A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º va

Check out this SlideShare Presentation:

36 comentários:

  1. Lucas Nazario, 2°va11 de junho de 2010 às 19:08

    Conforme a frase da colega Lorena, número 36, o Brasil é um grande produtor de manganês, e isso pode ser importante para sua economia. Ele também é utilizado no preparo de cloro e oxigênio, no crescimento das plantas em suas funções vitais, usado para descolorir vidros com impurezas, entre outros.

    Lucas Nazario, frase37, 2°va

    ResponderExcluir
  2. De acordo com o colega Sávio frase49, que explicou a respeito da Usina de Balbina, percebe-se que essa usina foi uma que causou maiores prejuízos,isso porque foi construida em uma área plana(bacia sedimentar amazônica)não tendo pressão para mover as turbinas,produzindo somente 250MW.Se comparada a usina de Tucuruí que possui dimensões parecidas, a de tucuruí produz muito mais energia, cerca de 8375MW.Com exemplo dessa usina percebe-se o mal uso dos rios e da água.Comentado por Suzana,2VA

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Sávio e comentarei o trabalho da Suzana que relata sobre energia solar no Brasil, nosso pais tem um rico potencial de energia solar por esta perto da linha do equador e receber forte insolação em todo su territorio.
    Savio,2va

    ResponderExcluir
  4. Daniel Fontoura 2º VA12 de junho de 2010 às 06:41

    Irei comentar o trabalho da aluna Darlene, que se baseou na frase 17, que diz a respeito das ações antropicas na Amazônia:
    Ao se tratar de ações antrópicas na Amazônia, primeiramente deve-se ressaltar que essa ação não ocorre apenas de um século até hoje, ou décadas até hoje; elas ocorrem desde que o Brasil foi descoberto e se tornou colônia, o que leva a concluir que o homem já interfere na natureza brasileira desde seu ‘’nascimento’’. Os anos se passaram, mas as atitudes continuaram, e novamente vemos o homem mexer no bem precioso do planeta, criando meios de cada dia retirar dela novos produtos que irão gerar lucros; então vemos que o plano de fundo de todo esse planejamento é o CAPITALISMO, que busca acima de tudo e de todos algo para conquistar e ganhar.
    A solução é bem simples, mudar primeiramente a forma de pensar sobre como ganhar,seja lucro, seja bens; mas sabendo que há vidas em jogo, e que se o homem não salva a natureza, ao final quem vai ter que se salvar é o homem.

    Daniel Fontoura 2ºVA

    ResponderExcluir
  5. Daniel Fontoura 2º VA12 de junho de 2010 às 06:46

    Irei comentar o trabalho da aluna Darlene, que se baseou na frase 17, que diz a respeito das ações antropicas na Amazônia:
    Ao se tratar de ações antrópicas na Amazônia, primeiramente deve-se ressaltar que essa ação não ocorre apenas de um século até hoje, ou décadas até hoje; elas ocorrem desde que o Brasil foi descoberto e se tornou colônia, o que leva a concluir que o homem já interfere na natureza brasileira desde seu ‘’nascimento’’. Os anos se passaram, mas as atitudes continuaram, e novamente vemos o homem mexer no bem precioso do planeta, criando meios de cada dia retirar dela novos produtos que irão gerar lucros, então vemos que o plano de fundo de todo esse planejamento é o CAPITALISMO, que busca acima de tudo e de todos algo para conquistar e ganhar.
    A solução é bem simples, mudar primeiramente a forma de pensar sobre como ganhar, seja lucro, seja bens; mas sabendo que há vidas em jogo, e que se o homem não salva a natureza, ao final quem vai ter que se salvar é o homem.

    Daniel Fontoura 2ºVA

    ResponderExcluir
  6. De acordo com fala da Thamiris que diz a respeito dos biocombustiveis,concluo que o aumento na demanda por agrocombustiveis (o termo correto a respeito desses produtos que são feitos atraves da produção agricola de alimentos) tem provocado a aumento do preço dos alimentos usados nessa produção pela falta de disponibididade e assim pessoas pobres que vivem na miséria não tem asseso nem a alimentos agricolas,aumentando o numero de mortes causadas pela fome;além de outros problemas que a produção dos agrocombustiveis pode causar. Não adiantaria ''resolver um problema'' e ocasionar outros.
    TAINÁ.

