A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

sábado, 10 de abril de 2010

G E O L O G I A E A AÇÃ O H U M A N A 2º M B 2010

Check out this SlideShare Presentation:

46 comentários:

  1. Livia Gonçalves - 2º MA

    Irei comentar a frase 30 do aluno Luíz Carlos. O tema abordado por ele é sobre as dorsais oceanicas, cadeias de montanhas,originadas pelo afastamento das placas tectonicas.
    Elas mostram a separação das placas e a expanção do fundo dos oceanos. Esse afastamento é decorrente das correntes de magna divergente no manto. Com isso, formam-se rifts.
    Essas dorsais, são as maiores cadeias de montanha do mundo, pois estão conectadas.
    Contudo, elas acabam por evidenciar a deriva continental, logo, a divisão dos continentes.

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina Moura-2ºMB15 de abril de 2010 às 09:22

    Comentárei sobre a questão 02,da aluna Barbara Souza.
    Saber a data aproximada da formação de rochas,fóssei e minerais é muito importante,assim pode-se estudar e análisar sobre o passado da geologia e da formação da crosta.Existe 3 métodos que são mais utilizados:Decaimento radiotivo,Métodos radiométricos para determinar a idade de rochas e minerais,Método radiométrico 14C.
    Respectivamente é,reação espontãnea que ocorre no nucleo de átomo,K-ar determina o tempo envolvido no resfriamento de corpos ígnos,é 14C é utilizção do radiocarbono.

    ResponderExcluir
  3. A frase 36 fala sobre o movimento das placas,que quando os países estão sobre o encontro de duas placas,essas áreas são mais frequentes os terremotos e vulcões.Um exemplo disso é o cinturão de fogo do Pacífico.
    Os fenômenos e as consequentes modificações na crosta terrestre se encontra na divisão da crosta terrestre,onde elas flutuam sobre um substrato pastoso que é a astenosfera e o magma.

    ResponderExcluir
  4. Rafael Bolognini Pereira - 2ºMB15 de abril de 2010 às 11:10

    Segundo a aluna Milena Louvatti, do 2º MB, cuja frase remete a existência de evidências de vulcões no Brasil, há comprovações de que existiram há milhões de anos, onde foi observado a presença da formação de cones vulcânicos na região de Poços de Caldas em Minas Gerais, a ocorrência de extensos derrames basálticos através de fissuras na Bacia do Paraná.Todas essas comprovações, servem para afirmar que no Brasil, houve vulcões, porém já extintos.

    ResponderExcluir
  5. Marcia Câmara - 2º MB15 de abril de 2010 às 12:19

    Eu Marcia Câmara, irei comentar o trabalho do Vinicius. Ele mostrou em seu trabalho que as rochas metamorficas sao uma das rochas mais antigas. decorrente disso junto com as rochas sedimentares, formam o terreno brasileiro. essas rochas formam os tres tipos de terreno que exitem no Brasil. Em sua imagem ele mostra o tipo de terreno em cada parte do pais, porem de uma forma muito mais complexa.
    Ele mostra tambem que nós podemos ter varios tipos de estudo sobres as rochas, desde do mais simples como são divididos os tipo até o mais complexo como mostra o mapa.

    ResponderExcluir
  6. João Vitor Desteffani Marcelino15 de abril de 2010 às 12:27

    Eu, João Vitor Desteffani Marcelino do 2º ano MB, comentarei a frase da aluna Isabela Marim. Alfred Wegener provou que antigamente os continentes eram unidos e que eles foram se separando atravez dos movimentos da placas tectônicas atravez da pressão interna que a Terra sofria, ele chamou essa teoria de deriva continental.

    ResponderExcluir
  7. A Clara Rigoni falou dos continentes com sua complexa rede hidrográfica com os devidos rios, a aldeia Alpina que corta continentes de leste a oste e também dos que consiste de planícies férteis. E vários outros fatores da disposição geografica da Europa.

