A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º mc

Check out this SlideShare Presentation:

42 comentários:

  1. Rafael C. Rabbi,Frase 35, 2°MC11 de junho de 2010 às 11:12

    Conforme a frase 25,do aluno Pedro Henrique,a Mata Atlântica é de extrema importância para os brasileiros,porem vem sendo desmatada a cada dia que passa,essa destruição da mata atlântica começou com a chegada dos portugueses ao Brasil.Inicialmente o que se era explorado era o pau Brasil,entre outros,com essa exploração a fauna e flora ficaram comprometidas e espécies foram desaparecendo.
    É de grande importância a preservação da Mata Atlântica, não somente por causa de sua grande beleza,mas pela grande biodiversidade existente e pelos seus recursos naturais.Para que haja preservação não depende somente de leis,mas sim que a população esteja consciente do problemas que serão gerados com a destruição da Mata Atlântica.

    ResponderExcluir
  2. Patricia Costa 2°MC11 de junho de 2010 às 12:54

    Eu irei comentar o trabalhodo Pablo frase 35.
    A bauxita é um mineral encontrado no Brasil, e da sua extração é produzido o alumínio.
    Este minério tem grande importancia para o Brasil, isso o torna o terceiro maior produtor mundial.
    A produção do alumínio através da bauxita ainda é muito caro , pois é necessário grande quantidade do minério para a produção de uma tonelada de alumínio.

    ResponderExcluir
  3. Patricia Costa 2°MC11 de junho de 2010 às 13:05

    Eu ire comentar o trabalho de Pablo frase 1.
    A bauxita é um mineral encontrado no Brasil, e da sua extração é produzido o alumínio.
    Este minério tem grande importância para o Brasil, isso o torna o terceiro maior produtor.
    A produção do alumínio através da bauxita ainda é muito caro , pois é necessário grande quantidade do minério para a produção de uma tonelada de alumínio

    ResponderExcluir
  4. Gabriella Piazzarollo - 2°MC11 de junho de 2010 às 13:57

    De acordo com o trabalho do Israel Martins, frase 43, sobre o pré-sal, foi possível entender que é um enorme reservatório de petróleo e gás, localizado nas bacias de Santos, Campos e Espirito Santo. Essas camadas se encontram a cerca de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar, e se formaram a 100 milhões de anos com a decomposição orgânica. Apenas a Petrobras testou rochas do pré-sal.

    ResponderExcluir
  5. De acordo com o trabalho do aluno Luis Paulo Frase:26 foi possível perceber que existe um alto índice de degradação feita pelo homem da Mata de Araucária o que está levando ao desenvolvimento de grandes areais nesta região e a perda de sua fauna e flora.

    ResponderExcluir
  6. Jéssica Alves 2ºMC11 de junho de 2010 às 14:25

    Estou comentando o trabalho do Israel Moreira, frase 15.Onde ele falou a respeito de algumas ações do homem que prejudicam o meio ambiante, como a poluição, o desmatamento e a construção de hidrelétricas.Que acabam por prejudicar a vida do próprio ser humano, que só pensando no lucro, não se importa com as futuras consequências que poderão gerar perante tais atos. Mas, se cada um de nós fizer a sua parte e auxiliar na conscientização das outras pessoas, poderemos ajudar o meio ambiente e preservar a vida.

    ResponderExcluir
  7. Letícia Soares Calvi,2MC11 de junho de 2010 às 16:58

    Conforme a fala da colega Larissa Mazza,o Brasil uma grande variedade de recursos minerais,como o petróleo, que traz desenvolvimento e riqueza para o país.Nós precisamos desses recursos para atendermos as nossas necessidades, mas nós consumimos muito, e alguns desses recursos não são renováveis.Com esses recursos podemos fazer construções, como casas.O Brasil é um dos grandes exportadores de recursos minerais.

