses planos eram o plano Marshal e a OTAN que fizeram parte dos EUA e o plano de varsóvia que fazia parte da URSS .
    No fim da guerra fria a URSS perdeu, fazendo dos EUA a maior potencia mundial até hoje.

    ResponderExcluir
  23. Caroline Fontes 2º Ma20 de setembro de 2009 às 16:48

    comentarei a frase 40:
    A China um país socialista que implanta o socialismo de mercado, que é continuar com o socialismo porém abrindo sua economia ao capital. Hoje a China é o país que mais cresce economicamente.
    Quando começou a se desenvolver os E.U.A estava em alta, por isso cresceu aceleradamente. Muitos paises dependem economicamente da China. Adotou o dupling social, para ganhar mais mercado. Exporta 300 bilhões de dolares por ano. No ano de 2009 irá crescer 7% enquanto os outros países aproximadamente 2%.

    ResponderExcluir
  24. Comentário sobra a frase do Victor Grillo

    A crise asiática aconteceu em decorrência da abundancia de investimentos que gerou expectativa dos negócios elevados; aos investimentos feitos na década 70 pelo Japão na Ásia no qual era aplicado na produção industrial; e os megainvestidores que aplicavam no mercado especulativo sacaram os investimentos, quebrando bancos e empresas, assim, a Ásia entrou em um colapso.

    ResponderExcluir
  25. Thays Wandermurem 2º MA21 de setembro de 2009 às 10:34

    De acordo com a apresentação da aluna Bábara Ribeiro - FRASE 06 ...
    A crise de 1929 causou um forte abalo em todo o mundo. Tal crise, gerada pela queda da bolsa de NY, trouxe ao mundo prejuízos financeiros, devido a desvalorização da moeda e o grande número de desempregos.
    A crise teve uma repercusão tão grande que suas consequências na Europa, eclodiram na Segunda Guerra Mundial.
    É indispensável lembrar como a crise afetou os países. Dentre estes, estava o Brasil, que sofreu as consequências na exportação do café, que diminuiu significativamente, pois tinha os EUA como principal comprador.
    Para o Brasil a crise de 1929 significou transformações políticas, sociais e principalmente econômicas.

    Comentado por Thays Wandermurem 2ºMA FRASE 46

    ResponderExcluir
  26. Luiz Victor de Menezes Motta 2°MA21 de setembro de 2009 às 11:02

    Conforme a frase da colega Jamilis(frase 22) que falou sobre a guerra fria, que o mundo girava em torno da tecnologia nuclear.
    falou sobre a corrida espacial entre a URSS e os EUA que queriam ter controle e quem mandaria o primeiro homem ao espaço porque teria mais poder tecnologico.
    falou também do discaso que fizeram manifestações nas ruas e movimentos pacifistas lutando pelos seus ideais.
    e por fim falou sobre a primavera de praga que era um movimento liderado pelos intelectuais que queriam criar uma nova estrtutura politica.
    Luiz Victor 2°MA

    ResponderExcluir
  27. Conforme a fala do colega, o Gabriel Borges (frase 21), que explicou a respeito do EUA que criou sua bomba atômica em 4.Ela foi usada para amendrontar a União Soviética. Eles estavam resolvendo a divisão do mundo entre o presidente dos EUA, da URSS e da Grambetânha, Thruman quando ficou sabendodos testes feitos ele limitou a influênciado socialismo na Europa. A URSS criou a bomba em 47, isso gerouo equilibrio do terror e do conflito indireto do EUA e da URSS, chamada Guerra Fria. Comentado por (Maria Lemos Cola, 2 ano, MA)

    ResponderExcluir
  28. Victor Rizo Schiavo 2°. MA21 de setembro de 2009 às 11:14

    O Aluno Alan falou muito bem sore esse assunto. Após a segunda guerra mundial, os E.U.A estava com muito dinheiro, assim estava fazendo imprestimos e ajudando aqueles paises que precisavam. Os americanos estava exportando um novo homem de negocios, aquele que veio da classe pobre e se superou na vida e virou um grande negociante. Esse modo de vida mais elevado dos americanos, levaram eles a cansumir mais produtos industrializados (american way of life).

