A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Mundo No Breve SéCulo Xx 2º Md

Check out this SlideShare Presentation:

40 comentários:

  1. Corforme a fala da colega Camila Costabeber que explicou a respeito da 2° Guerra Mundial que foi um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas após a guerra mundia.
    Vemos que durante a guerra os paises do eixo liderados pela Alemnha(nazista) contra os aliados liderados pelos EUA ,entre 1918 e 1939 a economia mundial sofreu um grande abalo devido a crise de 1929 na época a economia dos EUA fornecia produtos as principais nações atingidas pela 1° guerra mundial.Devido a miséria de paises como italia e alemanha,proporcionando grupos politicos como nazismo e facismo.
    Com o fim da 1º Guerra Mundial muitas conseguencias se arrastando para o começo da 2º Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  2. Conforme a fala da colega Mayara, que explicou a respeito do dinehri especulativo, percebi que esse dinheiro é fruto de uma globalização, em que é aplicado, mas não gera empregos. Disse também que os países ricos continuam cada vez mais ricos e os que não possuem essa riqueza material continuam limitados as determinações financeiras.
    Comentado por Eduardo Invernici Lugão 2ºMD

    ResponderExcluir
  3. Lisandra Carneiro Angelo 2°MD16 de setembro de 2009 às 12:55

    Conforme a fala do colega João Guilherme:
    Os EUA queriam ter o controle do Canal do Panamá, porque o canal tinha uma ótima posição estratégica geográfica, quanto econômica, e com o fim do comunismo, os EUA não sofriam mais pressão comunista, então usou o combate ao narcotráfico para justificar a permanência da base e o controle no Canal do Panamá. Outro motivo foi que os EUA queriam demonstrar o seu “poder” ao mundo.

    ResponderExcluir
  4. Conforme a fala da colega Sophia que explicou a respeito da Crise Asiática, qual foi muito ruim para a Coréia do sul, Tailândia e Indonésia. As causas foram muitos investimentos desnecessários e os créditos aos outros países. As moedas nacionais daqueles países entraram em queda em relação ao dólar, para não desvalorizar a moeda aumentaram seus custos. Alguns países ajudaram com dinheiro, sendo a maior ajuda de fundo monetário com valor de 58 mil dólares.

    Comentado por Ailton 2° MD

    ResponderExcluir
  5. Malena Monteiro 2º md17 de setembro de 2009 às 10:23

    Conforme a fala da colega Fernanda, que explicou a respeito da crise do bloco socialista, na frase 19.O Lênin havia aplicado um governo burocrático que havia se intensificado no governo de Stalin, que centralizou a econimia que crescia de uma forma acelerada porém a população não estava satisfeita pois queria um socialismo mais democrático.Foi o que Kruschev, pretendia ao tentar descentralizar o poder de estado, porém encontrou uma forte oposição do partido socialista que o afastou do governo, foi substituído por Brejev que deu continuidade oa governo centralizador.O último líder da URSS foi Gorbachev que implantou a Perestroik juntamente com a Glasnost.Depois do fim da Guerra Fria o mundo ganhou uma nova ordem mundial, onde EUA, Japão e Europa imperava e o 3º vai ficando cada vez mais pobre.

    ResponderExcluir
  6. Conforme a fala do colega Ailton que explicou a respeito do colonialismo ,percebe-se que os E.U.A e os países Europeus eram grandes potências econômicas então eles passaram a exercer influência sobre países mais pobres, como países da África, Ásia, América. E.U.A e os países Europeus se achavam superiores a todos outros e diziam que iriam ajuda-los a se desenvolver, mais eles os exploravam.

    ResponderExcluir
  7. Conforme a fala do colega, Ronaldo, que explicou a respeito dos "Tigres Asiáticos", percebe-se que são grupos de países que apresentaram crescimento elevado de forma rápida com táticas agressivas.
    E que no período da disputa comercial e a abertura dos mercados de antigos países socialistas, iniciou a criação de vários blocos economicos facilitando o comércio entre eles. O japão foi o país que proporcionou o crescimento dos países do sudoeste da asiático, pois mesmo após a 1ªGuerra Mundial em que o país se encontrava arrasado,conseguiu se restabelecer.

