A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Mundo No Breve SéCulo Xx 2º Mb

Check out this SlideShare Presentation:

48 comentários:

  1. Conforme a fala de Alana que explicou sobre a chamada Belle Epoque, das quais os países desenvolvidos estavam passando por uma fase muito boa e o planeta estava tendo um grande aumento na economia e o avançado desenvolvimento de novas tecnologias. Com isso esses países estavam muito felizes, rebaixando os países mais pobres. Com esses altos e baixos dos páises do mundo, ia ocorrer concerteza vários conflitos, pois os países mais pobres não aceitavam ficar rebaixados querendo crescer também em sua economia e novas tecnologias. A Itália, Alemanha e Japão queriam modernizar mais ainda a sua economia, com isso deu a concorrência dos territórios imperialistas e diputavam também os mercados consumidores.

    ResponderExcluir
  2. Nathália Vieira - 2°MB16 de setembro de 2009 às 10:39

    Segundo a aluna Fernanda Rabello, que falou sobre o ínicio da guerra do Vietnã,a guerra teve ínicio devido aos conflitos que os vietnamistas tinham com os franceses que adotaram o Vietnã como colônia depois da guerra de Indochina.Assim, o país se dividiu em norte e sul sendo o sul pertencendo aos EUA e o norte a união soviética, e a guerra realmente começou quando os comunistas (união soviética) tentaram invadir a base americana do sul (EUA)

    ResponderExcluir
  3. Conforme a fala do coléga Helton, que explicou a respeito da época da Guerra Fria, em que o mundo estava dividido em dois grupos: capitalismo e socialismo. O socialismo era ligado a URSS e o capitalismo, ao EUA. Não havia conflitos diretos, mas era uma luta indireta para ver quem tinha mais poderio militar.
    Hoje o socialismo perdeu muito do poder que tinha, porque o capitalismo acabou ganhando espaço no mundo todo, com seu poder capital, sua economia e sua tecnologia ligado à maioria do países no mundo.
    Comentado por Mariana Azevedo, 2º MB

    ResponderExcluir
  4. Fábio Olioza Filho 2MB16 de setembro de 2009 às 11:30

    De acordo com a fala do Nilo Cuba não deixou de ter o pensamento socialista que ela sempre teve. Ela passou por varios problemas, ainda mais com a crise economica, fazendo ela ficar dependente do comercio internacional para vender seu produto o açucar. Ocorrendo isso tudo Cuba ficou muito mais isolada. Com o capitalismo ganhando Cuba "socialista" se mostrava como uma falsa propaganda. Hoje ela continua sendo modelo para o resto do mundo em saúde e educação.

    ResponderExcluir
  5. De acordo com a explicação de Carolina Pompermaier foi que com o fim de conflitos entre a 2ª Guerra Mundial e a Guerra Fria uma nova ordem foi instaurada. Essa ordem foi os conflitos de dois espaços socioecônomicos: o bloco socialista e o capitalista. A Guerra Fria foi um corrida armamentista, que se baseava em uma disputa de quem possuia mais poder nuclear e militar, mas esse conflito na Guerra Fria não foi direto, por que levaria a uma destruição nuclear do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Comentario referente a FRASE 07 de BETINA FREITAS

    A Segunda Guerra começou com um Tratado de Paz, em que Hitler desrespeita o Tratado de Versalhes, invadindo a Polônia, iniciando a Guerra de proporção Mundial, em que as forças do Eixo formado pela Itália, Alemanha, Japão confronta os Aliados formados pelos EUA, Inglaterra, França e URSS. Esses conflitos se desenvolveram no norte da África e Países do Oceano Pacífico. E com a crise de 1929 que atingiu os EUA, e assim tomou uma proporção mundial pois os EUA financiavam praticamente todas as principais nações européias envolvidas na 1ª Guerra Mundial. Gerando miséria e decadência dessas nações. Assim, com a decadência (miséria etc.)de nações como Itália e Alemanha, seurgem os partido de extrema direita. E para finalizar, os EUA jogam as bombas de Hiroshima e Nagazaki, totalmente desnecessárias, o que garantiu a ascensão militar e imperialista que começou a partir daí ser provada para o mundo (imperialismo amerciano).