    ResponderExcluir
  8. Talita Martins Ferreira-2ºMC12 de junho de 2010 às 09:13

    De acordo com a frase 51 da Taynara, No Brasil a produção de energia com base em agrocombustiveis, apresentou expressivo crescimento na primeira década do século XXI. Uma das expressões desse crescimento é o incremento no consumo de álcool combustível no ano de 2007. Tendo como conseqüência forte o impacto na agricultura, onde os preços agrícolas ficarão acima da média dos últimos 10 anos. Dessa forma os agrocombustiveis vão acelerar a destruição dos ecossistemas contaminando ainda mais o solo.

    ResponderExcluir
  9. Daniela S. Amorim,2MC12 de junho de 2010 às 12:20

    Comentário da frase 9 (Dayane)

    A frase 9, fala sobre as formas de consumo da água, sendo algumas delas: Renovável, retirada e virtual. A água renovável é utilizada pelos organismos internacionais. A água retirada é aquela, coletada do meio ambiente para o uso humano. E a água virtual, é indispensável na fabricação de certas mercadorias, como a produção de alimentos.

    ResponderExcluir
  10. Nome: Daniela S. de Amorim
    Série: 2MC

    Comentário da frase 9 (Dayane)

    A frase 9, fala sobre as formas de consumo da água, sendo algumas delas: Renovável, retirada e virtual. A água renovável é utilizada pelos organismos internacionais. A água retirada é aquela, coletada do meio ambiente para o uso humano. E a água virtual, é indispensável na fabricação de certas mercadorias, como a produção de alimentos.

    ResponderExcluir
  11. Caio Schiavini 2°mc12 de junho de 2010 às 19:05

    De acordo com a frase do aluno Carlos Roberto pude compriender que o fato do homem estar destruindo o ciclo normal da Terra, aumentando cada vez mais o aquecimento global, acelerando o derretimento das geleiras etc, ele só esta agravando cada vez mais o que ele ira sofrer no futuro, onde ele só pensa em ser mais importante ou mais rico que o outro, e esquece de cuidar do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  12. Caio Schiavini 2°mc12 de junho de 2010 às 19:51

    De acordo com a frase do aluno Carlos Roberto pude compreender que desde os tempos do Brasil Império a mineração é uma das principais fontes de economia de um pais, e que em minério de ferro, o Brasil está na segunda colocação mundial, e essa produção é uma das mais importantes, pois o ferro é usado em quase todo produto industrial na nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Raissa Rodrigues Marcolongo-2ºmc13 de junho de 2010 às 04:53

    Segundo Rafael Souza,frase 40,o Brasil é o setimo maior produtor de niquel,metal que e muito utilizado pelo homem.No Brasil e encontrado nos estados de Goias,Minas Gerais e Piaui.E usado nas industrias de eletro-eletronicos,transporte,gerando uma grande participação na economia do pais.

    ResponderExcluir
  14. Carlos Roberto Santiago Junior 2mc
    Conforme o que foi dito por Caio a projeto Fordilândia na Amazônia,um dos pontos principais do fracasso foi o surgimento de novas tecnologias para a fabricação de pneus de borracha já que Henry Ford dependia da borracha produzida na Malásia.Com eu falecimento se sucessor não levou a frente o projeto.
    O governo Brasileiro em 1945 interveio no projeto indenizando em aproximadamente 250000 mil dólares preço menor do que o investido já que Ford deixou na região seis escolas (quatro em Belterra e duas em Fordlândia); dois hospitais; estações de captação, tratamento e distribuição de água nas duas cidades; usinas de força; mais de 70 quilômetros de estradas; dois portos fluviais; estação de rádio e telefonia; duas mil casas para trabalhadores; trinta galpões; centros de análise de doenças e autópsias; duas unidades de beneficiamento de látex; vilas de casas para a administração; departamento de pesquisa e análise de solo; plantação de 1.900.000 seringueiras em Fordlândia e 3.200.000 em Belterra

    ResponderExcluir
  15. Murilo 2°MC
    Comentário da frase 44

    A frase fala sobre a construção de termelétricas utilizando o gás boliviano, e transformando esse gás em energia e depois reutilizá-lo para aquecimento o que diminuirá custos, porém houve criticas sobre essa proposta.