    ResponderExcluir
  8. Carolina Roncetti - 2° MD17 de setembro de 2009 às 12:57

    Conforme a frase de Priscila Baptista, que falou a respeito da economia chinesa, enfatizando as ZEE's, é possível perceber na frase 41, os "altos e baixos" vividos pela China em termos econômicos, principalmente pelo fato das ZEE's, que podemos dizer que é a origem de todas as características capitalistas da China. Também se percebe o interesse dos Estados Unidos em cima da economia deste país, pois a China é importante econômicamente para o mundo inteiro. Por tal importância, se tornou modelo e destaque mundial papa os outros países. Na China, pelo fato de os consumidores serem minoria, pode ser que o país leve prejuízos no setor de importação, o que leva ao sucesso do país no setor de exportação. A China é o país que mais exporta em todo o mundo, uma das explicações para que a mesma seja a maior potencia econômica mundial.

    ResponderExcluir
  9. Marianna Cassa de Souza Santos- 2º MD17 de setembro de 2009 às 14:04

    Conforme a fala do colega Emerton que explicou a respeito do Pós 2ª Guerra Mundial pode-se concluir que após a 2ª Segunda Guerra Mundial houve tensão em todo mundo, os países tiveram muitas perdas, em todo o mundo milhares de mortes. Junto com tudo isso a Crise Mundial veio abalando a economia do mundo todo. Hoje em dia o Oriente Médio é o local com maior número de conflitos do mundo, isso atrapalha a Paz Mundial, e gera medo em todos pois pode surgir uma nova Guerra Mundial, que afetaria todo o mundo.

    ResponderExcluir
  10. Conforme a apresetação da colega Nathália que teve como tema a China no cenário mundial mostrou que a China permitiu a entrada controlada de capital externo no país,e com isso começou a investir nas ZEEs,que tinha como objetivo produzir voltado ao mercado extreno,favorecendo tanto os investidores nacionais como os internacionais pelo baixo preço de produtos justificando a maioria dos produtos chineses presentes no cenário mundial

    ResponderExcluir
  11. Milena Gava Fim - 2º MD17 de setembro de 2009 às 17:00

    Conforme a fala do colega, o Dilean, que explicou a respeito da Revolução Cubana de 1959, percebe-se que foi um movimento guerrilheiro liderado por Fidel, que tinha o objetivo de livrar Cuba das imposições norte-americanas. Essa revolução foi marcada por duas superpotências, uma socialista e outra capitalista, pois foi na época da Guerra Fria. O governo controlava as empresas e seus lucros, realizou a reforma agrária, com isso a economia cresceu, dando mais atenção a educação e a saúde, diminuindo o desemprego no país.

    ResponderExcluir
  12. Conforme a fala da colega, a Malena, que explicou a frase de número 34, foi falado a respeito do capital especulativo após a nova ordem internacional entre os países capitalistas, o Norte-Sul, que abriu seu mercado. Porém, sem restrições, pois com a OMC (Organização Mundial de Comércio) o capital poderia ser deslocado de uma economia para outra, a que mais atraísse, até que seu investimento chegasse ao ponto desejado. Algo que acontece hoje em dia, e que foi comentado pela colega, foi que a Rodada Doha visava diminuir as barreiras comerciais e focam um mercado livre para países em desenvolvimento, visa também a separação dos países desenvolvidos dois países em desenvolvimento.
    Comentado por Fernanda Baima Bahiense - 2ºMD

    ResponderExcluir
  13. Karoline M. Volpini - 2º MD18 de setembro de 2009 às 09:51

    Conforme a fala da Lara que explicou a respeito da invasão dos Estados Unidos na Somália, percebemos que intensão dos Estados Unidos era coseguir o comando da entrada do Golfo para ter acesso ao Oceano Indico e ao Mar Mediterrâneo, por que essas rotas são importantes para eles. Para os EUA, que já conseguiram dominar toda a região, essa invasão foi muito importante, com isso eles mostraram a capacidade que têm para invadir qualquer lugar, crescendo cada vez mais como potência mundial.

