A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º mb

Check out this SlideShare Presentation:

48 comentários:

  1. Vou comentar a frase 9 do aluno João Vitor 2MB.
    A frase do João fala sobre determinados tipos de água em uso, em que água consumida é a agua que nós consumimos, água virtual é agua que é usada na irrigação ( agricultura ) e água renovável é aquela em que dela fazemos reaproveitamento.

    ResponderExcluir
  2. Vou comentar a frase 9 do aluno João Vitor 2MB.
    A frase do João fala sobre determinados tipos de água em uso, em que água consumida é a agua que nós consumimos, água virtual é agua que é usada na irrigação ( agricultura ) e água renovável é aquela em que dela fazemos reaproveitamento.

    ResponderExcluir
  3. Vou comentar a frase 9 do aluno João Vitor 2MB.
    A frase do João fala sobre determinados tipos de água em uso, em que água consumida é a agua que nós consumimos, água virtual é agua que é usada na irrigação ( agricultura ) e água renovável é aquela em que dela fazemos reaproveitamento.

    ResponderExcluir
  4. Betina Hatum - 2º MB10 de junho de 2010 às 10:35

    Segundo o trabalho da minha colega Bárbara Targa, o Brasil já começou a explorar a camada pré sal para extrair o petróleo existente. Só que para isso o Brasil precisa ultrapassar uma lâmina de água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro. Se o país conseguisse extrair bastante petróleo daria para encher 100 bilhões de barris. Uma das vantagens do petróleo do pré-sal é ser bem mais leve e de ótima qualidade, porém existem alguns obstáculos como a alta profundidade, alto investimento e uso de tecnologia importada.

    Betina Hatum - 2ºMB

    ResponderExcluir
  5. Gabriela De Nadai Mauri - 2ªMB11 de junho de 2010 às 11:48

    Segundo a frase 34, o Brasil tem muitos recursos minerais, só que só se tornam um benefício a partir do momento em que esses minerais forem industrializados. Porque nem adiantaria termos muitos monerais, se nós não sabemos utilizálos. E com essa industrialização, além de criar empregos, também cria um lucro para o país, elevando, assim, sua economia.

    ResponderExcluir
  6. Bárbara Targa Machado11 de junho de 2010 às 12:08

    Comentando da frase da aluna Betina Hatum,podemos relatar que os paises estão buscando na energia renovavél uma maneira de dimunuir a poluição e os empactos no ambiente,assim não contribuindo para o aquecimento global.

    ResponderExcluir
  7. Bárbara Sousa 2°MB11 de junho de 2010 às 12:43

    A aluna Ana Carolina falou a respeito do golfo do México,e ela influenciará no clima europeu.E esse golfo vai para a Europa(sendo que esse golfo nasce no México) por causa das correntes marítimas,e ela chega quente assim não permitindo o congelamento.

    ResponderExcluir
  8. Matheus Bastianelli Sanson 2° MB GEO11 de junho de 2010 às 17:10

    GEOGRAFIA - Eu Matheus Bastianelli Sanson (frase 39) comentarei a frase da aluna Milena L. (frase 6):
    A aluna fala do Aquecimento Global, que está se tornando um dos principais problemas do mundo. Esse fenômeno piora a cada dia, pois o homem não toma conciência e continua desmatando e poluindo a natureza. Isso provoca desastres naturais e o derretimento das geleiras, fazendo com que a Terra aumente sua temperatura.

    ResponderExcluir
  9. mariana frança. 2MB. frase 1511 de junho de 2010 às 20:43

    *É lamentável observar que as medidas de proteçao criadas em favor a agua, nao vem gerando uma concientização total da sociedade. Grande parte da populaçao ribeirinha brasileira, lança seu lixo nos rios sem a menor preucupaçao, nao levando em consideraçao que tal atitude deverá causar a diminuição da qualidade da água e concequentemente atingindo a qualidade de vida deles próprios. Mas os piores agravantes de tal problema são a agricultura e as indústrias, pois, a produção agrícola faz uso de pesticidas que contaminam o solo e segue até os rios, e as indústrias lançando seus esgotos diretamente na natureza sem tratamento.

