A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

sábado, 10 de abril de 2010

G E O L O G I A E A AÇÃ O H U M A N A 2º M A 2010

Check out this SlideShare Presentation:

43 comentários:

  1. O trabalho do meu colega Thiago Valiate fala sobre os varios tremores na região nordestina brasileira, onde ha maior numero de tremores, devido ao fato de que no nordeste se encontra os solos mais antigos do país e o maior numero de falhas. Com isso o norte brasileiro tem maior probabilidade de acontecer terremotos.

    Vitor de Almeida Melo 2°MA

    ResponderExcluir
  2. O trabalho do meu colega Thiago Valiate (Frase:46) fala sobre os varios tremores na região nordestina brasileira, onde ha maior numero de tremores, devido ao fato de que no nordeste se encontra os solos mais antigos do país e o maior numero de falhas. Com isso o norte brasileiro tem maior probabilidade de acontecer terremotos.

    Vitor de Almeida Melo 2°Ma

    ResponderExcluir
  3. Segundo minha colega Thais Gaspar FRASE 45, os terremotos e vulcões prejudicam a sociedade com perdas humanas e materiais. Thais anida diz que a melhor alternativa para os países que estão em áreas de atrito entre placas é fazer a prevenção com a elaboração de mapas com as áreas de maior risco, além de adaptar as construções para evitar maiores tragédias.
    Allan Tessaro dos Santos 2° MA

    ResponderExcluir
  4. Segundo minha colega Thais Gaspar FRASE 45, os terremotos e vulcões prejudicam a sociedade com perdas humanas e materiais. Thais anida diz que a melhor alternativa para os países que estão em áreas de atrito entre placas é fazer a prevenção com a elaboração de mapas com as áreas de maior risco, além de adaptar as construções para evitar maiores tragédias.
    Allan Tessaro dos Santos 2° MA

    ResponderExcluir
  5. Segundo minha colega Thais Gaspar FRASE 45, os terremotos e vulcões prejudicam a sociedade com perdas humanas e materiais. Thais anida diz que a melhor alternativa para os países que estão em áreas de atrito entre placas é fazer a prevenção com a elaboração de mapas com as áreas de maior risco, além de adaptar as construções para evitar maiores tragédias.
    Allan Tessaro dos Santos 2° MA

    ResponderExcluir
  6. Segundo minha colega Thais Gaspar FRASE 45, os terremotos e vulcões prejudicam a sociedade com perdas humanas e materiais. Thais anida diz que a melhor alternativa para os países que estão em áreas de atrito entre placas é fazer a prevenção com a elaboração de mapas com as áreas de maior risco, além de adaptar as construções para evitar maiores tragédias.
    Allan Tessaro dos Santos 2° MA

    ResponderExcluir
  7. Nome: Bruno Pin machado
    Série: 2°MA

    A frase 14, do colega Bruno Henrique, expoem que os recurso minerais para os paises são de grande importancia pois pode ser um consideravel fator contribuinte na economia crescente se visarem um futuro que poderá desfrutar dessa disponibilidade desses recursos. Afirma-se que estes recursos podem ser mais impotantes do que uma mina de ouro, porque a economia ira ser fortalecida apartir de sua geração, consequentemente o PIB da região terá uma enorme ascenção.
    O comentário aborda tambem que a disponibilidade de recursos minerais tem como relação o seu desenvolvimento economico e esta centrada na capacidade de uma região em usufruir de uma maneira adequada e inteligente a forma de crescimentos e tecnologias.

    ResponderExcluir
  8. Eu, Ana Carla Néspoli Dilem, irei comentar o slide de minha colega Ana Carolina Albuquerque de Bragança.


    Como sabemos e como minha colega citou, as rochas magmaticas são formadas pelo resfriamente do magma. Dentre elas, nós podemos destacar as rochas Vulcânicas e Plutônicas. São exemplos das Vulcânicas: basalto e pedra-pumes. E exemplo de Plutônicas: granito e diabásio.
    Todas elas tem sua importância para a vida econômica e estrutural, mas o granito tem uma importante utilização: nas rochas ornamentais e nas construções civis.

    ResponderExcluir
  9. A aluna Laís Scarpini conseguiu enfatizar as principais características voltadas para o termo da Deriva Continental; que só conseguiu se concretizar após a teoria da Tectônica das placas. Wegener se apoiou principalmente na semelhança entre a costa da América do Sul e da África e a distribuição dos fósseis. Sendo essa descoberta muito contestada exatamente por que Wegener não conseguiu provar como essas placas se moviam. Anos depois, a teoria foi novamente rediscutida e consequentemente aprovada pelos fatores bem apresentados.

