A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

sábado, 10 de abril de 2010

GEOLOGIA E AÇÃO HUMANA 2º MC 2010

Check out this SlideShare Presentation:

40 comentários:

  1. Talita Martins Ferreira-2ºMC13 de abril de 2010 às 11:30

    De acordo com a frase da Tatielly,a tsunami pode trazer não só muitos prejuizos econômicos como também a desarticulação de familias,a destruição de cidades,além do medo de ocorrência de um novo tsunami na região.

    ResponderExcluir
  2. Raissa Rodrigues Marcolongo-2mc14 de abril de 2010 às 13:11

    De acordo com o Rafael Carletti Rabi,frase 38,uma erupção vulcânica geralmente não ocorre nos mesmos instantes,antes acontecem sismos de pequena intensidade.O vulçaõ ejeta poeira,gas,aerossól,apresenta formato cônico e montanhoso,também pode ocorre dilatação e inclinação do terreno vulcânico.A melhor forma de se previnir de um vulção e sair do local quando começar a dar sintomas de erupção.

    ResponderExcluir
  3. Israel matins gomes junior14 de abril de 2010 às 16:06

    Eu Israel estou comentando a frase da Gabriela ela em seu comentario falou sobre os dobramentos mais recentes,mostrando às cadeias montanhosas que formaram no periodo terciario da era cenozoica. Na costa leste estâo os drobramentos antigos,no centro do continente Americano predominam as bacias sedimentares,com essa forma de relevo as planicies, depressôes e planaltos.

    ResponderExcluir
  4. leticia soares calvi15 de abril de 2010 às 17:07

    Conforme a frase da colega Lorena Torres os solos não estão acostumados a receber grandes quantidades de chuva ou muito calor, ou seja,intemperismo,porque assim sofrerão modificações na estrutura original,por isso estão sempre se modificando com o passar dos anos.

    ResponderExcluir
  5. Tatielly Belonia 2°MC15 de abril de 2010 às 17:36

    Comentando o trabalho da Talita Martins pude perceber que apartir da decada de 70 estudos sismologicos mostraram que havia de certo modo atividades sismicas no Brasil, apesar de ser baixo, não poderia ser desprezada no entanto esses movimentos sismicos estão associados a dinâmica da placa tectônica sul-Americana.

    ResponderExcluir
  6. Rafael C. Rabbi,Frase 38, 2°MC15 de abril de 2010 às 18:38

    De acordo com a frase 40,da aluna Raissa,um terremoto corresponde a liberação de energia acumulada pelo movimento das placas tectônicas,em varios pontos das placas tectônicas existem tensões que vão se acumulando,quando atigem o limite ocorre uma ruptura,essas gerando vibrações em forma de ondas sísmicas que se propagam em varias direçoes,gerando assim terremotos e tsunamis.

    ResponderExcluir
  7. Na frase 27 a aluna Maína apresentou claramente informações sobre a diferença entre a teoria de Wegener e a teoria tectônica das Placas

    ResponderExcluir
  8. de acordo com a frase 20 da aluna Letícia, percebi que o solo ele é muito importante para o ser humano , pois é de lá que tiramos os alimentos que consumimos,se um solo nao for bem preparado,não for de boa qualidade ele nao conseguirá dar alimentos bons . Muitos trabalhadores rurais tiram seu sustento desses alimentos ali plantados !
    Lorena Torres Stella - 2ºMC

    ResponderExcluir
  9. Brielly Bernardo - 2MC16 de abril de 2010 às 16:28

    Irei comentar o trabalho do Bruno, onde ele fala sobre parte dos minerais explorados no Brasil atualmente por consequência das formações sedimentares na era Paleozóica, como por exemplo o carvão mineral, que tem grande importância econômica. A produção de carvão, por mais que prejudique o meio ambiente, tem um papel essencial para várias famílias em vários estados brasileiros, alguns agricultores podem obter cerca de um salário e meio por mês. Sendo assim não só o carvão mineral mas muitos outros minérios são de grande imporância para o Brasil, economicamente falando, devido as formações sedimentares que vem sendo exploradas.