    ResponderExcluir
  10. Segundo a aluna Ana Carolina, do 2º MB, cuja frase fala sobre a corrente do golfo do México influenciando o clima da Europa, que ocorre devido as correntes marítimas, seguindo para porção oeste do continente europeu fazendo assim a água e a temperatura se tornarem mais quentes.

    Emanuela Bonno Bissoli -2ºMB

    ResponderExcluir
  11. Considerado o maior desastre ecológico causado pelo ser humano, o mar de Aral onde desaguava os rios Amu Daria e Sir Daria era considerado um mar de extensão muito grande. Porém com os desvios dos rios para fins de irrigação de algodão aconteceu o desencadeamento do circuito do rio, logo como conseqüência acontecendo com que o mar secasse e suas águas com uma biodiversidade escassa por causa do alto índice de salinidade encontrado no mar após o desastre. O mar de Aral morreu e levou a desertificação do local. frase 13.

    ResponderExcluir
  12. Observando o trabalho de Leonardo Guimaraes:
    O novo ciclo de combustível chamado Necrocombustivel ,daqui uns tempos vai estar matando pessoas pra alimentar coisas desnecessárias em poucos anos os produtos agrícolas vão estar muito mais caros que os últimos anos.
    O mesmo números que temos de automotores temos mais de pessoas com desnutrição, o futuro terá conseqüências na produção de alimentos e no meio ambiente de modo geral.

    ResponderExcluir
  13. Thais Parreira 2ºMB12 de junho de 2010 às 10:48

    De acordo com a frase da minha colega Thais Buzan, foi possivel concluir que alguns dos solos da área brasileira estão empobrecidas e fracas pelo mau uso do mesmo e pela extração erradicada de argila, outro fator é a desertificação que é o processo de degradação da terra, não posso esquecer também da expansão da cultura do eucalipto que prejudica os solos por causa da monocultura.

    ResponderExcluir
  14. Brenda Freitas - 2ºMB

    Para haver o crescimento, não devemos desmatar e ne prejudicar os recursos naturais e para o crescimento das industrias deve haver uma conscientização contra a exploração indeviada dos recursos naturais.

    ResponderExcluir
  15. THAIRONY LINHARES , 2° MB12 de junho de 2010 às 12:50

    Ao analisar a apresentação da minha colega Tatiane que vai ter como base de sua apresentação o tema água, abordando a quantidade de pessoas no mundo que não possuem acesso a água e a forma na qual utilizamos esse bem tão precioso, que é de maneira errada.Aponta também como causador dessa falta de água os homens que por sua vez estão destruindo um bem que no futuro irá afetar a eles mesmos por ser uma coisa necessária para a sobrevivência.E infere sua apresentação com a diferença existente em países que tem água em abundância e outros que não tem quase nada.

    ResponderExcluir
  16. Lucas Lopes Menicucci / 2ºMB12 de junho de 2010 às 15:35

    O aluno Lucas Andrade define el nino e lá nina, que são fenômenos que esquentam e resfriam, respectivamente, as águas do pacífico mas necessariamente nas redondezas do Chile. Ele mostrou em seu trabalho o porquê do nome el nino e lá nina, que achei muito interessante, ele informou também os períodos que esse fenômeno ocorre.

    ResponderExcluir
  17. Camille Castelo-2ºmb13 de junho de 2010 às 06:45

    Nas usinas nucleares o urânio é um material muito utilizado, um dos principais,ele é utilizado para a produção de energia elétrica. A energia nuclear torna-se mais uma opção para atender com eficácia à demanda energética no mundo moderno. E com a usina nuclear o Brasil passou a desenvolver-se pela exploração do urânio e a buscar um beneficiamento com isso tornando –se uma exportador de urânio .

    ResponderExcluir
  18. rafaely, frase32. 2MB13 de junho de 2010 às 06:47

    No trabalho realizado pelo aluno rafael bolognini, frase 32, cujo o asssunto é sobre a poluição do rio itapemirim, esta bem proximo da realidade. hoje o rio itapemirim, mesmo estando nessa sintuação, o governo nao toma providencias para melhoria deste, e a população ainda nao se concientizou com o agravamento da sintuação e com isso continuam poluindo. A escassez de agua no mundo, esta cada vez mais aumentando, devido a acoes antropicas. alguns paises ja nao tem acesso a agua, e hoje esse bem natural que nós temos ja é conhecido como um recurso raro.