    ResponderExcluir
  8. comentário sobre Leonardo Guimaraes -
    Entendemos que intemperismo são as alteraçoes que as rochas pode sofrer na superficie da Terra, que é de grande importancia na formação do relevo e na formação dos solos.Essas alteraçoes ocorrem sem o deslocamento da rocha .Temos os intemperismo fisico quimico e tambem o biológico (que não foi explicado)
    que são bactérias produzindo a decomposição biótica dos materias organicos ,deixando o solo mais fértil ,esses casos acontece mais na Russi e Ucrânia.

    ResponderExcluir
  9. Raíza Carlette - 2º MB15 de abril de 2010 às 14:43

    De acordo com a frase de Rafaely, que nos ajuda a saber como se prevenir de um terremoto. O melhor que se tem a fazer é ficar debaixo de algum lugar seguro, abaixada, e longe de qualquer morro, rio, pontes e etc.. procure deixar radio ligado, para ouvir qualquer informação correta que lhe ajude a estar em segurança. Mas porém podemos dizer que nós não estaremos preparados caso um terremoto aconteça no Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Matheus Bastianelli Sanson15 de abril de 2010 às 15:21

    Eu, Matheus Bastianelli Sanson (frase38), comentarei a frase da aluna Mariana S.(frase 37)

    A frase da aluna, fala sobre as Falhas Geológicas, que em geral, é uma superfície num volume de rocha onde se observa deslocamento relativo dos blocos paralelo à fratura. Na maioria das vezes, são as causadoras dos terremotos. Ela destacou também a intensidade dos movimentos causados.
    Na primeira imagem mostra falhas em baixo de construções, prejudicando a população local. Na segunda, uma rachadura na terra, mostrando sua principais características, como dobras em volta. Em seu comentário, ela se aprofunda ainda mais, porém destacando outros causadores de terremotos, como por exemplo o vulcânico e ações humanas.

    ResponderExcluir
  11. Rodolfo Taliuli 2°MB15 de abril de 2010 às 15:39

    Baseado na frase e comentário da aluna Rielly n° 43, o Brasil foi considerado assísmico, porque nunca houve registros de terremotos destrutivos.Esses abalos foram considerados acomodações de terrenos.Em 1970, foi realizado estudos que comprovaram que houve atividade sísmica no Brasil, mas como foi pouca coisa, ela foi descartada.Isso aconteceu devido a associação da dinâmica das placas tectônicas sul-americanas, que o Brasil faz parte.

    ResponderExcluir
  12. Betina Hatum - 2º MB15 de abril de 2010 às 15:55

    Comentário baseado no trabalho da aluna Betina Paganini. Durante o período da era Mesozóica, os mares de pouca profundidade geraram a fossilização lenta das algas, dando origem ao petróleo e outros recursos minerais. No Brasil, nós podemos perceber esse fato no nordeste e no sul do país, que disponibiliza recursos minerais como calcário, fosfato e petróleo.

    Betina Hatum - 2ºMB

    ResponderExcluir
  13. Rielly de Sá Lima 2°MB15 de abril de 2010 às 16:47

    De acordo com a frase n°45 do aluno Rodolfo, os terremotos e os vulcões influenciam direto e indiretamente no meio físico e social de uma sociedade atingida por ambos, por mais precauções que as pessoas possam tomar, o local atingido sempre sairá com algum tipo de dano, o físico com certeza, agora se o local atingido não tiver uma boa estrutura social o problema pode aumentar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  14. Brian Paganotti /2°MB15 de abril de 2010 às 16:57

    A Sociedade Moderna deu inicio a milhoes de anos e continua até hoje. Durante esse tempo ocoreram pequenas mudanças climáticas, algumas idades do gelo mais foi um periodo de temperaturas mornas para quentes. As eras Cenozóica, Paleozóica e Mesozóica deram a formaçao das bacias sedimentares q sao encontradas hoje.