    ResponderExcluir
  10. Jéssica Alves 2ºMC16 de abril de 2010 às 16:35

    Irei comentar o trabalho do Israel Moreira,frase 13, que diz a respeito da importância dos minerais para a nossa vida. Eles são muito utilizados na indústria e estão inseridos em nossa vida econômica devido ao grande uso da gasolina, gás e vários outros produtos muito utilizados em nosso cotidiano que derivam de minerais como o petróleo, carvão, ferro e etc .Além da sua extração pra o uso na indústria, os minerais também são importantes para nosso organismo, sendo fundamental para a formação de ossos, dentes e etc.

    ResponderExcluir
  11. Lucas dos Santos Passamai - 2°c16 de abril de 2010 às 19:44

    Frase 22
    O tema aborodado referice as praticas que os agricultores ussam que ajudão a preservação do solo, essas praticas são as seguintes: adubos organicos,rotação de culturas e curvas de nivel.

    ResponderExcluir
  12. Caio Schiavini - 2°c16 de abril de 2010 às 19:50

    No trabalho do aluno Carlos Roberto pude compreender que a estrutura geologica é descritas pelos diferentes tipos de minerais e de rochas que compõe a crosta, e que no Brasil não esistem dobramentos modernos do tipo ANDINO.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Daniela S. de Amorim
    Série: 2MC

    Comentário da frase 08 (Dayane)

    A frase 08 afirma que as rochas magmáticas ajudam a explicar aspectos econômicos de uma região ou país. Isso por que, podemos extrair riquezas minerais delas, para serem utilizadas nas indústrias ou em atividades agrícolas. Lembrando que, essas rochas também possuem dois tipos, as intrusivas e as extrusivas.

    ResponderExcluir
  14. Matheus Marchezi Amorim 2ºMC17 de abril de 2010 às 06:37

    Segundo o comentário da frase 28, feita pelo Márcio, eu pudi notar que a Pangéia era a união de todos os continentes existentes, formando apenas um. Depois de milhões de anos a Pangéia se separou em duas grandes áreas: a Gondwana, que era formada pela América do Sul, África, Austrália e Índia; e Laurásia, formada pela América do Norte, Europa e Ásia. A Pangéia era cercada por um único oceano: a Pantalassa, que milhões de anos depois também foi dividido.

    ResponderExcluir
  15. Thawan S Santos - 2MC17 de abril de 2010 às 07:13

    THAWAN S SANTOS - 2MC comentario

    Vanessa Fiorim - 2MC - Frase 48

    Os guaises so ocorrem em areas vulcanicas recentes, ou seja uma erupçao em vez de larva ela expele agua e vapor d'gua , o seu principal ingrediente e camadas de magma inclandecentes que "incedeiam" a agua capitada pela chuva , fazendo com subam a grande emperatura , jorrando a gua super quente.

    ResponderExcluir
  16. Bruno de Souza , 2º MC17 de abril de 2010 às 11:02

    Eu,Bruno de Souza , conclui pelo que foi apresentado pela brielly(frase 3) que , grande parte dos minerais que o Brasil possui nos dias de hoje se devem a eventos ocorridos na era Proterozóica, onde começaram a se formar os núcleos e escudos brasileiros,ocorrendo a formação do óxido de ferroe com a atividade vulcânica e movimentos orogênicos altos , ocorreu a formação de rochas magmáticas e metamórficas,onde,nos dias de hoje , são exploradas pelo homem.

    ResponderExcluir
  17. Gabriella Piazzarollo - 2°MC17 de abril de 2010 às 13:20

    De acordo com a frase do Israel Martins, a disposição da estrutura geológica da Europa é marcada pela elevação da cadeia alpina, que divide o continente de leste a oeste. A hidrogafia é grande, como pode-se usar como exemplo os rios Volga e Danúbio. A Europa é uma península grande de massa euro-asiática.