    ResponderExcluir
  29. Os tigres Asiáticos foram paises que acumularam capitais financeiros em varias áreas da Ásia eles alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador.
    Com o surgimento desse grupo o cenário internacional teve ascensão ao neoliberalismo, e com isso os grupos econômicos financeiros precisavam expandir os seus capitais estrangeiros.

    ResponderExcluir
  30. Rafael Bertoloso Thompson 2MA21 de setembro de 2009 às 13:59

    Eu vou comentar a frase 14 da carolina da 2MA,que faloufalou sobre o Vietinã, que começou a guerra em 1957, entre E.U.A e Vietinã.Os E.U.A começou a usar seus exércitos para combater os vieticongues, que eram os comunistas que participaram da guerra.
    Sem resolver essa questão militarmente, o governo norte-americano saiu da gurra com o acordo do governo de París, e em 1976 o grupo comunista venceu a guerra, formando a Republica Socialista do Vietinã.

    ResponderExcluir
  31. Brendow Guimarães Viana - 2ªMA21 de setembro de 2009 às 14:13

    Conforme a fala de Sayonnara (frase 43), após o termino da guerra fria, por ser o único país socialista, Cuba ficou totalmente isolada na América Latina, perdeu o apoio e as ofertas da U.R.S.S e entrou em crise. Seu mercado se tornou restrito exteriormente e internamente gerando um alto grau de desemprego jamais visto. Para tentar contornar a situação, Cuba, tentou investir nos seus principais produtos para importação, açucar, niquel, e tabaco, além de explorar a questão do turismo.

    ResponderExcluir
  32. Bernardo Freitas Fonseca,2Mª29 de setembro de 2009 às 09:35

    O tema que Thaline abordou fala dos tigres asiáticos que e dado ao grupo de paises que apresentaram um crescimento econômico elevado,e a criação de blocos econômicos com o fim de facilitar as transações comerciais e financeiras e também explica que depois da segunda guerra o Japão estava arrasado mas através de uma política o Japão conseguiu criar um terreno para o crescimento das industrias no local

    comentado por Bernardo freitas,2Mª

    ResponderExcluir
  33. Tamy Cansi Costa - 2º MA29 de setembro de 2009 às 12:36

    Conforme a fala da colega Bianca(09), que explicou a respeito da Guerra Fria,que foi a disputa dos EUA com a URSS, que começou depois da Guerra Mundial e dividiu o mundo em dois grupos(capitalista-EUA e socialista-URRS),isso fez surgir uma ameaça de Guerra Nuclear assustando todos abtantes do mundo.O primeiro passo do conflito foi dado pela URRS.No periodo em que os EUA defendia o capitalismo, surgiam dois blocos militares a OTAN(anticomunista) e o Pacto de Varsóvia(socialista).

    Comentado por Tâmy,2º,MA

    ResponderExcluir
  34. Kamyla C. Carrijo - 2ª MA disse...29 de setembro de 2009 às 17:43

    Conforme a fala da colega, Larissa, que explicou a respeito da guerra na Bósnia e a intervenção do Estados Unidos sobre ele. Através da OTAN e os Estados Unidos decidiram impor um acordo para amenizar a situação. Não queriam deixar a ONU, fazer seu trabalho e os americanos decidiram interferir querendo usar força mais, logo, foram impedidos pelo secretário da ONU.

    ResponderExcluir
  35. Patrick Rodrigues Garcia 2°MA30 de setembro de 2009 às 18:37

    Comforme a fala da colega Clara Prandi(frase 15),na qual e falado a respeito da revolução cubana , e interessante observarmos que o fato de Cuba ter se aliado com a URSS , e devido a guerra fria , e que devido a esse acordo Cuba adotou o regime socialista , e por isso , está economicamente isolada do resto do mundo , em Cuba , tudo no que diz respeito a industria e comercio , está atrazado os carros sa antiguissimos e a população e muito pobre e sem nenhum poder de compra , porem Cuba é uma grande potencia o esporte e na educação , isso e devido principalmente ao socialismo.

    comentado por Patrick Rodrigues Garcia 2°MA

    ResponderExcluir