    ResponderExcluir
  16. Conforme a frase da colega Lorena, o homem é um dos principais agentes que transforma a natureza.O homem vem destruindo a natureza, mas ela está relacionada ao nosso bem estar.Vários grupos vêm tentando alertar a população de que precisamos parar de detruir a natureza para sobrevivermos, mas muitos não querem saber se isso será bom ou ruim, eles querem o bem do progresso.

    ResponderExcluir
  17. Irei comentar o trabalho do meu colega Bruno Ramos, onde ele fala sobre a energia renovável. O Brasil devido a sua grande disponibilidade de recursos naturais é considerado o maior mercado de energia renovável do mundo, onde ele pode abrangir todo o tipo de energia ficando a frente de muitos paises desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  18. Bruno de Souza , 2º MC13 de junho de 2010 às 10:15

    Eu,Bruno Souza ,conclui pela frase da brielly (frase 12) que a á agua é um bem indispensável para o ser humano mas que vem sendo utilizada de forma indevida e por isso a cada dia que passa o seu valor está aumentando.
    Isso já está causando conflitos pela posse da água , devido a esse valor que ela está tomando.Em alguns lugares , a água já está sendo privatizada onde no futuro será um bem comercial bem caro.

    ResponderExcluir
  19. Irei comentar a frase do Márcio Hemanoel ,

    Cachoeiro tem melhorado muito durante os anos que vão passando. O ETE , disse que iria dispor esgoto tratado para 175 mil habitantes do munícipio de Cachoeiro de Itapemirim. Prometeu e garantiu o saneamento básico para 100% da população , nas suas áreas urbanas. Consiguiu diminuir seus índices negativos .

    ResponderExcluir
  20. Wilson Guilherme - 2° MC13 de junho de 2010 às 11:09

    Comentado por: Wilson Guilherme da Luz Filho
    Frase comentada: Frase 10 - Walério Jr.

    Água virtual é a água utilizada na produção de produtos agropecuários, e os produtores desses produtos não se importam na quantidade de água que eles estão gastando para produzir esses produtos. Além disso, eles não incluem o preço gasto de Água Virtual no produto final. Portanto essa água é vista como desnecessária e se for um consumo exagerado pode ocorrer a escassez de água.

    ResponderExcluir
  21. Walério Fernando Ceccon Júnior13 de junho de 2010 às 11:19

    Aluno: Walério Fernando Ceccon Júnior...
    Estou comentando a frase do Aluno Wilson(F11)
    A Frase 11 fala sobre a água que é usada no setor agropecuário. Dessa água usada, 60% vem das chuvas e 40% de irrigações. Em casos de lugares que tem baixo índice de pluviosidade é muito usada a irrigação. Essa água e utilizada para produzir os alimentos, que são vendidos sem o custo dessa água. Que é a chamada Água Virtual, pois não a vemos!

    ResponderExcluir
  22. Israel matins gomes junior13 de junho de 2010 às 12:44

    estou comentando o Trabalho da Gabriela,como ela disse o brasil e o segundo maior produto de manganês do mundo,ele em 7anos para ca aumentou muito a sua exportação que era de 1323 e foi para 2300,um aumento bem concideravel,o manganês que é usado na produçâo de aço,pilhas eletronicas,o principal setor consumidor é o siderurgico.Em 2008,o valor em exportaçôes-importações atingiu US$565 milhões.

    ResponderExcluir
  23. Taynara Arantes - 2º MC13 de junho de 2010 às 13:31

    Conforme a frase da colega Talita, eu pude concluir que o Brasil é um grande potencial mineral e natural também e possui um grande minério chamado Nióbio, mais nós como únicos exportadores do minério não ganhamos muito valor econômico, pois o país pensa apenas em exportar, essa é a prioridade, e não pensa em benefício próprio, se pensasse mais no país poderíamos utilizar o nióbio para dutos, pontes, gerando emprego para muitas pessoas e assim eliminar a pobreza, a miséria, a fome que se estrutura no país.

    ResponderExcluir
  24. Segundo a frase da aluna Emanuelli, número 54... a Energia solar é uma fonte de energia renovavel e uma de suas principais qualidades é que ela não danifica o meio ambiente, é uma forma alternativa de energia que não gasta muito dinheiro, e pode ser uma forma alternativa muito importante para o futuro.