    ResponderExcluir
  7. Jéssica Santana - 2ºMB16 de setembro de 2009 às 17:51

    Conforme a fala da colega Keila Fioredo, que explicou a respeito da glasnost e da perestroika, percebe-se que a URSS investia mais em armamento do que na sua população, ao contrário dos EUA que investia em sua população e assim lucravam. Quando Gorbatchev entrou no poder, na União Soviética, ele criou a GLASNOST que dava "liberdade" ao povo, ou seja, a democracia, e a PERESTROIKA, que abria a economia do país para o mercado externo. A Glasnost e a Perestróika só contribuiram para o declínio da URSS, e assim, em dezembro de 1991 a URSS chega ao fim, e todos seus estados, passaram a ser independentes, porém, esses paises não tinham estrutura para as pressões externas, e por isso, foi criada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), para "ajudar" esses países que foram prejudicados com o fim da URSS.
    A imagem que a Keila utilizou, mostra a "Era Gorbatchev". a primeira mostra um "acordo" entre os Estados Unidos e a União Sovietica, ou seja, a perestroika, e a segunda mostra um livro, cujo nome é: "GLASNOST E PERESTROIKA, A ERA GORBATCHEV".

    ResponderExcluir
  8. Segundo a frase 15, da aluna Gabriela Prado, do 2ºMB, que falou sobre a Revolução Cubana, ocorrida no ano de 1959, liderada por Fidel Castro, o capitalismo estava muito forte e esta revolução foi para que este imério norte-americano enfraquecesse.Com o apoio da URSS, Cuba tornou-se socialista. A reforma agrária e a nacionalização das empresas foram duas das principais medidas adotadas e as prioriadades do Estado eram a saúde e educação.Foram estabelecidads metas de produção, direcionamentos de investimentos e a distribuição das mercadorias, assim como o mercado, foram conduzidos pelo Estado. Comentado por Mirela Scaramussa- 2ºMB

    ResponderExcluir
  9. Conforme a fala da colega, a Mayara, que explicou a respeito da globalização, percebe-se que a globalização da economia espera ter uma maior integração da cooperação entre alguns países. A globalização não dá conta do nacionalismo, por isso ainda existem os excluídos, aqueles que não fazem parte dos Estados Nacionais. As nações que são excluídas são apartadas do direito a um território, isso gera conflitos políticos, étnicos, religiosos e até mesmo tribais. Na atual globalização não tem espaço para as nações que, por mais que seja direito delas ter um território, não formam um Estado e não apresentam uma boa opção de economia.

    ResponderExcluir
  10. baseado na apresentação do aluno Antônio

    A Crise de 1929 causou muitas dificuldades econômicas no mundo, como o desemprego, fechamento dos bancos, falencias e etc...
    O Brasil também foi muito atingido pela crise, por ser um exportador de café e seu maior comprador ser os E.U.A, e a crise ter se originado nesse país, por isso, o café brasileiro foi muito desvalorizado e grande parte de sua produção foi queimada em uma tentativa de valorizar o produto.

    Renan Perim - 2º MB

    ResponderExcluir
  11. Conforme a fala do Alam da Costa que explicou a respeito da Frase 1, onde demonstra que os países europeus junto com os EUA tem exercido uma grande influência no resto do mundo, principalmente em países subdesenvolvidos. Eles usam seus métodos imperialistas de domínio e influência para dominar os países que desejam, isso lembra também praticas antigas de meios de colonização para exploração com argumentos de bem e progresso. Sabemos que não é verdade já que eles se aproveitam e tiram-lhe os recursos naturais bens preciosos, desrespeitando assim os povos que são explorados.