    ResponderExcluir
  15. Leonardo Vieira Guimarães15 de abril de 2010 às 19:42

    Leonardo Guimarães, vô comentar sobre o trabalho de Lays Camporez 2MB,
    Fala sobre as falhas transcorrentes no limite das placas, ela explica que Placas Litosféricas também podem ser chamadas de Placas Tectônicas,sobre os movimentos das placas diz que elas se movem pois o interior do planeta é muito quente ela tambem aborda que uma placa pode se dobrar facilmente quando entra em movimento esse movimento ocorre quando há ação dos vulcoes, terremotos onde as placas interagem entre si.

    ResponderExcluir
  16. Emanuela Bonno, 2ºMB16 de abril de 2010 às 09:06

    De acordo com trabalho do Eduardo Alves,2ºMB, podemos perceber que o Brasil é um grande produtor de minerais, se destacando na produção de ferro, manganês e bauxita. Percebe-se ainda que o Brasil precisar fazer uma melhor utilização dos seus recursos minerais.

    Emanuela Bonno

    ResponderExcluir
  17. Bianca Sossai - 2ºMB. Frase comentada: 08.
    Também acho que as rochas magmáticas são importantes para exolicar os aspéctos econômicos da região. Uma das rochas magmáticas mais conhecidas é o Granito, que é mais comum. Mas, a grande maioria de rochas derivadas do tal, são de valores comerciais grandes, e como dito, interferem na econômia local.

    ResponderExcluir
  18. Thais Oliveira Buzan - 2°MB16 de abril de 2010 às 12:50

    Com base na frase do meu amigo Thairony. Que explica os dois movimentos tectônicos dos três que já existem, convergentes e divergentes fazendo uma explicação sobre ambos e abordando, qual a forma de movimento de cada um e aonde se encontra.

    ResponderExcluir
  19. A aluna Ana Carolina falou a respeito da diversidade das rochas e minerais,que está ligado a estrutura geológica,em cada estrutura diferente é encontrado um tipo de rocha.Um exemplo de formação geológica é o petróleo,que é encontrado nas bacias sedimentares.

    ResponderExcluir
  20. Lucas Lopes Menicucci / 2ºMB16 de abril de 2010 às 16:35

    O meu colega, Lucas Andrade da Cruz, falou sobre o tema da subducção da crosta, onde se pôde perceber que esse fenômeno ocorre quando duas placas se convergem e assim fica uma sobreposta a outra podendo ter como conseqüência o surgimento de montanhas e cadeias de montanha, onde ele usou como exemplo a cordilheira dos Andes.

    ResponderExcluir
  21. Lucas Andrade da Cruz - 2ºMB16 de abril de 2010 às 16:48

    O meu colega, Lucas Menicuci, ficou responsável de falar quanto ao intemperismo e como ele altera o relevo, onde se pode ver que isso ocorre em áreas úmidas e qunetes,ou seja, em áreas tropicais. A formação do relevo se tem pelo processo de intemperismo mecânico e quimíco, sendo que o químico predomina.

    ResponderExcluir
  22. Clara Rigoni - 2 mb

    A frase 11 fala sobre o Contimente Amenricano, que são dividos em três partes: América do Norte, onde se localizam os países independentes e mais desenvolvitos, América do Sul, onde os países então em desenvolvimento e se localiza o Brasil, e América Central, onde os paises também estão em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  23. A aluna Juliana Fardin explicou que, o circulo de fogo do pacífico é uma área de intensidade sismica e vulcanica.Na consequecia das placas situadas nessa área, havendo colisões entre elas, diferente de áreas que existe apenas uma ou duas placas que consequentimente terá indícios de terremotos e outros fenomenos, porem em menor quantidade.