    ResponderExcluir
  19. Romilson de Oliveira Campos Neto - 2º MB13 de junho de 2010 às 08:02

    De acordo com o aluno Rodolfo, a riqueza natural está se esgotando devido às práticas errôneas do uso do solo. Desmatamento, agricultura intensiva, queimadas etc, são pricipais causadores dessa perda natural, entre eles a matéria orgânica.
    Para tais práticas, uma das consequências notórias é a desertificação, prejudicial ao uso destes solos, como ocorre na caatinga.

    ResponderExcluir
  20. Mariana Siqueira Depes - 2º MB13 de junho de 2010 às 08:06

    A frase da aluna Mariana França, nº 51, nos traz a idéia de mudanças como a dos bio combustíveis. Expõe o lado positivo e o negativo, para essa mudança. Positivas, como a diminuição da emissão de gases, que afetam nosso meio ambiente, e negativas como, diminuição da oferta de alimentos, em razão do aumento do preço. Mudanças, que requer cautela dos estudiosos.

    ResponderExcluir
  21. Talita Scarpi - 2º MB13 de junho de 2010 às 08:39

    Baseado no trabalho feito pela aluna Tatiana Coutinho, podemso concluir que a energia hidráulica tem seus prós e contras, ainda que seja um meio de energia barato e de um recurso que se encontra em grande quantidade no nosso pais, esse tipo de energia degrada o meio ambiente, pois para as hidroelétricas serem feitas, é necessario que o local onde ela vai ser construída seja desmatado, acabando assim com o ecossistema e a vida no lugar.

    ResponderExcluir
  22. Ana Carolina Moura-2ºMB13 de junho de 2010 às 09:10

    Comentárei sobre a frase da aluna Bárbara Souza de numero 54;
    Atualmente fontes de energia e combustiveis estão causando impactos ambientais,o que é muito ruim para o nosso planeta.
    Existe a energia eólica e a energia solar que são formas de minimizar o impacto ambiental e de uma certa forma barata,o que dificulta é a “implantação” dessa nas casas,acredito que com o tempo e espero que seja curto possa se ter essa “nova forma” de captação de energia em um custo menor.
    O biogás e o biocombustível,é também uma forma de minimizar a emissão de gases poluentes,afinal o carro queima de combustiveis fosseis que tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono causando agravamento do efeito estufa.

    ResponderExcluir
  23. Vinicius Lourenço - 1º MB - Frase 4413 de junho de 2010 às 09:38

    O gás natural sempre foi de grande importacia para a economia boliviana, inpedindo que a mesma dispenque de uma forma desesperadora, mas com o descobrimento da mega-jazida, dispertou um medo da Bolivia, de não ter pra quem vender, pois a Argentina também deixou de exportar gáz da Bolivia, devido o desobrimento de uma jazida que era suficiente para abastece-la. E o Brasil está no mesmo caminho, oque geraria um grande prejuizo para a Bolivia.

    ResponderExcluir
  24. Vinicius Lourenço - 1º MB - Frase 4413 de junho de 2010 às 09:40

    O gás natural sempre foi de grande importacia para a economia boliviana, inpedindo que a mesma dispenque de uma forma desesperadora, mas com o descobrimento da mega-jazida, dispertou um medo da Bolivia, de não ter pra quem vender, pois a Argentina também deixou de exportar gáz da Bolivia, devido o desobrimento de uma jazida que era suficiente para abastece-la. E o Brasil está no mesmo caminho, oque geraria um grande prejuizo para a Bolivia.