    Lays Vaillant, 2º MA

    ResponderExcluir
  10. Juliana Castro > comenta > Karine Cachuba

    Como visto no trabalho de minha colega Karine Cachuba, Hary Hess apresentou a hipótese de expansão dos fundos oceânicos,
    pelo fato da crosta oceânica se movimentar, de forma com que as placas tectônicas movem-se com ela a partir de um arratamento, desde a crista até as fossas oceânicas. Tempos mais tarde essas ocorrências são denominadas: expansão dos fundos oceânicos.
    Esta ganhou adaptações tendo em vista também a explicação para a alternância de polaridade das rochas, o que representou um avanço em meio de mudanças para o desenvolver da teoria das placas tectônicas.

    ResponderExcluir
  11. Lais Scarpini - 2ºMA

    Com base no que a minha colega Lays Vaillant demonstrou, acredita-se que a Terra já foi um grande oceano e um grande continente que receberam, respectivamente, o nome de Pantalassa e Pangeia, de acordo com a teoria da deriva continental. Depois de milhões de anos ela se separou, formando dois grandes continentes, a Gondwana ao sul e a Laurásia ao norte. Com sua sucessiva fragmentação resultou na criação de bacias dos oceanos Atlântico, Ártico, Indico e Pacífico e a criação dos continentes atuais.

    ResponderExcluir
  12. Eu Raysa Nunes irei comentar a frase 40 da aluna Rhayssa Belmock onde dita a diferença entre terremotos e tsunamis que são fenômenos que possuem causas iguais , e que atuam de formas diferentes, sendo essas formas de atuação o principal fator que diferencia os terremotos e as tsunamis, os terremotos por sua vez são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da terra causados por choques subterrâneos onde a colisão das placas tectônicas e as tsunamis por sua vez são ondas provocadas por grandes abalos sísmicos que ocorre na crosta no fundo do oceano que deslocam verticalmente a coluna de água.

    ResponderExcluir
  13. Arnon Louzada 2ºMA
    A frase da aluna Ariadne fala sobre a idade de formação da crosta da terra, dizendo que as rochas nos auxiliam a estudar sobre o assunto, e nos da compreensão do tempo geológico. Os escudos cristalinos têm suas rochas bem desgastadas pela ação do intemperismo, as bacias sedimentares podem ser apresentadas como forma de relevo e os dobramentos modernos que se formam apartir do movimento das placas.

    ResponderExcluir
  14. Eu, Gilio Tuão Lorencini, aluno do 2ºMA, irei comentar a frase 18, feita pelo aluno Flavio.

    O petroleo é o produto base de nossa cultura. A maioria do que utilizamos comumente em nosso dia é derivado do petroleo.
    Porém, esse mesmo material causa danos a natureza, o que no futuro poderá prejudicar a vida de toda a sociedade
    Sera entao que esse progresso promovido pelo petróleo vale a pena?

    ResponderExcluir
  15. Eu Amanda Chicon, irei comentar a frase de Amanda Permanhane. 2°MA

    O período Cenozoico, que foi a última Era, iniciou-se a milhôes de anos atrás.Foi a era em que surgiram os mamíferos, as angiospermas e os insetos.Ela foi dividida em dois grandes períodos, o terciário e o quartenário, que dura até hoje.
    Tal Era teve grande influencia para o Brasil através do vulcanismo nos terrenos sedimentares, que originou grandes quantidades de minerais, o petróleo e o gás natural,tornando nossa vida mais cômoda.

    ResponderExcluir
  16. Aluno: Jéssica Cunha dos Santos - 2°MA
    Aluna a ser comentada: Julia Torres

    Os terremotos são agentes modeladores terrstres.
    Em grande escala, como aconteceu no Haiti e Chile, ocorre uma destruiçao em massa, levando paises como estes, a ter sérios problemas sociais, estruturais e economicos.Isso faz enfraquecer a economia, também gerando muitas mortes, sem contar na cicatriz deixada por onde passa.

    ResponderExcluir
  17. Eu, Rafael Checon, irei comentar a frase 35 , da Nilda. 2º MA

    A tectônica global, através de movimentos como a orogênese, o vulcanismo e os terremotos interferem na formação do relevo terrestre,isso é percebido através das falhas, que ocorrem em rochas mais duras com a ação das forças internas e dobramentos, que ocorre em rochas mais maleáveis, decorridas também da ação das forças internas. Essas dobras e falhas, quando combinadas a ação do intemperismo, origínam diversas formas de relevos na superfície terrestre.