    ResponderExcluir
  14. Conforme a fala da colega ludimila,que explicou sobre o fim do neoliberalismo,que após a 2º guerra o territorio da alemanha foi separada em duas partes:ALEMANHA OCIDENTAL-ALEMANHA ORINETAL.
    E a queda do murro de berlim conseguiu acabar com a guerra fria assim o fim do mundo multipolar e começando o mundo multipolar e aformação dos blocos economicos.A nova ordem mundial agora é marcada não pelo poder mais das armas e sim agora pelo dinheiro.O neoliberalismo surgiu como a doutrina economica com a ordem multipolar.
    Para os neoliberais os mecanimos de mercado é capaz de organizar a vida economicamente,politica e social com a ação disciplinar neoliberalismo.
    Aluna gisela schwartz pulz 2ºmd

    ResponderExcluir
  15. Priscila Baptista - 2° MD18 de setembro de 2009 às 12:02

    Conforme a fala da colega Carolina Roncetti que explicou a respeito das disputas da União Soviética com os EUA que fez com que o país tivesse que se desenvolver para que pudesse competir com a grande potência americana, tendo que criar armas modernas para a tão truculenta corrida amamentista.Todas essas tensões aumentaram ainda mais o envolvimento de exercitos dos dois modelos economicos em guerras civis.
    Somente após de algum tempo foi que as tensões do mundo bipolar veio a se amenizar com os primeiros sinais do colapso economico e politico da União Sovietica.
    Mas antes disso a população que vivia em meio a essas tensões tomaram ações diversas para aquilo que podia ser uma ameaça desastrosa de guerra.

    ResponderExcluir
  16. Conforme a fala da colega, a camila, que explicou a respeito da guerra fria percebemos que um dos aspectos mais importantes para esse coinflito foi Berlim, no qual seu icóne máximo da ordem bipolar é representado pelo Muro de Berlim. Com esse conflito o território alemão foi divido em dois estados:a república federativa da alemanha e República Democratica Alemã.
    Comentado por: Priscila P. Bittencourt 2Md

    ResponderExcluir
  17. Conforme a fala da colega, Tarciane, que explicou a respeito do termos Tigres Asiáticos, precebe-se que, entre os anos de 1960 e 1990, ocorreu um alto índice de crescimento nos setores industriais em alguns países asiáticos que foi denominado Tigres Asiáticos. Este crescimento é devido da abundante quantidade de mão-de-obra disponível no mercado,os incentivos tributários e o baixo custo para instalação de empresas oriundas também interferiu para o crescimento. Os Trigres siáticos produzem produtos de informática e produtos eletrônicos que são distribuídos por todo o mundo.

    ResponderExcluir
  18. Conforme a fala do colega Paulo vitor,que explicou que a China era um pais politicamente socialista que abriu-se a porta para o comercio estrangeiro.A China faz parte dos tigre assiatico que foi importante para o polo economico no extremo da Asia,hoje em dia a China possui as empresas mais conhecidas no mundo por ter as melhores reservas.A sua exportaçao atinge em media de 300 bilhões de dóllares enquanto a brasil so atinge 60 bilhões.

    ResponderExcluir
  19. Conforme a fala da colega Samara que esplicou sobre os Tigres Asiáticos. A economia dos países que participam dos Tigres Asiáticos é bem competitiva por ter seus trabalhadores bem disciplinados. A mão-de-obra nesses países é bem barata, então o custo dos produtos é mais acessível(barato em relação aos outos países) por não ter muito custo com os trabalhores. Por ser um produto barato e competitivo, esses países tem que ter muita dedicação por seus produtos entrarem nos outros países, pois os países adotam uma taxa muito alto para que não percam concorrência de produtos de origem, por que os produtos dos Tigres Asiáticos é bem mais acessível.

    ResponderExcluir
  20. Estarei comentando a frase 23 do aluno João Antônio.
    Em 1990 ainda existiam duas Alemanhas, da qual a Alemanha Oriental fazia parte da aliança militar do bloco econômico socialista, houve a proposta de reunificação mais não foi bem aceita pela França, Grã-Bretanha e outros países da Europa, mas o Pacto de Varsóvia deu fim da Aliança socialista e assim teve o fim do problema geopolítico e ficou existindo apenas uma Alemanha.