    ResponderExcluir
  25. Eduardo Alves de souza 2ºMB13 de junho de 2010 às 09:59

    Eu Eduardo alves comentarei a frase 30:
    Os rios estão cada vez piores,mais poluidos e as pessoas não estão nem ai pra isso.Algumas dizem para naum poluir e fazem campanhas mas se você for parar pra reparar nem elas mesmas respeitam o que dizem.Realmente devemos nos concientizar pela tal poluição e devemos apelar para o tratamento dos rios,mudança dos esgotos e prestar atenção no que fazemos.Existem pessoas realmente q são obrigadas a jogar lixo em corregos q descarregam nos rios pois não possuem saneamento basico e naum tem onde jogar,mas as outras pessoas q tem como evitar jogam papeis,bosta e outras coisas q sujam e destroem a vida dos rios e sujam a cidade.Devemso nos vigiar para que não sujamos os rios e cuidarmos do que é de todos nós por direito,se fazermos nossa parte o rio será sempre belo.

    ResponderExcluir
  26. Victor dos Santos Moreira de Araujo(2°MB,frase comentada n°18)13 de junho de 2010 às 10:08

    Comentário sobre os trabalho do Vinicius Lourenço(frase 18,como mostrado no slide,a fordlândia não teve seu sucesso apesar de ter por trás Henry Ford antigo dono e fundador da Ford,esse plano da fordlândia consistia em criar um centro com seringueiras para a produção de borracha em seguida e um centro urbano,mais não deu certo pela falta de mão de obra qualificada e que não seguia os métodos norte americanos até então nunca visto aqui,outro impecilho foi as pragas e a produção da borrafa sintética,ou seja apesar de todo investimento nada pode ser feito pelos impecilhos que existiam.

    ResponderExcluir
  27. Rielly de Sá Lima - 2° MB13 de junho de 2010 às 10:36

    Segundo a frase n° 10 da aluna Raíza Carlete, o Brasil possui grandes fontes de água e é um grande exportador de água virtual no mundo.O Brasil se destaca pois também é um grande produtor de soja, carne bovina e outros alimentos que necessitam de água para serem produzidos.Enquanto a escassez de água não afetar muito o Brasil, ainda podemos nos destacar como um país abundante em água e um grande exportador de água virtual.

    ResponderExcluir
  28. Bianca Sossai - 2ªMB - Comentário da fraze 37.
    O brasil contem muitos minerais em seus solos e é um dos principais exportadores. Porem os valores de tais minerais são muito baixos, já que o país não tem insdústria para os transformar em matéria prima. Acabando, assim, saindo em prejuizo.

    ResponderExcluir
  29. O tema abordado na frase 22 é a transposição do rio São Francisco. Grandes extensões de terras localizadas no nordeste do território brasileiro não dispõe de água para agricultura e em alguns locais até para o consumo humano. Projeto que prevê a transposição de parte das água do Rio São Francisco é bem antigo. e ainda não foi concretizado pois tem enfrentado muitas resistências de moradores das margens do Velho Chico como o rio é carinhosamente chamado na região. Líderes políticos e religiosos se envolveram em campanhas pró e conta o projeto. Os favoráveis argumentam que poderá haver uma grande expansão da agricultura familiar com a conseqüente melhoria das condições de vida dos habitantes da região. Os contrários alegam que a sangria no leito das águas poderão comprometer no futuro o Rio em seu leito principal. De qualquer forma o projeto vem gerando milharem de empregos na região e muitos operários especializados na operação de equipamentos originários na região estavam trabalhando em grandes centros no sudeste do Brasil o que por si só já é um grande avanço econômico e social para uma das regiões mais pobres do Brasil.

    ResponderExcluir
  30. Comentário da Frase 24 - Geografia
    A interferência do homem nos mangues vai desde o aterramento dos mesmos, seu açoreamento devido ao desmate de regiões próximas, até a caça e pesca predatórias. O homem interfere de forma inadequada trazendo malefícios para o meio e assim destruindo o meio ambiente.
    Aluna: Tatiana Coutinho Matielo - 2º MB

    ResponderExcluir
  31. Depois de ler a frase 25 estudada pelo Hernandes pude entender que a grande necessidade que o homem tem de construir grandes moradias e centros urbanos em um tempo curto faz com que não haja um amplo planejamento da área de atuação.Com isso a mata vem sendo destruida em um prazo curto, e para o seu reflorestamento é dado um prazo longo. A várias leis criadas para manter a integridade das áreas preservadas por muitas vezes não veêm sendo respeitadas, a fiscalização deixa a desejar e com isso há desmatamento e construções em lugares indevidos, colocando a vida de quem mora nesses locais em perigo. Tudo se baseia em uma questão econômica, onde se precisa ter crescimento nos centros e um baixo custo de gastos, isso gera uma pouca preocupação com a degradação da Mata que deveria ser o essêncial no plano.