    ResponderExcluir
  18. Eu Raysa Nunes irei comentar a frase 40 da aluna Rhayssa Belmock onde dita a diferença entre terremotos e tsunamis que são fenômenos que possuem causas iguais , e que atuam de formas diferentes, sendo essas formas de atuação o principal fator que diferencia os terremotos e os tsunamis, os terremotos por sua vez são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da terra causados por choques subterrâneos onde há colisão das placas tectônicas, e os tsunamis são ondas provocadas por grandes abalos sísmicos que ocorrem na crosta do fundo oceânico que deslocam verticalmente a coluna de água dando origem a ondas gigantescas. Tanto os terremotos e os tsunamis causam grandes destruições dependendo o terremoto de sua intensidade, e as tsunamis de onde atingem,seu tamanho e sua velocidade.

    ResponderExcluir
  19. Irei comentar a frase de Wagner

    Como obordou Wagner, um Gêiser é uma nascente termal, que entra em erupção periodicamente. É um fenomeno muito raro tendo só mil em todo o mundo. A relação entre Gêiseres e Terrenos vulcânicos, é que os Gêiseres provém das rupturas de terrenos vulcânicos, portanto esse fenômeno so se encontra em terrenos com erupçoes vulcânicas recentes, por isso nao tem no Brasil nem em outros paisés que ja tem seus vulcoes extintos.

    ResponderExcluir
  20. Eu, Monielly Belmock Hemerly comentarei a frase 34 de Natália Borges sobre Intemperismo.
    O intemperismo mecânico conduz à desagregação da rocha, sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes, como por exemplo, as mudanças de temperatura, que causam a expansão e retração da rocha. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento e atividades de seres vivos.
    O intemperismo quimico implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha, exemplo, formação das cavernas. O principal agente do intemperismo químico é a água.

    ResponderExcluir
  21. Eu Rhayssa Belmock Silva, comentarei a frase 39 de Raysa Nunes.
    Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica no Brasil, tendo como evidências: a da Era Cenozóica, levando a formação de nossas ilhas oceânicas, tais como, Trindade onde suas rochas são lavas e intrusões alcalinas e subsaturadas em sílica, Fernando de Noronha onde as ilhas correspondem aos topos de uma montanha vulcânica submersa e em Penedo de São Pedro e São Paulo.
    Na Era Mesozóica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lajes (SC), na região sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, que podem ser observadas na região de Torres, como as falésias basálticas; os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao solo fértil terra roxa; a Bacia amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

    ResponderExcluir
  22. Conforme o comentário da Amanda Moreira (Frase 05), que tem como tema a relação dos eventos geológicos da Era Mesozóica e a disponibilidade mineral no Brasil, percebe-se que essa era é marcada por uma grande formação e fragmentação da Pangéia, além do desenvolvimento de dinossauros e mamíferos. Nessa era, também, se intensificaram as atividades vulcânicas no Brasil, havendo a formação de depósitos de petróleo e gás natural, que são as bacias sedimentares. Essas bacias, que tiveram origem no Mesozóico, são formadas por sedimentos depositados em depressões, sendo que, normalmente, são áreas de sucessões espessas de sedimentos marinhos que foram soterrados às grandes profundidades. Dessa forma, conclui-se que os vulcanismos e os sedimentos dos fundos marinhos, além de outros eventos da era Mesozóica foram fundamentais para a formação das bacias sedimentares, além da formação de outros minerais existentes no Brasil, demonstrando a riqueza mineral encontrada no nosso país, que poderia ser bem melhor aproveitada e utilizada, ajudando no desenvolvimento e na industrialização desse imenso território, chamado Brasil.

    Comentado por Amanda Permanhane Nascimento – 2° MA

    ResponderExcluir
  23. Comentário da frase 25 de Juliana 2ºMA feito por Karine Toneto Cachuba 2ºMA