    ResponderExcluir
  7. Romerson frase47, comentei sanna frase48 2°Va13 de junho de 2010 às 14:29

    Conforme a aluna Sanna expôs em seu trabalho a hidrelétrica de Belo Monte vem gerando muitos protestos e até mesmo conflitos.Muitas pessoas são a favor dessa construção pois ela trará varios empregos, porém por outro lado existe aquelas que são contra pois alegam que ela acabará com a oferta de água na região e com os povos ribeirinhos.
    Com isso continua o impace em contruir ou não a hidrelétrica, seja lá o que eles decidam só espero que não prejudique a ninguém e a nada pois a natureza já sofreu muito com a ação humana.

    ResponderExcluir
  8. Conforme o trabalho da Bruna, eu Carlos Paier pude intender que o El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical.

    ResponderExcluir
  9. Conforme o trabalho da Bruna do 2º va , eu Carlos Paier pude intender que o El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical.

    ResponderExcluir
  10. Comforme o trabalho do Rogério Pim do 2ºva.O Brasil não é um grande exportador de carvão mineral,as principais jazidas estão localizadas no Rio Grande do Sul e principalmente em Santa Catarina.muitas das carvoarias que existem no Brasil são ilegais mais o carvão brasileiro apesar de não ser de grande intensidade é considerado de melhor
    qualidade.

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula Cachuba 2° VA13 de junho de 2010 às 18:02

    Eu, Ana Paula Cachuba do 2° VA estou comentando o trabalho da Bianca 2° VA frase 6.

    O aquecimento Global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. O Homem que vem causando esses acontecimentos, as queimadas o desmatamento a poluição vem fazendo que o nosso planeta fique cada vez pior do que já estar. O aquecimento Global é causado por vários sistemas e um deles somos nos. Temos que ter consciência de que o mundo está acabando e que devemos preservar aquilo que temos ante que acabe.

    ResponderExcluir
  12. Amabily Cachuba 2º VA13 de junho de 2010 às 19:16

    Como minha colega Alessandra disse, o clima Europeu caracteriza-se por ser predominantemente temperado. Ele é influenciado por vários fatores e um deles é a Corrente do Golfo que faz com que a Europa tenha invernos mais temperados. As Correntes do Golfo transporta calor das costas da Flórida para o norte da Europa passando assim por outros lugares que provocam um aumento nas médias térmicas da região. Sendo assim as condições climáticas e meteorológicas na Europa dependem, em grande medida das correntes do Golfo.

    Amabily Cachuba, 2ª VA

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Larissa, irei comentar a frase da Juliana que é a FRASE 27.
    As queimadas são muitos comuns no Cerrado. As queimadas naturais (provocadas por raios) são importantes
    para a manutenção dos processos ecológicos e da bioversidade. Mas a queimada provocada pela ação humana
    têm causado grandes destruições. Essa é a região que sofre a maior destruição ambiental do Brasil, porque o crescimento
    econômico está sendo muito acelerado, principalmente nos Estados do Mato Grosso do Sul e Goiás e no Triângulo Mineiro.
    E as cidades estão crescendo cada vez mais, aumenta o número de abertura de estradas, indústrias vão sendo
    implantadas no lugar em que só existia a natureza. Restam apenas 1/3 da área natural do Cerrado que ainda continua intacta.
    Uma região que possui uma das maiores biodiversidade do mundo está com a sua fauna e a sua flora comprometida e muitas
    espécies já estão em extinção.

    ResponderExcluir
  14. hiago bazoni seccon 2ºva14 de junho de 2010 às 05:29

    Irei comentar os slides da aluna Fernanda que falou a respeito dos impactos causados pela irrigação.A irrigação tem causado distúrbios nas condições naturais locais,eliminando a vegetação nativa,e como consequencia,alterando a microflora e a fauna regionais,a produção de peixe,a população de insetos e as condições de erosão e de sedementação na bacia hidrográfica.Exiatem evidencias de que,após a irrigação,grandes áreas tem-se tornado improprias a agricultura.

    ResponderExcluir
  15. Lucas Prett Campagna14 de junho de 2010 às 05:52

    -comentário de um tema do livro(seria do aluno Raphael Rodrigues mas ele não fez e não recebeu sua frase)-

    O Mar de Aral possuia recursos naturais em abundancia, era muito importante para o comercio marinho da região, mas em 1960 a União Soviética decidiu desviar as águas do rio que o abastecia para regar plantações de algodão e arroz próxima da região com isso o maor começou a perder 2/3 do seu volume original, com isso só fica o sal do mar que se espalha com o vento levando doenças a moradores proximos da regiao e deixando pescadores sem emprego.