    ResponderExcluir
  32. Raíza Carlette - 2º MB13 de junho de 2010 às 13:01

    Segundo a frase da Rielly, frase 29, a degradação vem ocorrido muito frequentemente hoje em dia no mundo e um exemplo que ela citou na mata dos cocais das atividades escravistas. E muitas outras atividades vem ocasionando o desmatamento de florestas, e todas ilegais, como para a implementação de usinas, o corte de árvores para diversos produtos. Na mata dos cocais cada vez mais as florestas estão sendo desmatadas, a mata dos cocais é muito importante para toda a população que esta bucando soluções para esse desmatamento.

    ResponderExcluir
  33. Brian Paganotti 2ªMB13 de junho de 2010 às 14:35

    comento brenda frase 46
    Há no Brasil muitas reservas de Carvão mineral, as maiores se concentram no sul do País. A venda desse minerio ajuda muito a regiao ou Pais por que gera capital, principalmente os de boa qualidade, que ficam localizados em Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  34. Thaís Oliveira Buzan - 2ºMB13 de junho de 2010 às 15:09

    De acordo com a frase da minha colega Thaís Lopes Parreira,explica que os desastres climáticos causados hoje em dia, são culpa do homem que cada vez mais está poluindo o meio ambiente.Estamos em uma época de intensas ondas de calor em todo o mundo, de tempestades, secas e furacões cada vez mais severos. Esses fenômenos têm sido apontados como consequência da mudança do clima na terra.

    ResponderExcluir
  35. Tatiane da Silva Lima13 de junho de 2010 às 15:33

    Meu nome é Tatiane, e eu estarei comentando a frase 28 do aluno Thayrone. Como diz a frase nos últimos tempos a riqueza biolóica natural está sendo ameaçada pela expansão agricola,urbana, isso se deve ao processo erosivo que são provocados pela agricultura e ocupação de área desordenada, pricipalmente em áreas que deveriam estar sendo preservadas, e com isso temos hoje um quadro degradante de poluição, atingindo as nascentes e comprometendo as existência de animais e vegetais.

    ResponderExcluir
  36. Juliana Fardin - 2º MB13 de junho de 2010 às 16:06

    A aluna Layla Colombine aborda em seu trabalho como o Brasil está avançado,está entre os países com mais potencial de reservas a serem explorados devido a grande demanda comercial e com isso grade consumo de materiais alimentícios que podem ser reciclados,com esse processo podemos reduzir a sujeira do meio ambiente e colaborar com esses processos,tambem os carros que são muito utilizados entre nos,todos da sociedade possue um automóvel ou até mesmo os ônibus que circulam pela cidade.

    ResponderExcluir
  37. Gabriel Matielo-2ºMB13 de junho de 2010 às 16:37

    O comentário do aluno Gabriel Zampirolli é a respeito da mineração.Em seu comentário ele diz que o Brasil é um país rico em recursos minerais, porém esses recurso são explorados de forma errada que atinge prejudicialmente o meio ambiente, o que vem acontecendo desde a época que o Brasil era colônia.

    ResponderExcluir
  38. Gabriel Rosa Zampiroli 2MB°13 de junho de 2010 às 16:45

    Segundo o aluno Gabriel Matielo, cuja a frase mostra os problemas da usina hidrelétrica de Balbina, que foi construida em Manaus, e gerou um grande prejuízo não só para o bolso do país, mas também para o meio ambiente do local, pois teve boa parte do relevo foi alagada e com isso a biodiversidade foi afetada, sem falar dos indios que tiveram que sair de suas terras

    ResponderExcluir
  39. A aluna Clara Rigoni falou muito bem sobre a usina do Belo Monte apontou bem os pontos que poderiam acontecer com a seca do rio Xingu, e que com a contrução prejudicará muitos índios que vivem de pesca daquele rio, pois em volta do rio ira secar e eles não teram o que fazer.