    ResponderExcluir
  24. Diego Carletti - 2° MB17 de abril de 2010 às 11:35

    De acordo com a frase do colega Douglas Gonçalves,pude perceber que o mineração atravéz da sua expansão está abrindo espaço para o desenvolvimento e gerando oportunidades econômicas e com isso é criado demandas por infra-estruturas e serviços.A mineração teve uma grande participação no desenvolvimento econômico de países como Estados Unidos, Canadá e Austrália e internacionalmente é reconhecidaa como atividade alavancadora do desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  25. Caroline Kobi da Castro - 2ºMB17 de abril de 2010 às 12:10

    De acordo com a frase de Camille Castelo - 2ºMB, a estrutura da crosta terrestre é definida pela sua idade de formação, pelas rochas nela existentes, forças endógenas e exógenas. E as rochas podem ser agregadas aos minerais, podendo ser elas metamórficas, sedimentares e magmáticas.

    ResponderExcluir
  26. Iasmin Zanette Dansi - (aluno 26) - 2 º MB17 de abril de 2010 às 12:34

    Segundo a frase 24 do aluno Hugo Balarini, podemos afirmar que o terremoto que atingiu o Chile foi muito maior e devastador do terremoto que destruiu o Haiti. Sabemos que o terremoto do Haiti foi de escala menor, e o do Chile, de escala maior. Porém, o Chile estava com sua infra-estrutura mais preparada para receber qualquer tremor, por isso houve menor destruição.

    ResponderExcluir
  27. Hugo Balarini - 2º MB17 de abril de 2010 às 14:05

    Eu Hugo Balarini Mendes, comentarei o trabalho de Iasmim, frase 26. Em seu trabalho ela comenta a respeito da tectonica das placas, que é um estudo feito sobre o fundo dos oceanos, essa teoria diz que as estruturas do fundo do mar são formadas por materiais que vem do manto.
    Podemos dizer entao que foi essa teoria que consegue explicar o porque que as placas tectonicas se movem.

    ResponderExcluir
  28. Thairony Linhares, 2° MB.17 de abril de 2010 às 14:55

    De acordo com a apresentação da minha colega, Thais Oliveira, que irá abordar sobre as duas placas que estão localizadas no Brasil, a nazca e a sul-americana. Ela irá explicar e falar sobre as consequências.A placa Nazca se localiza a esquerda da América do Sul, e a placa Sul-Americana se localiza em todo o território brasileiro.Devido ao tectonismo essas placas se chocando podendo gerar terremotos, vulcanismo, deslizamentos, mas no caso do Brasil não chega a acontecer isso, o máximo que o Brasil pode chegar a ter são falhas geológicas que ocasionam terremotos, mas nada além disso.

    ResponderExcluir
  29. Gabriel Matielo-2ºMB17 de abril de 2010 às 14:59

    De acordo com a frase do colega Felipe Rovetta, pode-se perceber que o petróleo gera empregos e riquezas para um país e seu comércio pode gerar capitais que são usados para industrialização e tecnologia, com o petróleo também se faz combustiveis de sua derivação.Devido a grande importância econômica também se aperfeiçoaram as técnicas para sua descoberta e extração e com isso fez crescer a urbanização oque aumenta mais ainda o comércio.

    ResponderExcluir
  30. Camille Castlo 2º MB17 de abril de 2010 às 15:45

    Os dobramentos modernos aconteceu durante o período terciário,e é a ação das forças tectônicas que é o movimento das placas tectônicas .Quando elas se movimentam e se chocam com a placa continental forma grandes estruturas rochosas quando se chocam com as placas oceânicas formam fossas.