    ResponderExcluir
  18. Murilo Bravo 2ºMC
    comentario da frase 32

    O intemperismo são mudanças físicas nas rochas, causadas pelos ventos, chuvas, mudanças de temperaturas que causam alterações nas rochas e o intemperismo é importante na formação dos solos pois ajudam as plantas se fixarem nos solos com rochas.

    ResponderExcluir
  19. Eu Luiz Paulo conforme a explicação do colega Lucas Gomes foi que nos dois países mais falados nos ultimos meses o Haiti e Chile sofreram terremotos de grande magnitude,ocasionado por uma falha que nao aguentou a pressão das placas e se roupeu causando abalos sísmicos.Nos dois países os tremores foram por fenômenos geológicos diferentes,no caso do chile uma placa foi para baixo da outra,na no Haiti ocorreu um deslizamento lateral das placas tectônicas

    ResponderExcluir
  20. Irei comentar o trabalho da Natalia, que tem como assunto o intemperismo quimico e o intemperismo mecânico. O intemperismo quimico, que é o mais comum, é provocado pela ação da agua e dos ventos. O intemperismo mecânico acontece pela variação de temperatura, que quando está inconstante os minérios se fraturam deixando água, sais e raízes entrarem.

    ResponderExcluir
  21. Pedro Henrique M. Barbieri18 de abril de 2010 às 10:12

    Comentado por: Pedro Henrique M. Barbieri
    Frase comentada: Frase 36 - Patrícia Costa

    Ao analisar a frase da aluna Patrícia Costa, conclui que na superfície terrestre existem áreas instáveis e áreas estáveis.
    As áreas instáveis são aquelas onde ocorrem o movimento de placas tectônicas e estes são caracterizados em convergentes(quando as placas movem-se uma em direção a outra), divergentes(quando as placas se afastam uma da outra) e conservativos(quando as placas se atritam).
    As áreas estáveis são aquelas onde os abalos sísmicos não se fazem presente ou são de pequena escala, como é o caso do Brasil.

    ResponderExcluir
  22. Edson Jr - Frase 1O (Emanuelli)18 de abril de 2010 às 10:24

    Após analisar a frase, foi possível perceber que no Brasil não correm terremotos a partir do movimento das placas tectônicas, mas isso não descarta a hipótese de ocorrerem terremotos por causa de falhas geológicas do país. O Brasil é um país de baixas altitudes no litoral, e ao vir para o oeste, pode se perceber um aumento de altitude.

    ResponderExcluir
  23. O aluno murilo,frase 33, do 2ºMC falara sobre a subdcçao.
    Ela é resultante da convergencia da crosta oceanica e que como resultado gera vulcoes, aonde elas se estabelecem e que tambem podem ate gerar cadeias motonhosas.A subducçao pode provocar sismos, em que alguns casos tem um grade poder de destruiçao

    ResponderExcluir
  24. Kellvi Gonçalves Martins 2°MC18 de abril de 2010 às 11:27

    comentarei agora o trabalho de Larissa Mazza Frase19

    Com as tecmologias avansadas atualmente, fica muito mais fácil de descobrir novas fontes de combustíveis. Entre as citadas na frase 19,da Larissa Mazza,destacam-se o carvão mineral e o gás natural,que consideravelmente tem-se um estoque grande no brasil que no entanto é utilizado como fonte de renda aqui e em outros paises.

    ResponderExcluir
  25. Walério Fernando Ceccon Júnior18 de abril de 2010 às 11:41

    Comentado por: Walério Fernando Ceccon Júnior
    Frase comentada: Frase 49 - Victor Galvão

    Ao analisar a frase do aluno Victor Galvão, conclui que antigamente no Brasil, existia uma grande atividade vulcanica que ao passar do tempo foi acabando e tornando o solo brasileiro fertil, proprio para o cultivo. Um exemplo de lugar que você percebe que ja existiu atividade vulcanica e o Arquipélago de Fernando de Noronha!