    ResponderExcluir
  16. Caroline França,2ºVa14 de junho de 2010 às 06:22

    Conforme a fala do colega,O Cassiano,frase nº14, podemos observar que a a poluição da água que vem a muito tempo desde o avanço da tecnologia com surgimento das maquinas destruindo a natureza a cada dia.E que poluentes cada vez mais são jogados nos rios com isso a poluição cresce e fica cada vez maior acabando com um bem,tão precioso que é a água.
    Comentado por: Caroline França,2ºVA

    ResponderExcluir
  17. Sou Jaine Grolla e estou comentando o trabalho da Ingrid [ frase 23] a partir do que li, pude concluir que o dominio morfoclimatico atlantico está sendo degradado a cada dia devido a atividades monocultoras e outras açoes antropicas. Os solos litoraneos do nordeste são fortemente utilizados para essa pratica devido a sua boa produtividade. é um dos sominios mais degradados pelo homem.

    ResponderExcluir
  18. conforme a fala da minha colega Jaine Grolla(frase 24)o manguezal, ecossistema que tem vegetação o mangue. é um ambiente altamente produtivo.Algumas ações humanas tem gerado problemas para os manguezais.Alguns manguezais do Brasil encontram-se seriamente ameaçados em processo adiantado de desaparecimento. O desmatamento é preocupante, pois as áreas nunca voltam a forma original, causam desequilibrio ecologico, processos de erosão e outros.

    ResponderExcluir
  19. conforme a fala da minha colega Jaine Grolla(frase 24)o manguezal, ecossistema que tem vegetação o mangue. é um ambiente altamente produtivo.Algumas ações humanas tem gerado problemas para os manguezais.Alguns manguezais do Brasil encontram-se seriamente ameaçados em processo adiantado de desaparecimento. O desmatamento é preocupante, pois as áreas nunca voltam a forma original, causam desequilibrio ecologico, processos de erosão e outros.

    ResponderExcluir
  20. Alessandra de Fátima Oliveira da Silveira - 2°VA14 de junho de 2010 às 16:38

    Conforme a fala da colega Amabily, as correntes marinhas contribuem para a formação dos desertos. Elas servem para resfriar as regiões e além disso podem, em certas circunstâncias impedir que a umidade penetre no continente, com isso irá formar climas secos, dando origem a um deserto, ou seja, são as correntes marítimas frias que se originam nas zonas polares e que migram em sentido ás regiões equatoriais.
    Um bom exemplo desses desertos é o deserto de Kalahari com cerca de 900.000 km². Este, atua na costa sudoeste da África, formado na corrente fria da África Benguela, onde caracterizam a condensação do vapor de água que vai a direção ao continente induzindo as massas de ar aonde estas chegarão mais secas ao próprio. Fora este deserto, outros também se caracterizaram com esta formação das correntes marítimas frias, como o deserto Atacama formado pela corrente marítima de Humboldt que se encontra localizado na região norte do Chile

    ResponderExcluir
  21. Alessandra de Fátima Oliveira da Silveira - 2° VA14 de junho de 2010 às 16:43

    Conforme a fala da colega Amabily, as correntes marinhas contribuem para a formação dos desertos. Elas servem para resfriar as regiões e além disso podem, em certas circunstâncias impedir que a umidade penetre no continente, com isso irá formar climas secos, dando origem a um deserto, ou seja, são as correntes marítimas frias que se originam nas zonas polares e que migram em sentido às regiões equatoriais.
    Um bom exemplo desses desertos é o deserto de Kalahari com cerca de 900.000 km². Este, atua na costa sudoeste da África, formado na corrente fria da África Benguela, onde caracterizam a condensação do vapor de água que vai a direção ao continente induzindo as massas de ar aonde estas chegarão mais secas ao próprio. Fora este deserto outros também se caracterizaram com esta formação das correntes marítimas frias, como o deserto Atacama formado pela corrente marítima de Humboldt que se encontra localizado na região norte do Chile

    ResponderExcluir
  22. Conforme o aluno Rodolfo colocou em seu trabalho o Brasil se encontra em sétimo lugar no produção de energia nuclear com urânio, além disso o nosso país possui duas usinas nucleares que trabalham para produzir energia para o Brasil e para o exterior.