    ResponderExcluir
  21. Daniela Coelho - 2°MD18 de setembro de 2009 às 15:16

    Estou comentando a frase 19 da aluna Paula que nos contou um pouco da crise Socialista e o fim da Guerra Fria. Lenin foi o precursor da Revolução Socialista, e com a ajuda da igreja aplicou um governo burocrático. Mesmo a com a economia crescendo num processo acelerado a sociedade não estava satisfeita,pois queria um socialismo mais democrático, sendo assim o último líder Gorbatchev implantou a Perestroika (abertura da economia). Essas reformas fizeram com que houvesse uma crise no socialismo, sendo assim o primeiro líder democrático: Bóris Yelstin, que ficou marcado pelo governo corrupto e faminto, privatizou empresas de uma maneira desorganizada e com o fim da Guerra Fria se deparou com a Nova Ordem Mundial, onde o terceiro mundo ficava cada vez mais pobre.

    ResponderExcluir
  22. Jéssika Martins 2º MD18 de setembro de 2009 às 15:29

    Diante da necessidade de manutenção da integração economica da ex república soviética,visto que não gozavam da autonomia nesse setor para se inserirem no mercado internacional.
    Conforme a fala da Luana Simão,a URSS sofreu queda na economia,mas houve uma reforma chamada perestróika feita por Govarchev,mas não deu certo por várias razões,formando então,caos economico e o fim da URSS.

    ResponderExcluir
  23. Camila Costabeber 2ºMD18 de setembro de 2009 às 15:39

    Conforme a explicação do colega Romário que explicou a respeito das medidas tomadas por Cuba no final da Guerra Fria, ouve estrada de investimentos estrangeiros, também ouve a entrega de terras para proprietários rurais e empresas privadas, dando fim às fazendas estatais para suprir o comércio exterior, aproveitando a mão de obra do próprio país que e bem qualificada, ouve um grande crescimento na economia. Apesar de abrir seu capital estrangeiro não transformou a economia em capitalista continuou sendo socialista mais de caráter misto. As empresas públicas são grandes e dominantes sobre as empresas privadas. A grande critica ao governo socialista e o autoritarismo e a falta de democracia.

    ResponderExcluir
  24. Segundo o comentario do Breno frase(5), o período entre Primeira Guerra Mundial(1918),como toda guerra,foi marcada por crises econômicas,políticas e sociais em vários países.
    Terminado o primeiro comflieto mundial os EUA ara a nação mais poderosa e rica do mundo.
    Os países europeus fizeram muitos empréstimos com os EUA visando a reconstrução dos países destruidos pela guerra.Assim os EUA se tornaram muito prósperos gerandoo euforia social.Os empresários americanos se entiqueceram.Exportavam homens de negócio, ate mesmo aqueles das camadas mais humildes tiveram sucesso,se tornaram prósperos.Essa riqueza gerou nos EUA um novo estilo de vida o "american Way of life",baseado na febre de produtos industrializados,mas essa ambudância se tornou em ilusão para amaioria no povo norte-americano.
    Nome: Samara Gelain 2md

    ResponderExcluir
  25. Ronaldo Xavier - 2º MD18 de setembro de 2009 às 16:34

    Conforme a fala da colega, Bruna Vieira, que explicou sobre a crise de 1929, percebe-se que os EUA viviam um momento "tranqüilo" em sua economia no século XX. A partir de 1925 os EUA começou a passar por dificuldades econômicas que 4 anos depois acabou transformando-se na crise de 1929.
    Vários países Europeus que dependiam dos produtos que vinham dos EUA acabaram, também, entrando em crise.
    Os EUA era o principal comprador de café do Brasil, com a crise, fez com que os americanos diminuíssem a compra desse produto, fazendo com que o Brasil também fizesse parte dessa crise.

    ResponderExcluir
  26. João Guilherme Soares Junior 2MD18 de setembro de 2009 às 16:42

    Conforme a fala da colega Lizandra,percebe-se que sob a forte ameaça de sofrer bombardeios da OTAM finalmente os sérviobósnios cederam as pressões dos EUA e então foi assinado o Acordo de Dayton que dividiu a Bósnia em duas partes: Federação Croata-Muçulmana(51% do território) e a República Servia da Bósnia (49% do território). Em 98, os EUA apoiado pela Grã-Bretanha pretendiam usar a força para obrigar Saddam Hussein a deixar os emissários da ONU inspecionar o Iraque em busca de armas químicas e nucleares proibidas, o ataque só foi evitado pela intervenção diplomática da ONU.