    ResponderExcluir
  26. Wilson Guilherme - 2° MC18 de abril de 2010 às 11:49

    Vou comentar o trabalho da aluna Yara, frase 52. Nos terrenos sedimentares são encontrados materiais que possuem um alto valor econômico no mercado mundial, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, como esses materiais possuem valor econômico eles ajudam os países que possuem a melhorar sua economia. Mas isso não quer dizer que todo país que possua esses materiais vão conseguir enriquecer, pois nem sempre a disponibilidade de recursos naturais pode ser considerada sinônimo de desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  27. O aluno Edson da frase 9 explicou sobre as diferentes estruturas da crosta que são provinientes de 3 elementos básicos, a idade da deformação da crosta, os tipos de rochas e as dinamicas tectônicas.

    ResponderExcluir
  28. YARA KAROLINNE GOMES 2º MC18 de abril de 2010 às 12:35

    Conforme a fala do colega Wilson que retrata os terremotos no Brasil e porque eles nao acontecem, os terremotos não aontecem pois o Brasil está cituado em cima de uma placa a Sul-americana por isso os tremores são de baixíssima magnitude.No Brasil recentemente deu para sentir tremores que aconteceu no Chile e que pôde ser sentido até em São paulo.

    ResponderExcluir
  29. Dayane Simonaci Machado 2ºMC18 de abril de 2010 às 14:17

    Conforme a fala da Daniela (frase sete), que explicou a respeito da litosfera, percebe-se que é a parte mais superficial da crosta terrestre, apesar de estreita, a litosfera e subdividida em duas partes SIAL (crosta continental) e SIMA (crosta oceânica).
    É notório que a litosfera e a camada responsável pela vida no planeta e também é dela que são encontradas as jazidas minerais exploradas pelo homem.

    Dayane Simonaci 2º MC

    ResponderExcluir
  30. Alessandro Pires - 2ºMC18 de abril de 2010 às 14:20

    Na frase da aluna Anajulia Faria, eu pude entender um pouco mais sobre os métodos de datação, que são três: a relativa e a absoluta. A relativa foi a primeira, pois não dependia da tecnologia. A absoluta, é subdividida em duas formas, a radiométrica e a de Carbono 14. O método radiométrico, começou a ser usado após a descoberta da radioatividade e se tornou a principal forma de comprovar o longo tempo geológico. Já o outro método, o do carbono 14, não é muito utilizado na geologia, pois sua meia-vida é muito curta.

    ResponderExcluir
  31. os sismográfos são aparelhos essenciais para que seja medida a intensidade de um certo tremor.Como esse aparelho mede uma oscilação,pode detectar quando um tremor está começando,e com isso,os estudos sobre os terremotos podem ser aprimorados,e de certa forma podem ajudar a população

    ResponderExcluir
  32. Anajulia Faria , 2ºMC18 de abril de 2010 às 15:02

    Na frase do aluno Alessandro Pires pude compreender que as rochas que formam as estrutura são divididas em três partes : escudo cristalino , bacias sedimentares e os dobramentos modernos . Em algumas delas podemos ver metais de alto valor econômico como por exemplo os escudos cristalinos que é encontrado também nas bacias sedimentares ,petróleo e carvão que são bem valorizados , nos dobramentos modernos é mais comum outros tipos de metais como liga de ferro e metais básicos .

    ResponderExcluir
  33. Larissa Mazza, 2º MC18 de abril de 2010 às 15:03

    Na frase do aluno Kelvi pode compreender que a cada dia que passa a necessidade de diferentes minerais e minérios cresce a cada dia , o pode associar ao desenvolvimento tecnológico , porem o desenvolvimento econômico não pode ser muito associado a disponibilidade deles .Existem diferentes paises que tem produções bem significativas , já o Brasil produz um grande quantidade de minério porem não é um pais subdesenvolvido , o que significa que possuindo ou não esses recursos não possuir necessariamente desenvolvimento tecnológico .