    ResponderExcluir
  12. Ludymilla Paineiras 2º MB17 de setembro de 2009 às 14:16

    De acordo com o que o Aluno Igor explicou A corrida espacial foi um marco na Guerra Fria, foi um “jogo” de interesse do capitalismo x socialismo respectivamente EUA e URSS. Está corrida começou quando a União Soviética mandou par o espaço um satélite espacial chamado de Sputnik e como os Estados Unidos não queria se dar como vencidos anos mais tarde exatamente no ano de 1969 mandando pra o espaço o homem para lua. Esses avanços tecnológicos envolveram questões culturais para saber qual era a maior potencia daquela época. Com esses conflitos ideológicos o mundo naquela época virou bipolar, com essa bipolarização a França não concordando com essa divisão do mundo foi as ruas protestar assim ocorrendo o “movimento de Praga” que foi liderado pelo socialismo

    ResponderExcluir
  13. Carolina Pompermaier - 2ºMB17 de setembro de 2009 às 14:29

    Conforme a fala do colega, Rafael Matos, que explicou a respeito dos Tigres Asiáticos que tinham como característica as quatro economias. Alguns fatores favoreceram o desenvolvimento, como investimento de capital estrangeiro para fortalecer o capitalismo contra o socialismo; o planejamento econômico; entre outros.
    Eles apoiavam a mão-de-obra barata, com salários remunerados e não investia na instalação de empresas e cobrava impostos altos. Esse nome que foi adotado, teve como modelo o crescimento econômico voltado para a exportação.

    ResponderExcluir
  14. Gabriella Casagrande Fachim17 de setembro de 2009 às 14:41

    Conforme a frase 38 da Milena Savignon o sul da china adotou o capitalismo, se abrindo para o comercio estrangeiro, pois se toda a china continuasse socialista, ela iria acabar se afundando. A china ainda é considerada socialista, mas cedeu um espaço ao capitalismo, porque sua economia precisava de alterações nas condições sociais, fazendo com que ela tivesse uma estrutura na esfera econômica. Escolheram a região sul do país para se tornar capitalista, para deixar o “coração” da china isolado das influências que viriam acontecer.

    ResponderExcluir
  15. Fernanda Vilela - 2°MB17 de setembro de 2009 às 14:52

    De acordo com a explicação de Murilo Lima de Matos (Frase 40), que explicou a respeito do crescimento da China e dos Tigres asiáticos a partir das ZEPs, entende-se que a China é atualmente, uma nação muito importante para a economia mundial, já que é dela que vem parte dos investimentos, tanto no Brasil, quanto para outros países, como por exemplo, os EUA. Entretanto, essa importância só começou a aparecer depois que a China foi aceita na OMC (Organização Mundial do Comércio). Atualmente é uma das economias que mais crescem no mundo, com destaque em importações e exportações. Semelhante aos Tigres Asiáticos (Coréia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura) que cresceram através da exportação, de sua mão de obra barata, investimentos educacionais e pelo crescimento do Japão, já que suas empresas financeiras cresceram muito, aumentando sua área de atuação. A China e os tigres asiáticos obtiveram lucros ainda maiores depois da implantação das ZEPs, diferentemente do Brasil que às implantou mas não possui todas em funcionamento, apenas 4 de 17 ZEPs.
    Comentado por Fernanda Vilela Martins, 2°MB.

    ResponderExcluir
  16. Mayara Carlette Zóboli - 2ºMB17 de setembro de 2009 às 15:13

    Conforme a fala da colega, Giovanna, que explicou a respeitoda Política de Coexistência Pacífica, criados pelos governos do EUA e a União Soviética, uma espécie de acordo, com a intenção de reaproximação desses países, porém essa política não foi suficiente para conter os conflitos, pelo contrário, aumentou, reativou a rivalidade nos anos 80; No final dessa década a guerra fria acabou, quando houve a separação da URSS, que foi símbolo da decadência do socialismo. Contudo, Cuba que, durante a bipolarização representante do bloco socialista (da união soviética) na américa latina, continuou mantendo o tradicionalmente mantendo o antigo sistema.

    Comentado por Mayara Carlette Zóboli - 2ºMB

    ResponderExcluir
  17. Caroline Arantes, 2ºMB17 de setembro de 2009 às 15:16

    Conforme a fala do colega, Pedro Henrique, que explicou a respeito da situação política de Cuba após a Guerra Fria, pude entender que com o fim dessa Guerra, Cuba se tornou um país socialista, e como se localizava em meio a vários países capitalistas acabou ficando isolado geograficamente. Assim teve que tomar decisões para impedir que o país fosse à falencia, para manter sua economia estável. Uma dessas medidas foi a liberação da entrada de investimentos estrangeiros e a privatização de empresas.
    Apesar dessa abertura, Cuba se manteve socialista e seu regime continuava ditatorial. O que acaba sendo alvo de várias críticas para o país.