    ResponderExcluir
  31. (Victor Araujo 2°MB)17 de abril de 2010 às 18:08

    Meu comentário é sobre a Frase 52, da Aluna Thais Lopes do 2°MB,o slide fala basicamente sobre os terrenos sedimentares de como eles são feitos,como no slide os terrenos sedimentares são formados por substâncias que podem ser rochosas orgânicas ou minerais e que predominam em lugares com água ou ar,por terem essas características pode ser ter um lucro com esses tipos de terrenos pois todos esses elementos naturais.(Victor Araujo 2°MB)

    ResponderExcluir
  32. Thais Parreira 2º MB17 de abril de 2010 às 19:11

    Conforme o trabalho do meu colega Victor frase 53, as falhas que ocorrem em rochas menos maleáveis, o que acaba interfirindo no nosso meio, modificando paisagens e terrenos com formas diferentes. Esse fato não tem um local certo para acontecer, podendo ser encontrados acontecimentos assim em vários lugares e formas e estágiosdiferentes.

    Thais Parreira comentei o trabalho do Victor dos Santos frase 53

    ResponderExcluir
  33. Juliana fardin de carvalho 2MB17 de abril de 2010 às 20:19

    A aluna Layla Colombini falou sobre as dorsais.O surgimento das placas a conseqüência do afastamento são devidos às correntes convectivas de magma divergentes no manto, que dão origem a riftes.[ex:rift vale]essas placas encontram-se em movimentos devido a este fato o Atlântico está em expanção das dorsais.Tambem podemos dizzer que dorsais são limites de placas tectônicas do oceano que se encontra em movimento.

    ResponderExcluir
  34. Romilson de Oliveira Campos Neto18 de abril de 2010 às 06:57

    De acordo com o que foi escrito pela aluna Talita Scarpi, os tremores ocorridos no Brasil foram causados por falhas geológicas existentes no território brasileiro. Os terremotos que ocorrem na América do Sul, são também sentidos no Brasil, onde a intensidade vai depender de onde está localizado o hipocentro do mesmo. Um breve exemplo do terremoto em área brasileira, foi o que ocorreu no município de Itacarambi, em Minas Gerais, que de acordo com a escala Richter, teve um abalo de 5º.

    ResponderExcluir
  35. Comentário da frase nº49.
    O solo de Terra Roxa corresponde a um tipo de solo que tem muita fertilidade e tem uma tonalidade avermelhada, devido à presença de minerais de ferro. Esses solos são resultados de atividades vulcânicas e decomposição de rochas basálticas.

    Tatiana Coutinho Matielo - 2ºMB

    ResponderExcluir
  36. Vinicius Lourenço - 1º MB18 de abril de 2010 às 08:22

    Vinicius Lourenço 1º MB
    Comentario da frase 44

    As tsunamis são geradas pelo movimento convergente das lacas tectônicas , em sua maioria das vezes placas oceânicas com uma continental, as ondas são gigantescas, mas em comparação com as ondas do hawaii são normais, mas a diferença que são totalmente destrutivas, destruindo tudo o que estiver no caminho. A prevenção contra as tsunamis seria a observação do oceano e das ondas, assim uma rapida retirada da população para locais mais afastados da costa litorânea.

    ResponderExcluir
  37. Comentário baseado na frase do aluno Gabriel Rosa.O gás natural dependia de investimentos e uma rede de distribuição que interligasse as regiões nordeste e sudeste. A Petrobrás conclui, recentemente, o trecho Rio de Janeiro- Bahia que fará o abastecimento de grande parte dos municípios por onde passa.
    Para autonomia do fornecimento de gás o Espírito Santo dará uma grande contribuição com a conclusão das obras da usina de Anchieta.
    Com relação ao carvão mineral suas reservas estão localizadas na região Sul do país, e não são suficientes para atender ao consumo interno.

    ResponderExcluir
  38. Mariana Siqueira Depes - 2º MB18 de abril de 2010 às 12:09

    A frase 38, comentada por Matheus, 2º MB, expõe as medidas a ser tomadas quando percebem a manifestação de um vulcão, para entrar em erupção. Quando percebemos que estamos em áreas de risco a melhor medida a ser tomada é se retirar daquele local, pois a atividade vulcânica é uma força da natureza, que não pode ser impedida.