    ResponderExcluir
  34. Taynara Arantes - 2º MC18 de abril de 2010 às 15:36

    Eu, Taynara Arantes entendi pela frase 46 do colega Thales, que os tremores que aconteceram ultimamente no Brasil, na região do Nordeste ocorrem porque a região é formada por diversos fragmentos de rochas antigas e com isso há mais possibilidades de haver atividades sísmicas no local. Os abalos ocorrem depois do acúmulo de tensões dentro das placas, e quando não suportam mais, essas tensões disparam causando os tremores. Nessa região já foram detectados cerca de 30 tremores.

    ResponderExcluir
  35. Nathália Corrêa - 2º MC18 de abril de 2010 às 15:45

    Eu, Nathália Corrêa entendi pela frase 35 do colega Pablo, que a ação das placas tectônicas é fundamental para a formação de relevo terrestre através de vários fatores. Um exemplo é o tectonismo que são movimentos lentos e prolongados que ocorrem no interior da crosta e causa alterações no relevo. Outro exemplo é o vulcanismo que é característica da pressão e temperatura e seus efeitos podem causar riscos.

    ResponderExcluir
  36. Jéssica Singui 2°mc18 de abril de 2010 às 17:15

    O trabalho do Johann conta que, o Brasil esta caminhando para se tornar uma grande potencia mundial uma grande fonte de renda é na produção de petróleo nesses últimos anos. Percebe-se também as discutas dos estados e municípios pelos royalties do petróleo , com isso é possível fazer um maior investimento nas áreas da saúde, educação, saneamento básico, esportes e segurança gerando mais empregos e oportunidades. O petróleo é uma energia não renovável, se ele acabar o mundo perderia muito em tecnologia, industrialização, transporte e outras áreas, sendo necessária se substituída por outras formas de energia: a eólica, solar entre outras. comentado por Jéssica Singui 2°mc.

    ResponderExcluir
  37. Johann S. de Oliveira 2°mc18 de abril de 2010 às 17:27

    Através da explicação da Jéssica Singui sobre sua frase pode-se concluir que: o Brasil esta entre os principais produtores de minerais metálicos, pois, tem um solo muito propicio e rico em minerais. Estão entre os principais minérios produzidos no Brasil o ferro, estanho e a bauxita. Outros países que se destacam na produção de minérios são os Estados Unidos e China, que são países desenvolvidos. Comentado por Johann S. de Oliveira 2°mc.

    ResponderExcluir
  38. Vou comentar o trabalho de Lunna.
    Harry Hess diz que , as estruturas nos fundo dos oceanos são materiais provenientes do manto.
    Nas zonas Dorsais , o magma, se soldifica literalmente ,promovendo o afastamento entre o fundo do oceano e a Dorsal , assim abrindo uma fenda em sua crista . Essa fenda criada na crista Dorsal seria preenchida por magma , que a se soldificar levaria a um novo separamento das laterais da Dorsal.

    ResponderExcluir
  39. Atraves de detritos no mar e do acumulo de algas formaram-se as rochas sedimentares da era mesozoica.Nessa ochas encontramos a presença de alguns minerais energeticos como petroleo e carvao.Sendo os mesmos de vital importancia para o processo de idustrializaçao ,tanto em sua fase inicial como nos dias atuais.
    Assim como o que foi dito o petroleo por sua importante funçao na sociedade foi motivo de diversas disputas e crises econimicas,como a crise que ocorreu na segunda metade do seculo passado,destacando assim a importancia deste combustive fossil tambem conhecido como "ouro negro"

    carlos roberto 2 mc

    ResponderExcluir
  40. Roberta Astolpho 2º MC19 de abril de 2010 às 18:12

    Na frase do aluno Reinaldo pode se compreender como podemos nos proteger dos terremotos. Que sempre é necessário uma atenção redobrada e um conhecimento básico de como agir nas situações de perigo. Você sabendo como agir pode salvar sua vida. Alguns pontos importantes para prevenção dos terremotos podem ser: atender as informações geológicas do lugar, manter-se longe de pontes e viadutos após terremotos.

    ResponderExcluir