    Comentado por Caroline Arantes S. Carlette, 2ºMB

    ResponderExcluir
  18. De acordo com a apresentação do Rafaelle e com a frase número 27, pude observar que com a determinação da Casa Branca, em 1992, os EUA, autorizados pela ONU, invadiram a Somália, com o objetivo de socorrer um país miserável envolvido em uma guerra civil. Com essa invasão, os EUA, na condição de única superpotência mundial, passaram a agir sem encontrar resistências internacionais muito significativas em demais países mundiais, apenas comprovavam aquilo que não era mais novidade, ele tinha domínio sobre qualquer região. As operações em outros países determinadas por Washington, que após a guerra do Iraque, em 91, havia ganhado o controle militar sobre o Golfo Pérsico, não ficou apenas na Somália. A Somália controlava uma rota de importância mundial estratégica, por servir os petroleiros que abastecem o Japão, a Europa e os EUA. Assim também podendo dizer que essa invasão teria outros interesses.

    ResponderExcluir
  19. Caroline Carlette - 2º MB17 de setembro de 2009 às 17:23

    Conforme a fala do colega, Pedro Henrique, que explicou a respeito da situação política de Cuba após a Guerra Fria, pude entender que com o fim dessa Guerra, Cuba se tornou um país socialista, e como se localizava em meio a vários países capitalistas acabou ficando isolado geograficamente. Assim teve que tomar decisões para impedir que o país fosse à falencia, para manter sua economia estável. Uma dessas medidas foi a liberação da entrada de investimentos estrangeiros e a privatização de empresas.
    Apesar dessa abertura, Cuba se manteve socialista e seu regime continuava ditatorial. O que acaba sendo alvo de várias críticas para o país.

    Comentado por Caroline Arantes S. Carlette, 2ºMB

    ResponderExcluir
  20. Conforme a fala da aluna Jéssica Santana, em 1977 foi estabelecido o prazo para os EUA entregar o Canal do Panamá ao país de direito, o Panamá, só que o governo americano não estava de acordo. Esse canal era um local de grande importância para os interesses do governo americano. Na época em que a Guerra Fria estava vigente, o Comando Sul atuava contra a invasão comunista na América Central. Quando o comunismo chegou ao fim e Washington não se sentia mais ameaçado, os EUA passou a justificar sua persistência na canal para combater o narcotráfico. Na imagem, mostra o Canal do Panamá com o Comando Sul instalado nele.

    ResponderExcluir
  21. Betina de Freitas-2ºMB18 de setembro de 2009 às 10:41

    Conforme a fala da colega, Raysa,que explicou a respeito dos Tigres Asiáticos, percebe-se que esse grupo reune alguns países asiáticos como: Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sul e Taiwan. Esses países que integram os Tigres Asiáticos não são países que pertencem a blocos econômicos, ao contrário, conseguiu seu desenvolvimento por possuir mão-de-obra barata no mercado, gerando uma grande desvalorização nos salários dos empregados. Outro fator que contribuiu para esses países pertencerem a esse grupo é o fato deles fazerem investimentos com baixo custo, voltadas para a exportação, onde acumulam capitais para investir em produtos eletrônicos que são usados em todo o mundo.