    ResponderExcluir
  39. Tatiane da Silva Lima - Frase 4918 de abril de 2010 às 13:29

    De acordo com a frase 48 da aluna Tatiana Coutinho, as atividade do vulcânismo inicialmente é marcada pela presença do cone vulcânico(estrutura geológica que se forma em torno de uma cratera)e vales preenchidos com lavas. Passado este este período o vulcão se encontra no estado conhecid como Gêisere (nascente termal que entra em erupção periódicamente)

    ResponderExcluir
  40. Douglas de Souza Gonçalves18 de abril de 2010 às 13:48

    No trabalho realizado pelo aluno Diego Carlette do 2°MB compreende-se que os minerias também são substâncias muito importantes para o ser humano, são matérias em encontradas em quase todos os alimentos de grande valor nutritivo para o perfeito funcionamento do organismo humano. Em sua maioria os minerias são aproveitáveis para o para o consumo humano exeto o cloro, potássio e iodo que são prejudiciais à nossa espécie.

    ResponderExcluir
  41. Douglas de Souza Gonçalves18 de abril de 2010 às 13:50

    No trabalho realizado pelo aluno Diego Carlette do 2°MB compreende-se que os minerias também são substâncias muito importantes para o ser humano, são matérias em encontradas em quase todos os alimentos de grande valor nutritivo para o perfeito funcionamento do organismo humano. Em sua maioria os minerias são aproveitáveis para o para o consumo humano exeto o cloro, potássio e iodo que são prejudiciais à nossa espécie.

    ResponderExcluir
  42. mariana frança/ frase 3518 de abril de 2010 às 13:57

    Sem dúvida os principais fatores de modificação do relevo, são os agentes internos, que ocorrem devido a movimentaçao das placas tectonicas sobre o magma.E Tais movimentos geram vulcoes, terremotos e montanhas.

    ResponderExcluir
  43. Gabriel Rosa Zampiroli 2°MB18 de abril de 2010 às 14:31

    Deacordo com a aluna Gabiela Chamon, o solo é fundamental para a obtenção de alimento e construção de moradias, mas o mal uso dele, como jogar lixo em local indevido, e exploração exagerada de augumas áreas pode gerar erosão e ou o tornar inutil para cultivo.

    ResponderExcluir
  44. Gabriela De Nadai Mauri - 2ªMB19 de abril de 2010 às 10:28

    Segundo a frase 22, para melhor aproveitar e consevar o solo, devemos promover um uso sustentável do solo para o plantio. E algumas maneiras de se promover esse uso sustentável são a rotção de culturas, adubos orgânicos, plantio direto, plantio em nível e diversas outras maneiras. Com um cuidado melhor ao solo, podemos reduzir a perda dos solos por erosão, diversificar renda, diminuição dos custos de produção e o impacto ambiental, entre outros benefícios.

    ResponderExcluir
  45. Talita Scarpi - 1º MB23 de abril de 2010 às 19:15

    De acordo com a explicação que o aluno Romilson fez sobre sua frase, é possivel afirmar que os tremores ocorridos no Nordeste não são originados pelos movimentos direto das placas, e de certa forma pode ser classificado como indireto, porque o epicentro do tremor não é no territorio brasileiro, já que o nosso pais se encontra no centro de uma placa tectonica,mas como há presença de falhas geológicas no Brasil os tremores de maior intensidade podem ser sentidos no Brasil onde essas falhas são acetuadas.

    ResponderExcluir
  46. professor, eu tenho certeza que eu mandei o comentario. Queria muito que avaliasse. Segundo a aluna Betina Hatum (frase 4), ela relacionou a eventos geologico era paleozoica com os recursos minerais no Brasil. Segundo ela, na era paleozoica a terra era caracterizada por altas taixas de atividade vulcanica que geram vários recursos minerais. Com as altas taixas de temperatura, formavam se minerais cristalinos. Iniciou a formações de bacias sedimentares, onde se encontra vários recursos minerais como o petroleo.

    ResponderExcluir