    Alfred Wegener por meio de estudos destaca o movimento da crosta terrestre, que no passado estiveram todos juntos em somente um continente chamado Pangéia, apresentando ideias sobre a Deriva Continental.
    Seus estudos não puderam ir além, devido a falta de recursos tecnológicos da época. Wegener procurou aprofundar em fósseis como evidências indiretas e o encaixe dos continentes como o continente da América do Sul e a África como evidência direta, pois foram encontrados os mesmos tipos de fósseis na América e na África e também por o litoral desses países serem bem parecidas.
    Essa movimentação das placas a partir dele poderia ser devido o mar ou até mesmo da rotação da Terra. Só que com o passar do tempo com as tecnologias de estudos se tornaram maiores permitindo a descoberta de que as placas se movimentavam sobre o magma e não pela ideia de Wegener, só que foi a partir dele que os estudos puderam ser entendidos e saber por final que os continentes foram de afastando a cada vez, decorrendo assim os continentes de hoje.
    Karine Toneto Cachuba 2ºMA

    ResponderExcluir
  24. Comentário da frase 25 de Juliana 2ºMA feito por Karine Toneto Cachuba 2ºMA

    Alfred Wegener por meio de estudos destaca o movimento da crosta terrestre, que no passado estiveram todos juntos em somente um continente chamado Pangéia, apresentando ideias sobre a Deriva Continental.
    Seus estudos não puderam ir além, devido a falta de recursos tecnológicos da época. Wegener procurou aprofundar em fósseis como evidências indiretas e o encaixe dos continentes como o continente da América do Sul e a África como evidência direta, pois foram encontrados os mesmos tipos de fósseis na América e na África e também por o litoral desses países serem bem parecidas.
    Essa movimentação das placas a partir dele poderia ser devido o mar ou até mesmo da rotação da Terra. Só que com o passar do tempo com as tecnologias de estudos se tornaram maiores permitindo a descoberta de que as placas se movimentavam sobre o magma e não pela ideia de Wegener, só que foi a partir dele que os estudos puderam ser entendidos e saber por final que os continentes foram de afastando a cada vez, decorrendo assim os continentes de hoje.

    Karine Toneto Cachuba 2ºMA

    ResponderExcluir
  25. O assunto abordado pela aluna Jéssica Cunha - frase 23- engloba características correspondentes ao uso do solo. Tais características estão associadas aos diversos tipos de práticas agrícolas que podem ser satisfatórias ou insatisfatórias. Atividades como monocultura, queimadas e mecanização não são benéficas ao solo e geram seu rápido desgaste. Alguns meios podem aumentar a produção e valorizar o solo, assim como a rotação de culturas, curvas de nível, adubo orgânico e a associação de produtos. A maneira como o solo é administrado garante maior beneficio ou desgaste à ele , o uso de práticas inadequadas ocasiona impacto e degradação. É necessário maior credibilidade para uma produção sadia, além de valorizar o solo e seus recursos.
    Julia torres- 2ºMA

    ResponderExcluir
  26. Izabella Godoy - 2°MA17 de abril de 2010 às 13:33

    Izabella Godoy, 2° MA
    Comentário da frase 21 - Iago Longue

    O solo é decorrente do desgaste das rochas. Ele pode ser físico originando os solos aluviais, ou seja, arenosos que são transportados pela água ou pelo vento sendo considerados poucos férteis, ou podem ser químicos originando os solos eluviais, argilosos, que são muito férteis. O intemperismo e o tempo geológico determina profundidade do solo.

    ResponderExcluir
  27. Aluna: Mariana Oliveira Guimarães
    Série: 2°MA

    Segundo o tema da aluna Michelle Rodriques, o intemperismo tem papel importante na formação de novas rochas e do relevo terrestre devido a ação da água, ventos, calor, entre outros aspectos que ajudam na modificãção das rochas, alterando as características do relevo. As alterações das rochas têm uma profunda relação com os climas que já atuaram no passado e atuam no presente sobre uam determinada região.

    ResponderExcluir
  28. De acordo com o tema apresentado pela aluna Sibelli, no Brasil a pouco tempo não se ouvia se falar de terremotos, porém com abalos pequenos, eram considerados apenas acomodações do terreno ou de pequena magnetude que não chegava a ser considerado como terremoto, então quando um tremor ocorre não chega com tanta força no litoral,devido que o Brasil localiza-se exatamente no centro da placa sul-americana . Contudo estes abalos estão ocorrendo com maior frequência e causando danos em casas principalmente na região nordeste do país, mas eles podem ocorrer em qualquer lugar como num centro urbano. Hoje o Brasil já pode ser um país que possui terremotos.