    ResponderExcluir
  27. Conforme a fala da colega, Ana Paula, que explicou a respeito da bela época, que começara em 1870 na França encerra em 1914 com a primeira guerra mundial. A "Belle Époque" foi considerada uma era de ouro da beleza, provocando a paz entre a França e seus vizinhos. Neste período houve grande desenvolvimento industrial, social, econômico, e a ascenção da classe trabalhadora. Com a grande "febre" para se industrializar, gera conflitos que acarretam na Primeira Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  28. Camila Costabeber 2ºMD18 de setembro de 2009 às 17:27

    Conforme a fala do colega Romário que explicou a respeito das medidas tomadas por Cuba no final da Guerra Fria, ouve estrada de investimentos estrangeiros, também ouve a entrega de terras para proprietários rurais e empresas privadas, dando fim às fazendas estatais para suprir o comércio exterior, aproveitando a mão de obra do próprio país que e bem qualificada, ouve um grande crescimento na economia. Apesar de abrir seu capital estrangeiro não transformou a economia em capitalista continuou sendo socialista mais de caráter misto. As empresas públicas são grandes e dominantes sobre as empresas privadas. A grande critica ao governo socialista e o autoritarismo e a falta de democracia.

    ResponderExcluir
  29. Conforme a fala da Jéssika que explicou a respeito da disputa do espaço que gerou a rivalidade entre Estados Unidos e União Sovietica, mostra que os EUA tinha uma grande potência em tecnologias e por isso estava a frente da URSS.

    ResponderExcluir
  30. Conforme a fala da Jéssika que explicou a respeito da disputa do espaço, pela vontade que o homem tinha de conhece-lo, gerou a rivalidade entre Estados Unidos e União Sovietica na época da Guerra Fria, porem os EUA tinha uma grande potência em tecnologias e por isso estava a frente da URSS.

    ResponderExcluir
  31. Tarciane Oliveira Souza18 de setembro de 2009 às 17:35

    Eu Tarciane estou comentando a frase 4, da Ariana .
    O Nacionalismo provocou diversos conflitos, gerando ambições de outros paises, pois um pais passou a desejar o que o outro possuia, assim um querendo ser melhor do que o outro. Podemos citar como exemplo o Império Russo que desejeva tirar da Turquia o dominio pelos estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo.

    ResponderExcluir
  32. Paulo Victor Campos Martins Lopes, 2ºMD18 de setembro de 2009 às 18:08

    Conforme a fala do colega, o César Cagnin, que explicou a respeito da divisão do Mundo após a Segunda Guerra Mundial, percebe-se que após a Segunda Guerra Mundial a Coréia foi dividida em duas. A parte sul ficou com os Estados Unidos, já a parte norte ficou com a União Soviética. Também foram divididas outras áreas importantes, sendo que todas representadas pelo Capitalismo (EUA)x Socialismo (URSS).
    Comentado por Paulo Victor Campos Martins Lopes, 2º MD

    ResponderExcluir
  33. Estou comentando a apresentação da aluna Gisella, que falou sobre o avanço tecnológico que trouxe uma explosão na comunicação de todo o mundo.
    Houve uma grande revolução nos meios de comunicação que passaram a influenciar diretamente na forma de vida das pessoas.
    Democracia e felicidade tornaram-se os temas de propaganda mais comuns no bloco soviético durante a guerra fria, diferente do capitalismo, onde a felicidade significava dinheiro e luxo. Exemplo disso, o automóvel passou a ser um dos maiores símbolos de felicidade para os americanos, e Henry Ford teve uma grande influência nesse modo vida.
    Comentado por Ludimilla - 2º MD

    ResponderExcluir
  34. Ana Paula Smarzaro 2°MD18 de setembro de 2009 às 19:16

    Conforme a fala do colega Victor sobre Fatores que favorecera o desenvolvimento aos tigres asiáticos e o investimento de capital estrangeiro como forma de se fortalecer contra o socialismo, assim como a não valorização do trabalho e seus direitos,a exploração, a má distribuição.
    Com a Ètica confucionalista surgem um equilíbrio social havendo assim crescimento econômico, maior produtividade, une-se o governo e empresas privadas.
    Incentivo a exploração e investimento estrageiro os países dos Tigres Asiáticos criaram ZPES,que não havia impostos e terrenos era dado pelo estado, e as empresas apoiava as ZPES.