    ResponderExcluir
  40. Segundo o trabalho do aluno Matheus.(frase 39)
    As atividades de mineração no Brasil devem receber cada vez mais investimentos. Visando sempre o crescimento na exportação por ser um dos paises que mais exporta o ferro. Não podendo esquecer de investir em recursos que não degradam o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  41. A frase 26 fala sobre As matas das Araucárias que estão sendo protegidas pro leis estaduais, porque está sendo muito explorada por causa da produção de celulose e como já explorada muito tempo corre uma erosividade considerada.

    ResponderExcluir
  42. Leonardo Vieira Guimarães13 de junho de 2010 às 17:49

    Leonardo Vieira Guimarães, irei comentar o trabalho de Lays Camporez 2-MB, fala sobre a importancia da água, que sem ela não sobrevivemos é indispensavel e existem 5 maneiras diferentes de ultiliza-la

    ResponderExcluir
  43. Douglas de Souza Gonçalves13 de junho de 2010 às 18:14

    No trabalho apresentado pelo aluno Eduardo do 2°MB compreendi que o Brasil é um dos maiores produtores de bauxita, ficando entre os três maiores exportadores e produtores do produto no mundo, e que esse derivado de metal ajuda muito na economia brasileira, gerando empregos diretos e indiretos, aumentando o PIB e a renda arrecadada pode ser revertida em melhorias no vida da população brasileira.

    ResponderExcluir
  44. Lucas Andrade da Cruz - 2ºMB13 de junho de 2010 às 18:49

    O aluno Lucas Menicucci, frase 27, descreve os impactos que se sucedem no Cerrado causado pelas ações do homem, explicitando que os principais motivos é pelo uso de queimadas para o cultivo de arroz, abacaxi, soja e trigo, que causou o devastamento de 2/3 da mata nativa do domínio.

    ResponderExcluir
  45. O trabalho da aluna Juliana Fardim fala que: homem é o maior causador do aumento da camada de ozônio.Na Antártida é onde se encontra a maior diminuição da camada, pois os gases na ozosfera são produzidos nas baixas latitudes, fazendo com q as geleiras se derretam.O aumento dessa camada esta causando inúmeros problemas para o mundo , como câncer de pele, aumento de mares e rios e outros.

    ResponderExcluir
  46. Hugo Mendes - 2° MB13 de junho de 2010 às 19:52

    Sou Hugo Mendes e vou comentar a frase de Iasmim numero 19 - sem duvida o projeto jari foi um fracasso total, pois teoricamente dizendo nao foi feito um estudo para ver como o projeto iria se idealizar no solo amazonico, o resultado foi uma catastofre imenssa! perda de riquezas, assim gerando com que a divida externa ficasse bem maior!

    ResponderExcluir
  47. Caroline Kobi de Castro - 2ºMB14 de junho de 2010 às 09:26

    Segundo o trabalho de Camille Castelo 2º MB, frase 31, o Aquífero Guarani possui uma grande disponibilidade de água doce e a maior parte se localiza no Brasil. Porém, sua utilização não é sustentável e uma vez poluído os dejtos ficaram lá para sempre.

    ResponderExcluir
  48. Rafael Bolognini pereira 2ºMB14 de junho de 2010 às 09:37

    Segundo a aluna Rafaely Calve, do 2ºMB, cuja a frase é sobre as correntes Marinhas, elas são grandes porções de água que se deslocam no oceano, sendo assim movimentadas pelas ações de ventos e pela rotação da Terra; essas correntes são frias e quentes e interferem na formação de regiões como os desertos.As correntes frias, resfriam regiões costeiras e impedem a penetração da umidade no continente e formam climas secos.E a massa de ar quente, eleva a temperatura de uma região litoranea e insulares de alta latitude e podem ser responsáveis pela maior umidade.

    ResponderExcluir