    comentado pela aluna Thayane F. da C. Fernandes - 2°MA

    ResponderExcluir
  29. De acordo com o tema apresentado pela aluna Sibelli, no Brasil a pouco tempo não se ouvia se falar de terremotos, porém com abalos pequenos, eram considerados apenas acomodações do terreno ou de pequena magnetude que não chegava a ser considerado como terremoto, então quando um tremor ocorre não chega com tanta força no litoral,devido que o Brasil localiza-se exatamente no centro da placa sul-americana . Contudo estes abalos estão ocorrendo com maior frequência e causando danos em casas principalmente na região nordeste do país, mas eles podem ocorrer em qualquer lugar como num centro urbano. Hoje o Brasil já pode ser um país que possui terremotos.

    comentado pela aluna:Thayane F.da C.fernandes - 2°MA

    ResponderExcluir
  30. Eu, Caroline Hernandes do 2º ma, irei comentar a frase 17 de Fernanda Rangel.
    Devido à versatilidade do petróleo, além do fato de estar presente no DNA da sociedade atual, o que direta ou indiretamente gera empregos, ele possibilita os demais avanços tecnológicos ou modernidades criadas a cada dia, e por ser energético, melhora a infra-estrutura do país que o possui, principalmente.
    É necessário que saibamos utilizar o que ainda nos resta da fonte petrolífera, enquanto não encontramos algo que o possa substituir, para que esse hidrocarboneto tão satisfatório social e economicamente não possa provocar um surto tão grande com uma escassez inesperada.

    ResponderExcluir
  31. Bruna Marquezini - 2ºMA
    Na frase do Breno ele fala sobre a Europa que apesar de ser um País pequeno, tem muitos valores em sua estrutura, é um país bem estruturado.A Europa é considerada um continente pela sua extensão territorial, mas é muito bem estruturada em sua divisão e tudo mais, apesar de sua extenção territorial parte da Europa é consederado um país de 1º mundo. Um país bem desenvolvido e estruturado, e tem fortes ecônomias.

    ResponderExcluir
  32. Eu, Iago Longue do 2º ma, irei comentar a frase de Isabela Godoy, número 22.
    Visto que o Mundo sofre as consequências do aquecimento global, é dever do ser humano atentar-se quanto aos cuidados com o meio ambiente, sendo a conservação do solo, uma delas. Recentemente, no Rio de Janeiro, mais precisamente no morro do bumba, houve um deslizamento de terra que vitimou muitas famílias. Episódio que ocorreu por práticas ilegais do homem: proporcionar moradia num antigo aterro sanitário. Cadê o cuidado com o solo, com a nossa terra? Já passou da hora de aplicar boas práticas tanto no campo quanto nas cidades. Logo, a aplicação de técnicas que não agridem o solo visará um futuro melhor para todos. Adotemos então esta prática desde já.

    ResponderExcluir
  33. Ariadne Muniz, 1°mA, comentando trabalhos do Arnon.
    O Brasil não Não possui dobramentos modernos portanto não apresneta montanhas. O que ele possui são dobramentos antigos contituidos por rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

    ResponderExcluir
  34. Nome: Nilda Vitorino Campos
    Comentario da frase 37 do aluno: Rafael Checon

    A ação das placas tectônicas é fundamental para a formação do relevo terrestre e é por isso que as falhas são decorrentes do movimento das placas tectônicas.
    Os terremotos e os vulcanismos são causadas também pela ação dessas placas.
    Essas placas são, de certo modo, a força interna da Terra. E quando as forças internas e as forças externas atuam juntas formam o que conhecemos como Planeta Terra, o nosso mundo, a nossa casa!!

    ResponderExcluir
  35. Eu,Luiz Carlos de Souza Macedo,irei comentar a frase número 29,da aluna Lívia Gonçalves.
    A frase fala sobre o Círculo de Fogo do Pacífico,que é uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica,pelo fato de sua placa ser limitada,com isso,tendo várias outras placas em seu redor,formando um "quebra-cabeça" que fica montado,porem em movimento,causando os impactos entre essas placas,que sucedem em terremotos freqüentes e gerando vulcões em atividade.

    ResponderExcluir
  36. O trabalho da colega Mariana fala das falhas transcorrente ou transformantes que estão associadas aos limites das placas litosféricas.Este tema deixa claro que as placas se originam do movimento divergente e tangencial.A maioria das falhas transformantes ocorre no fundo do oceano, mas podem também acontecer em terra, como por exemplo, a falha de Santo André, na Califórnia citado pela colega.