    ResponderExcluir
  22. Igor Abdala Bronzon 2°Mb18 de setembro de 2009 às 11:28

    Vou comentar a frase da Ludymilla(frase 33) que fala sobre globalização econômica e Nova Ordem Mundial. Essa frase mostra como o neoliberalismo agiu na Europa e o porquê dele não ter dado muito certo.
    Na Nova Ordem Mundial a bipolarização acabou e com isso, varias novas potências nasceram no mundo, mas principalmente na Europa. Na Europa o conceito sobre neoliberalismo foi implantado pela vitória americana na Guerra fria, mas ainda assim havia um pé atrás por parte de alguns países europeus, como Alemanha, Itália e Inglaterra. O maior medo desses países era a falta de controle sobre sua economia e a invasão do capital americano, que poderia abalar facilmente o mercado europeu em uma eventual crise dos EUA.

    comentado por : Igor Abdala Bronzon 2°MB

    ResponderExcluir
  23. Conforme a fala da colega Mirela Scaramussa que explicou sobre as ZEE's Chinesas, as empresas que nelas se instalam podem escolher seu próprio plano de desenvolvimento,desde que tenham como mantê-las,além de contar com a mão-de-obra mais barata do mundo, tornando os preços dos produtos inalcansáveis no mercado internacional,mas isso gerou algumas consequências negativas como:altas taxas de investimento e invasão de mercadorias chinesas para o mundo,aumentando assim a procura por seus produtos. Adotaram medidas semelhantes às dos Tigres Asiáticos: baixos impostos, isenção total para a implantação de máquina e equipamentos industriais entre outros.

    ResponderExcluir
  24. Joana Mozer Marchiori, 2ºMB18 de setembro de 2009 às 13:24

    Conforme a fala da colega Kaylane, que explicou sobre as intervenções norte americanas nos conflitos mundiais, após a queda do Muro de Berlim, os Estados Unidos começaram a articular cada vez mais estratégias para alcançar seu papel no cenário mundial. Para realizar essa tarefa, ele intervia em alguns conflitos que aconteciam no mundo, sempre com interesses e visando alcançar seus objetivos. Um exemplo disso foi a intervenção feita juntamente com a ONU e a OTAN na Guerra Civil da Bósnia. O governo norte americano impôs um acordo às forças em conflitos, que acabou por apenas pacificar a região, sem resolver as reais causas da guerra. Outro exemplo foi na guerra do Golfo Pérsico, onde o objetivo principal era convencer Saddan Hussein a permitir que emissários da ONU verificassesm o território iraquiano atrás de armas proibidas. O ataque dos EUA ao Iraque foi evitado graças a Kofi Annam, que convenceu o ditador Saddan. Esse episódio gerou muita resistência de países como a França, a Rússia, a China e alguns países árabes, que queriam que o problema fosse resolvido diplomaticamente.

    ResponderExcluir
  25. Conforme a fala da colega, Fernada Vilela, que explicou sobre a guerra do Vietnã,pode perceber que no início, a guerra era ideóligica, entre o Vietnã do Norte(comunista, influenciado pela URSS) e o Vietnã do Sul(capitalista, influenciado pelos EUA. Os EUA entrou na guerra após 4 anos, afirmando que o Vietnã do Norte atacou uma embarcação americana, o que não aconteceu. Os EUA era bem industrializado em armas e bombas, mas não conseguiu vencer por não conhecer o território. A guerra teve seu fim após a assinatura dos norte-americanos do acordo de París, em 1973. Mas a guerra acabou mesmo 3 anos depois,em 1976, com a vitória do Vietnã do norte e logo após o fim da guerra houve a unificação do país, formando a República Socialista do Vietnã. A guerra resultou em mais ou menos 3 milhões de mortos, principalmente por causa do "agente laranja", um veneno lançado pelos EUA para desfolhar a vegetação e encontrar os vietnamistas escondidos.

    ResponderExcluir
  26. Gustavo Borges Faria de Jesus - 2°MB18 de setembro de 2009 às 15:14

    De acordo com a fala do aluno Mateus Morais, vee-se que ospaises ricos não viam nos paises sub-desenvolvidos a posibilidade de se reproduzirem,ter lucros, e tendoisso em mente, os paises do sul gastam todas as suas economias cabiais, oqueamplia o juros e aumenta a desigualdade, sendo assim o paises ricos se enriquecem cada vez mais e os pobres ficam mais pobres e mais sujeitos ao mercao financeiro externo, desestabilizando ainda mais o pais.