    ResponderExcluir
  25. lorena torres stella - 2ºmc13 de junho de 2010 às 14:24

    conforme a frase 09 da aluna luana do 2ºmc , pude perceber que as águas utilizadas na agropecuária porên diretamente das chuvas , que recompõe a umidade dos solos. A agriculta precisa totalmente da água para sua produção, pois se o uso da água for menos seu resndimento sera menor , e quanto maior melhor.
    LORENA TORRES STELLA- 2ºmc

    ResponderExcluir
  26. Pedro Henrique M. Barbieri13 de junho de 2010 às 14:32

    Frase comentada por: Pedro Henrique M. Barbieri
    Número/Aluno da Frase: 35/Rafael Carlete

    Ao analisar a frase do aluno Rafael Carlete, conclui que o Brasil é um grande produtor de bauxita, que é o terceiro mineral mais abundante na natureza e é muito valorizado.
    A bauxita é utilizada principalmente na produção de alumínio, mas esse processo é caro.
    O Brasil no ano de 2008 produziu mais de 26 milhões de toneladas deste minério, sendo que 5,8 milhões de toneladas foram exportadas e 21 milhões foram de consumo doméstico.

    ResponderExcluir
  27. Alessandro Scherrer Pires13 de junho de 2010 às 14:59

    A aluna Anajulia Faria (frase27), falou sobre a degradação do domínio do cerrado. Disse que vários fatores estão acabando com o solo e poluindo rios. São esses fatores: queimadas, devastação da vegetação natural, entre outros. E o principal motivo é a agricultura, que é a base da economia dos estados onde se localiza este domínio.

    ResponderExcluir
  28. Yara Karolinne 2ºMC13 de junho de 2010 às 15:31

    Conforme a frase da colega Maína que retrata a devastasão do rio itapemirim,que é um dos grades problemas ambientais atualmente, principalmente nas cidades,devido a sua poluição o rio acaba gerando varios outros problemas tais como nos dias de chuva que os niveis do rio sobem e atingem a cidade, causando a enchente, gerando doenças e além de algumas pessoas ainda perderem suas moradias.

    ResponderExcluir
  29. Conclui com o trabalho da aluna Lunna (frase 28),que o pantanal matogrossense vem sofrendo uma degradação com os impactos ambientais como por exemplo:a expansão desordenada da agropecuária principalmente de soja,feijão pois fazem com que as pesticidas aumentem contaminando o solo e aguas daquela região.

    ResponderExcluir
  30. Irei comentar o trabalho da aluna Nathalia, que fala sobre a diversidade de recursos minerais e a relação entre desenvolvimento economico, qualidade de vida e consumo de bens minerais. O Brasil tem uma diversidade muito grande de recursos minerais, como, por exemplo, o petróleo, que tem uma vasta utilização e gera desenvolvimento se seu uso for "inteligente" e o crescimento sócio-econômico gera um maior consumo de bens minerais, oque garabte essa ligação.

    ResponderExcluir
  31. Israel Moreira G
    eu vou comentar a frase 29 da aluna Jessica Alves.O é sobre a Mata Cocais que é uma vegetacao de transicao entre a floresta Amazônica, o cerrado ea caatinga, localizada os estadosdo Maranhão, Piauí, Ceará e o norte tocantins.
    A Mata dos Cocais te sido impactada com a agropecuaria que tem sido muito explorada.

    ResponderExcluir
  32. Irei comentar o trabalho da aluna Patrícia, que fala sobre a tragédia do Mar de Aral, que foi consequência do seu desvio para a irrigação do algodão na União Soviética.Suas águas diminuiram significamente e suas espécies de fauna e flora desapareceram formando, aonde antigamente era água em abundância, um deserto, levando assim à uma catástrofe natural.

    ResponderExcluir
  33. De acordo com a frase os varios problemas que Cachoeiro tem são devido ao rio Itapemirim. Que algumas décadas atrás suas margens eram cultivadas e hoje viraram solos sob pastagem, assim muitas vezes esses solos são vítimas de erosões. Isso causa deslisamentos, alagamentos,enchentes e desmoronalizações de propriedades.