    ResponderExcluir
  23. Darlene Alves Debona- 2° VA14 de junho de 2010 às 17:14

    Darlene A. Debona - 2° VA

    Estou comentando a frase 16, do Daniel Fontoura, sobre o Rio Itapemirim. Os rios cada vez mais são poluídos pelos homens para sua crescente industrialização e urbanização. O Rio Itapemirim foi muito poluído pelos moradores das cidades em que ele passa, principalmente, Cachoeiro. Em Cachoeiro a rede de água já começou a tentar limpar as redes de esgoto e o rio. A citágua já havia começado seus planos e, agora, a Foz do Brasil esta com o projeto para eliminar as impurezas jogadas nos córregos e no rio pelos esgotos da cidade. Esse projeto ajudará muito a despoluição do nosso rio, mas não devemos só ficar esperando a rede de água fazer isso, todos devemos contribuir para não poluir o rio mais. Só com ajuda de todos, o Rio Itapemirim realmente será despoluído e ajudará a nós, a quem mora no leito do rio, a embelezar a nossa cidade e a natureza.

    ResponderExcluir
  24. De acordo com os slides de Letícia Neves podemos observar que a Bauxita é um dos minerais existentes em nosso país e que pode exercer grande função na fabricação de abrasivo, cimento, produtos químicos e metalúrgicos e material refratário. No entanto, tem também o lado que com grande extração desse mineral podem ocorrer alterações no solo que pode diretamente afetar o desenvolvimento do Brasil. Comentário de Letícia Debona.

    ResponderExcluir
  25. Nome:Bruna Moreira
    Serie:2ºVA

    Conforme a fala do colega, Carlos da frase 9, que explicou a respeito dos conceitos de água podemos perceber que água renovável é aquela que funciona em função do ciclo da água, água virtual é a que podemos usar na produção de determinados alimentos, água consumida é aquela que você usa uma vez e não pode ser reutilizada, reserva de água primaria é toda a água que esta disponível ao uso, e água retirada é a que você a tira de um ambiente natural para uso humano sendo que parte dela pode ser reutilizada.

    ResponderExcluir
  26. o meu comentário, sobre o slide de Tainá Souza.

    O uso de produtos naturais seria investido em agrocombustiveis e isso faria com que o preço do alimento subisse pela falta dele no mercado, e o ciclo de vida de cada planta seria adiantado pelos agrotóxicos poluindo os lençois freáticos. Além de precisar do uso de uma mão de obra barata, fazendo com que aja escravização , como é mostrado na imagem. Portanto o aumento nos investimentos de agrocombustivéis não séria uma solução eficácia, pois resolveria um problema, porém, ocasionaria outros.

    ResponderExcluir
  27. ACORDO COM A FRASE DA THAMIRIS BRITO Nº52 CONCLUI QUE Os Necrocombustíveis é um ciclo ele provoca aumento do preço dos alimentos eles terao grande impacto na agricultura nos anos de 2007 até 2016 pois os preços agriculas ficarão acima da média Vamos alimentar  carros e desnutrir pessoas. Há 800 milhões de veículos automotores no mundo. O  mesmo número de pessoas sobrevive em desnutrição crônica. O que inquieta é que  nenhum dos governos entusiasmados com os agrocombustíveis questiona o modelo de  transporte individual, como se os lucros da indústria automobilística fossem intocáveis. Vos veicukos irao desnutrir pessoas pois Há 800 milhões de veículos automotores no mundo. O  mesmo número de pessoas sobrevive em desnutrição crônica. O que inquieta é que  nenhum dos governos entusiasmados com os agrocombustíveis questiona o modelo de  transporte individual, como se os lucros da indústria automobilística fossem intocáveis.

    ResponderExcluir
  28. Juliana Lázaro Garbelotto15 de junho de 2010 às 07:02

    Comentário da frase da Larissa 33.
    De acordo com o ciclo da água seria impossível haver a falta da mesma, mas o ser humano não é nada cuidadoso com o que lhe foi oferecido.Com a poluição da água e da atmosfera é capaz de gerar outros meios de degradação tanto da vegetação quanto do solo, e um desses meios de degradação pode ser a chuva ácida. A água já está sendo motivo de conflito , pois existe lugares que a disponibilidade da água potável é pouca ou nenhuma e muitas pessoas utilizão da mesma em um estado ruim , poluida.