    ResponderExcluir
  35. Segundo a fala da Daniela Coelho percebe-se que o Vietnã foi marcado por conflitos e guerras e também foi alvo de dominação política e econômica exercida pelos franceses, além do conflito da segunda guerra mundial também teve a guerra da Indochina, essa guerra so chegou ao fim quando os comunistas conseguiram derrotar os franceses. Com o tratado de Genebra dividiram o país em vietnã do sul e Vietnã do norte.

    ResponderExcluir
  36. Conforme a fala do colega, Lucas Gomes, que explicou a respeito da situação de separação da antiga URSS, percebe-se que com a divisão da antiga URSS, os paises não sairam bem em suas economias, como a Russia que é a que fico com a maior parte do territorio com a separação da URSS, e hoje passa por uma crise financeira onde sua moeda só cai e sua economia também.
    Muitos outros paises estão passando alguns apertos também com o fim da URSS, como os paises socialistas onde eles amargam embargos econômicos que impedem tentativas mais concretas de ingressar no mundo sem fronteiras

    Comentado por : Gustavo De Nadai, 2ºMD

    ResponderExcluir
  37. Segundo a fala da Lorena Peccini dizia que com o fim da guerra fria,com a desintegração da URSS a segunda guerra mundial ficou ameaçada pela sua bipolarização que tinha como integrante os EUA, onde era um pais capitalista e a URSS que era socialista não estava dando mais certo até que alguns paises entraram num acordo e a nova ordem era um mundo multipolar.

    ResponderExcluir
  38. Segundo a apresentação de Priscila Pires sobre a frase 42, Cuba estava vivenciando um momento de crise gerado pelo declínio do sistema socialista. Após o término da Guerra Fria, a União Soviética deixou de oferecer apoio diplomático e econômico a Cuba, pois estava se fragmentando.Cuba havia se tornado uma verdadeira vitrine do ideal marxista e obtido destaque em investimento social devido ao subsídio dado pela União Soviética. Os Estados Unidos representando a maior potência mundial, não queriam que Cuba se tornasse um modelo do socialismo na América, de modo que decretou um embargo econômico aos cubanos. Todos os países que eram aliados dos EUA não poderiam comercializar com Cuba, esta ficou praticamente isolada.Sem receber mais os investimentos da União Soviética, Cuba entrou em uma grave crise que só foi sendo superada quando este país adotou o socialismo de mercado, em que não deixou de ser socialista, mas aprovou medidas que abriram o mercado ao capital estrangeiro e favoreceram o turismo no país.

    ResponderExcluir
  39. Conforme a frase da colega Milena Gava Afim que explicou:
    A globalização é um processo que junta os paises, facilitando a troca de informações entre eles, agilizando transações e ampliando os recursos de comunicação.
    Essa troca de conhecimento gera o nacionalismo que aumenta a concorrencia entre paises. Empresas buscam a todo momento baratear os custos de produção para poderem repassar os pressos menores aos consumidores.
    Para isso buscam matéria-prima, mão-de-obra e energia baratas, sendo em sua maioria de paises subdesenvolvidos, estes por sua vez são "excluidos" do contesto globalizado, enriquecendo e ampliando o poder das grandes potências.

    ResponderExcluir
  40. Conforme a fala da Marianna,que explicou a respeito dos tigres asiáticos pude perceber que esses países emergentes necessitam de ajuda externa para manter a sua economia. Com a abertura ao mercado externo a concorrência entre os produtos nacionais e internacionais cresceram, atrapalhando o crescimento econômico dos países. Os produtos a serem exportados não tinham mais valor, quebrando assim a economia.

    ResponderExcluir