    ResponderExcluir
  27. Segundo o comentario da Palloma Leal, 2ªMB, frase 43, pode-se entender um polco do que aconteceu com Cuba após a queda da URSS na Guerra Fria.
    Cuba viveu uma crise após a queda da URSS, uma crise que a fez se excluir do restop do mundo capitalista e se fechar em sua "pequena" ilha socialista.Os paises, liderados pelos EUA,foram insentivados a manter um bloqueio ecônomico com Cuba, o que o fez passar por dificuldades economicas , mas mesmo assim , o lider Fidel Castro não perdeu seus ideais socialistas, e manteve por todo o seu governo.Atualmente Cuba investe sua ecônomia na exportação e sua na sua vocação para o turismo.

    ResponderExcluir
  28. Helton Dansi Scheidegger - 2ºMB18 de setembro de 2009 às 17:49

    Conforme a fala da colega Mariana Azevedo, que explicou a respeito dos países emergentes, percebe-se que os países emergentes investem seu capital para fora de suas nações, investido todo o seu capital em outros países acabam quebrando por esquecerem de sua população, esquecem dos problemas sociais e se afudam mais ainda em suas dívidas. Comentado por Helton Dansi Scheidegger 2ºMB

    ResponderExcluir
  29. Um ponto principal da apresentação do Gustavo foi a crise dos misseis que foi dita como uma grave crise internacional. Outro ponto que se destaca é a conferência de Bandung onde gerou o bloco do Terceiro Mundo, que não quis se alinhar com a União Soviética e os EUA rapidamente.
    Enquanto no Brasil o povo passou a lutar, passou a ir para as ruas em busca do fim da ditadura militar, pois todos ja estavam cansados de tanta repreção.

    ResponderExcluir
  30. Conforme a fala da colega, a Gabriela Casagrande, todas as grandes guerras que o mundo presenciou foram desencadeadas muito rápido, quase que uma atrás da outra. Logo após a 2ª Guerra Mundial e a Guerra Fria os núcleos capitalista e socialista (OTAN e Pacto de Varsóvia, respectivamente) formaram seus planos e grupos para se reerguer. (Comentado por: Milena Savignon, Frase 38, 2ºMB)

    ResponderExcluir
  31. Maria Paula Moraes Fraga18 de setembro de 2009 às 19:49

    De acordo com o comentário do Iago pode-se perceber que com a ameaça de ataque atômico entre Estados Unidos e União Soviética, protagonistas da Guerra Fria, denominado "o equilibrio do terror" o mundo temia um novo ataque. Truman, realizador da "Doutrina Truman", prometeu acabar com a ameaça dos comunista. Esse combate era o maior propósito Estado Unidense.

    ResponderExcluir
  32. conforme a fala do meu colega vitor, que explicou a respeito do haiti e eua, o governo do haiti era um governo democratico e os haitianos tentavam fugir de forma ilegal para os eua. e essa invasão criou sério problemas no governo americano. mas com a autorização da ONU os eua recebem a permição de atacar o haiti para destruir o seu torturoso governo, alem do maiis isso nao passou de uma ação humanitaria. eu acho que os eua tentou tirar vantagem em cima disso, mais como o problema rodeava o seu proprio país eles fizeram o que tinham defazer, mais mesmo assim numa tentativa de dizer ao mundo que eles nao sao tao mals.Foi uma boa estrategia de deixar o país organizado sem integrantes ilegais.

    ResponderExcluir
  33. Comentário sobre o Tema da Maria Paula, frase 34.
    Diz a respeito da Nova ordem Mundial, que apesar de ter acabado com os conflitos diretamente ligados à ação das superpotências, fez com que surgissem outros conflitos, como os conflitos de étnicos, religiosos e nacionais, esses conflitos que então, podendo ameaçar a hegemonia das superpotências mundiais durante a Guerra Fria foram mantidos de uma maneira oculta.
    Essa nova ordem fez com que aumentasse ainda mais a diferença, Ricos e Pobres ,
    Também o Norte e Sul. E abertura de mercado, um comércio mais amplo, com poucas restrições , onde todos tem relações comerciais com todos, e isso também acontece através e sob a égide da OMC – Organização Mundial do Comércio, que substituiu o GATT – General Agreement of Taxes and Trading (Acordo Geral de Tarifas e Comércio).
    Hoje, com a livre circulação de capitais, eles deslocam-se de um país ao outro de acordo com o lucro que obtiveram, se uma economia o atrai, lá estará o capital, se passar a não atrair mais, o capital será tirado e posto em outra economia que a interessará mais , e esse fluxo contínuo é de acordo com o estado e com os lucros que a economia a ser investida pode gerar, assim funciona a nova ordem.