    ResponderExcluir
  34. Kellvi G Martins 2° MC14 de junho de 2010 às 11:20

    Eu irei comentar o trabalho da Larissa Coreia:nã a preocupação com a exploração dos recrursos naturais pois a sociedade se preocupa mais em ganhar dinheiro do que preserva

    ResponderExcluir
  35. Matheus Terra-2º MC14 de junho de 2010 às 11:35

    O aluno Matheus Amorim,Frase 31, do 2º MC falara sobre a poluiçao dos rios, que com o aumento das cidades e da populaçao a poluiçao tem aumentado cada vez mas falara tambem que existem maneiras de tratar a agua,uma delas sao as estaçoes de tratamento de agua,porem a poluiçao avança em um ritmo muito rapido e as estaçoes de tratamento nao conceguem acompanhar

    ResponderExcluir
  36. Larissa Corrêa Heckert Pacheco 2MC14 de junho de 2010 às 12:08

    Como disse o Kelvi, as tragedias ocorridas no Rio de Janeiro no inicio deste ano. Aconteceram devido a construções de casa em locais inadequados sem a autorização da Defesa Civil, devido a muita chuva os barrancos foram desabando levando as casas abaixo, destruindo varias moradias com muitas vitímas fatais.

    ResponderExcluir
  37. Nathália Corrêa - 2º MC14 de junho de 2010 às 14:03

    Conforme a frase da colega Murilo, eu pude concluir que a exploração de petróleo em alto mar é muito perigosa e pode causar muitos danos. Assim como aconteceu a explosão da plataforma de petróleo no Golfo do México. Essa explosão trouxe danos tanto ecológicos afetando a vida marinha, quantos danos econômicos.

    ResponderExcluir
  38. Lucas Gomes Macedo 2ºMC.
    Comentário da Frase 17.
    Cada dia que passa o "homem" vem destruindo cada vez mais o meio ambiente. A Amazônia e umas das mais afetadas com queimadas e venda de madeira ilegal. Se o homem não cuida ninguém vai cuida e assim ela vai desaparecer.

    ResponderExcluir
  39. Matheus Marchezi Amorim 2ºMC14 de junho de 2010 às 15:30

    De acordo com a frase 31, comentada pelo aluno Matheus Terra, eu pude perceber que o Aquífero Guarani está sendo vítima constante da poluíção causada pelo homem, e o uso indevido dos agrotóxicos é um dos principais problemas que afetam ele. E que essa poluíção afeta principalmente as áreas onde o aquífero não é muito profundo.
    Um outro problema é a exploração do aquífero, pois isso pode acarretar ao aumenta das fontes de poluíção.

    ResponderExcluir
  40. Matheus Terra-2ºMC-14 de junho de 2010 às 15:30

    O aluno Matheus Amorim, frase 7, 2º MC falara sobre el niño e la niña, como sao formados e algumas de suas concequencias uma delas sao : alteraçao da vida marinha, o aumenta nas chuvas e seca no nordeste brasileiro. Falara tambem sobre seus contrastes, e mostrara suas areas de ocorrencia.

    ResponderExcluir
  41. Comentario Frase - 19
    O Porjeto jari nao deu certo devido ao gmelina nao ter se adaptado ao solo da amozonia alem disso a plantaçao de arroz fora atacado por pragas , e alem disso uma caudeira de uma termoelétrica explidiu , esse progeto tinha tudo para dar certo local, recursos etc... Mais o governo nao apoiava... isso tudo levou ao fracaço do Progeto que mais tarde algumas empresas assumiram as dividas do projeto que foi incluida a divida externa brasileira.

    ResponderExcluir
  42. Patricia Costa 2° MC15 de junho de 2010 às 17:35

    Irei comentar o trabalho de Pablo, Frase 1
    A Corrente do Golfo eleva as temperaturas dos paises do oeste europeu. Isto ocorre, pois essa corrente é quente e rápida.
    A extensão desta corrente ao atlântico norte é gerdo pela circulação termoalina, ou seja, a salinida e a temperatura gerendo deferentas desidades.

    ResponderExcluir