    ResponderExcluir
  29. Sanna Poleto - 2º VA15 de junho de 2010 às 09:13

    Conforme a frase 47 do colega Romerson, no Brasil a matriz energética mais usada é a hidráulica por ser mais barato, mas ela também traz com sigo alguns malefícios, como desvio de rios, desmatamento de uma grande área e algumas casas também acabam tendo que serem destruídas.

    ResponderExcluir
  30. Eu Lorena Thiengo vou comentar o trabalho de Lucas Nazário, onde o assunto principal é o nióbio. O Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo, isso é importante, pois o Brasil não precisa importar e sim exportar, aumentando seu potencial econômico. O nióbio é utilizado em várias atividades importantes.

    ResponderExcluir
  31. Alessandrade Fátima Oliveira da Silveira- 2° VA15 de junho de 2010 às 16:31

    Conforme a fala da colega Amabily, as correntes marinhas contribuem para a formação dos desertos. Elas servem para resfriar as regiões e além disso podem, em certas circunstâncias impedir que a umidade penetre no continente, com isso irá formar climas secos, dando origem a um deserto, ou seja, são as correntes marítimas frias que se originam nas zonas polares e que migram em sentido às regiões equatoriais.
    Um bom exemplo desses desertos é o deserto de Kalahari com cerca de 900.000 km². Este, atua na costa sudoeste da África, formado na corrente fria da África Benguela, onde caracterizam a condensação do vapor de água que vai a direção ao continente induzindo as massas de ar aonde estas chegarão mais secas ao próprio. Fora este deserto outros também se caracterizam com esta formação das correntes marítimas frias, como o deserto Atacama formado pela corrente marítima de Humboldt que se encontra localizado na região norte do Chile

    ResponderExcluir
  32. Cassiano Dansi, 2ºVA15 de junho de 2010 às 16:57

    De acordo com a frase de nº14 da aluna Caroline, que fala a respeito do insidente ocorrido no golfo do México, persebemos que foi uma catástrofe provocada pela ações humanas, que trouxe uma situaçao preocupante já que suas consequencias são muito graves para o meio ambiente, deixando os mares intensamente poluídos, aumentando CO² e ajudando no crescimento do buraco da camada de ozônio.
    Comentado por Cassiano, 2ºVA.

    ResponderExcluir
  33. Jeanne Paradella - 2 º VA15 de junho de 2010 às 18:46

    Eu vou comentar a frase 25 , Jasna Pinheiro.
    Bom, o slide mostra sobre a destruição da Mata Atlantica. Queimadas que vem sendo causadas para abertura de rodovias, avanço da população, extração ilegal de madeiras e entre outros. Sendo assim tirando o habitat natural dos animais e desmatando muitas plantas.

    ResponderExcluir
  34. Letícia Neves de Sá16 de junho de 2010 às 08:08

    Conforme a fala da colega, Letícia Debona, que explicou a respeito dos recursos minerais, percebe-se que a uma grande preocupação em relação ao esgotamento do mesmo. Isso porque à uso inadequado desses recursos, muitas pessoas abusam desses para lucrar, mais usam de forma errada. Fazendo com que esse recurso se esgote.

    ResponderExcluir
  35. Deacordo com a frase da colega Jeane,frase n° 26,conclui que a Mata das Araucárias tem sido destruída através de algumas atitudes humanas,como a retirada da madeira para a fabricação de móveis e papel celulose.Queimadas
    para a formação de pastos e instalação de indústrias.Desenvolvimento da agropecuéria e extrativismo.A criação de gado causa erosão do solo e arenização.O uso inadequado do solo causa o empobrecimento do mesmo,dificultando o surgimento de uma nova vegetação.

    ResponderExcluir
  36. Deacordo com a frase da colega Jeane,frase n° 26,conclui que a Mata das Araucárias tem sido destruída através de algumas atitudes humanas,como a retirada da madeira para a fabricação de móveis e papel celulose.Queimadas
    para a formação de pastos e instalação de indústrias.Desenvolvimento da agropecuéria e extrativismo.A criação de gado causa erosão do solo e arenização.O uso inadequado do solo causa o empobrecimento do mesmo,dificultando o surgimento de uma nova vegetação.

    ResponderExcluir