    ResponderExcluir
  34. Roberta Calegari 2ºMB20 de setembro de 2009 às 13:43

    A aluna Amandha falou sobre o nacionalismo onde ocorreram conflitos entre povos,provocando choques.Devido a isso que o Império Astro-Húngaro ficou desestabilizado,sendo ameaçada pela vontade de independência da minoria eslava,estimulada pelo pan-eslavismo do império Russo.O nacionalismo na França era com vontade de revanche devido a derrota de 1871 e da recuperação da Alsácia-Lorena;na Europa surgiu o "barril de pólvora" e que tornaria um caos no início da guerra em 1914.
    A Europa,durante quatro anos na região dos Bálcãs soltou bombas,submarinos,tanques,aviões,gases venenosos,com isso o mundo percebeu que a Europa deixaria de ser um exemplo que deveríamos seguir.

    ResponderExcluir
  35. Rhuan Lugon Kope 2ºMB20 de setembro de 2009 às 14:06

    Conforme a fala da colega, a Ana Paula, que explicou a respeito da grande quebra da bolsa de valores de Nova York, os empresários que se diziam estar nadando em capitais, logo viram que a maioria da população não estavam dando maior importância para os produtos indrustrializados de primeiro muno, logo perceberam a grande quebra da bolsa. Visaram mais mais o aumento de produtos industrializados para o país, onde muitos não passavam de uma pequena farça americana, para pode esconder o acontecimento após Segunda Guerra Mundial. Comentado por (Rhuan Lugon Kope, 2ºMB).

    ResponderExcluir
  36. Fernanda Rabello Anholeti20 de setembro de 2009 às 14:22

    De acordo com a apresentação da Nathalia Vieira, que falou sobre a China, pode-se afirmar que a econômia da China é a 4ª maior do mundo, mesmo assim há problemas, pois a abertura política não acompanhou a abertura economica. Foram criadas as Zee's que tinham objetivo de acabar a poralização econômica que atingem os países socialistas e que afastam do capitalismo. Sendo socialista os salários na China são controlados pelo governo e os operários recebem menos remuneração do mundo, fala-se também que o índice de analfabetismo caiu. Com todo o crescimento que a China passa acredita-se que ela poderá se transformar na maior econômia mundial.

    ResponderExcluir
  37. Conforme a fala do aluno,o Lucas que explicou a respeito do fim da guerra fria que deu o fim da união soviética com isso levou aos outros países em crise pertecentes ao "bolo".Com a URSS em crise, os estados,países começaram a procurar o que fazer para superar a crise econômica.Houve também conflitos internos onde não conseguiam ingressar no mundo de hoje por ter sido socialista.

    comentado por Isabel Cristina 2°MB

    ResponderExcluir
  38. Os Tigres Asiaticos são países asiaticos subdesenvolvidos que tiveram grande destaque na economia. Suas principais características são o subdesenvolvimento, atração capitalista, mão de obra barata e desenvolvimento do parque industrial. Os tradicionais são Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura e Taiwan.

    ResponderExcluir
  39. Joana Mozer Marchiori - 2ºMB21 de setembro de 2009 às 13:12

    Corfome a fala da colega Kaylane, que explicou sobre as intervenções dos EUA nos conflitos ao redor do mundo, em especial a Guerra da Bósnia e a do Golfo Pérsico, após a queda do Muro de Berlim, o governo norte-americano procurava se fortalecer. Para isso, sempre que havia um conflito ou guerra que pudesse dar lucros para os Estados Unidos, este intervia. Um exemplo disso foi a Guerra da Bósnia, onde juntamente com a OTAN e a ONU, os EUA impuseram um acordo às forças em conflito que acabou por apenas pacificar a região, sem resolver os reais problemas que motivaram a guerra. Outro exemplo foi na Guerra do Golfo Pérsico, onde se tentava convencer Saddan Hussein a permitir que agentes da ONU vasculhassem o território iraquiano atrás de armas proibidas. O ataque dos americanos foi evitado graças a atuação de Kofi Annan, secretário-geral da ONU, que convenceu o ditador Saddan. Esse episódio gerou resistência de vários países como a China, Rússia, França e alguns países árabes, que queriam que tudo fosse resolvido diplomaticamanete.