    ( Michelle Rodrigues, 2ºma)

    ResponderExcluir
  37. Rodrigo Fiorido, 2ºma18 de abril de 2010 às 18:32

    Comentário sobre o tema do aluno Sérgio, frase 42:
    Os sismógrafos são grandes auxiliadores na prevenção de terremotos, tendo em vista que percebem os mínimos abalos podendo dizer se tal região tem perigo de ser atingida.
    No pós-terremoto os sismógrafos indicam qual foi o magnitude do abalo, podendo medir ou a força de destruição ou a quantidade de energia liberada.
    Na imagem, temos a representação de um sismógrafo e um gráfico que mostra a magnitude de um terremoto.
    Comentado por Rodrigo Fiorido, 2º ma

    ResponderExcluir
  38. Nathalia Borges Cerreia18 de abril de 2010 às 18:35

    Na slide correspondente a frase 33, foi mostrada de forma bem clara e de fácil entendimento a movimentação das placas tectônicas. Juntamente com as aulas de geografia, nós alunos estavamos informados sobre os efeitos dessas placas que, como aprendemos, causam fenômenos como o terremoto. O terremoto acontece devido ao movimento das placas. A intensidade e o grau de devastação varia de um local para outro por conta da localização do mesmo em relação as placas. A aluna explicitou isso de forma mais fácil com a ajuda da imagem correspondente.

    Comentado por: Nathalia Borges
    Trabalho comentado: Monielly (33)

    ResponderExcluir
  39. Ana Carolina Albuquerque, frase 8, comentar frase 718 de abril de 2010 às 20:04

    Comentar a frase 7 de Ana Carla
    Uma das grande imporancia para o mundo e a litosfera que no entanto nos eferecem solo e agua que vem a contruir hidreletricas e estradas.
    Tmos muitos lucros quantos as estes desenvolvimentos. todos nos temos acessos as aguas em nossas casas.

    ResponderExcluir
  40. Eu Thays vou comentar sobre o trabalho do Allan. Q4

    Podemos perceber que a evolução do país começou através da era pré cambriano que dai veio surgindo: o inicio dos movimentos das placas tectônicas, inicio de vida na Terra, a formação da atmosfera etc...
    No fato da região Sul não ter um carvão mineral de boa qualidade isso porque ele é encontrado em areas mais restritas, e ele não sendo extraido ele não possui boa qualidade, pos tem um baixo poder calórico e a sua quantidade de cinza é elevada. Por esse motivo não possui viabilidade quanto a sua utilização como fonte de energia e matéria-prima nas siderugicas.

    ResponderExcluir
  41. Eu Thays , 2ºMA vou comentar sobre o trabalho do Allan. Questão 4

    Podemos perceber que a evolução do país começou através da era pré cambriano que dai veio surgindo: o inicio dos movimentos das placas tectônicas, inicio de vida na Terra, a formação da atmosfera etc...
    No fato da região Sul não ter um carvão mineral de boa qualidade isso porque ele é encontrado em areas mais restritas, e ele não sendo extraido ele não possui boa qualidade, pos tem um baixo poder calórico e a sua quantidade de cinza é elevada. Por esse motivo não possui viabilidade quanto a sua utilização como fonte de energia e matéria-prima nas siderugicas.

    ResponderExcluir
  42. Bruno Henrique - 2ªMA

    Comentarei a frase do aluno Bruno Pin. A frase do mesmo realmente expõe tudo o que foi explicado, dependendo da relação em que fazemos ou exploramos as jazidas, pode-se dizer que teremos grande desenvolvimento, e como apontado, o Brasil possui grandes quantidades destas, e definitivamente não está sabendo explorar, apenas retira e manda para fora, é uma forma de perda da própria economia, em que o país poderia estar investindo.

    ResponderExcluir
  43. Fernanda Dassiê Rangel19 de abril de 2010 às 15:54

    Comentarei o trabalho de Caroline Hernandes:

    A frase mostra o que é o petróleo, como ele é utilizado e os impactos que ele causa na sociedade de hoje.
    O comentário nos mostra como a sociedade reagiu e anda reagindo com a descoberta e exploração do petroleo, que hoje já é considerado um grande recurso, porém não-renovavel, isso é, ele não pode ser reposto, já que demora milhares ou milhões de anos para se formar, o que gera seu crescimento constante de preço. Por não ser renovável, muitos proucuram uma alternativa para essa matriz energética, porém não há outra fonte que tenha as mesmas formas de aproveitamento quanto o petróleo, já que o carvão mineral é muito tóxico e o gás natural não o substitui completamente. O que resta saber é se realmente haverá consciência e mudanças de hábitos da sociedade para saber usa-lo de forma responsável e sempre pensando nas futuras gerações.

    ResponderExcluir