    ResponderExcluir
  40. Mirela Scaramussa 2ºMB22 de setembro de 2009 às 18:44

    Segundo a aluna Gabriela Prado que apresentou a frase 15, Fidel Castro foi apoiado pela URSS ao romper com os EUA e fixar o socialismo em Cuba. Algumas medidas foram rapidamente tomadas, como a reforma agrária, a nacionalização das empresas estrangeiras e grandes investimentos nas áreas de educação e saúde. Essa Revolução Cubana foi uma das poucas derrotas dos norte-americanos, que fecharam totalmente suas portas para Cuba, mesmo com o fim da Guerra Fria. Atualmente, com o novo presidente dos EUA e o irmão de Fidel Castro no poder em Cuba, as relações têm melhorado muito em comparação a alguns anos. Mirela Scaramussa 2ºMB

    ResponderExcluir
  41. Segundo a aluna Sibeli que explicou a respeito do desenvolvimento da tecnologia e percebe-se que causou um grande impacto conseguindo alcançar na sociedade, uma sociedade atualizada e mais perfeita com avanços em todo planeta. No meio político causou confronto que foi um aspecto central na Guerra Fria entre o capitalismo e socialismo porque eram bastantes complexos entre a democracia e a felicidade. Os Eua para sua felicidade um automóvel já era um símbolo de idealismo nos Eua influenciando na industria automobilística criando uma construção do modo de vida americano conseguindo vencer o conflito.

    ResponderExcluir
  42. Pedro Henrique Ribeiro 2ºMB29 de setembro de 2009 às 08:37

    Conforme a fala da colega, Caroline Carlette do 2º MB, explicou sobre o mundo bipolar da Guerra Fria, que era marcado pela divisão da Alemanha e pelo muro de Berlin, barreira física construída pela Alemanha Oriental (socialista). Nesse período pós Segunda Guerra Mundial, havia o OTAN, que foi um projeto de cunho militar que tinha como o objetivo dar apoio e conquistar os países que estavam destruídos pela guerra, e, com o mesmo objetivo, havia o Plano Marshal. Esses tratados, firmados pelos Estados Unidos, garantiram a segurança desses países durante a Guerra Fria, visto que não houve nenhum outro conflito com o lado socialista na Europa. Em contra partida, a União Soviética também tinha órgãos semelhantes que contribuíram para a falta de conflito.

    ResponderExcluir
  43. Conforme a fala da colega Joana Mozer, uma das primeiras ações internacionais norte-americanas foi a invasão do Panamá, que mostrou o verdadeiro interesse dos EUA com o mundo.Naquele momento, a ideologia socialista acabava de ser “derrotada” , e a Guerra Fria tinha, recentemente, acabado, assim a Casa Branca sentia que tinha o poder de articular sobre a defesa de seus interesses em mãos.Porém foi durante a Guerra do Golfo Pérsico que os EUA consolidaram seu papel, exemplificando , seu “novo papel” no cenário mundial.
    Em 1990 Saddan Hussein ordenou a invasão e ocupação do Kuwait, com a desculpa que o pequeno país pertencia ao Iraque.O presidente americano George Bush, em contrapartida, exigiu que a ONU, adotasse uma série de medidas punitivas, incluindo um boicote ao Iraque.Então Saddan recebeu um ultimato, teria que sair do Kuwait até o dia 15 de janeiro.A crise do Golfo pérsico evidenciava a postura que os EUA tomariam dali em diante

    ResponderExcluir
  44. Conforme a fala da colega Joana Mozer, uma das primeiras ações internacionais norte-americanas foi a invasão do Panamá, que mostrou o verdadeiro interesse dos EUA com o mundo.Naquele momento, a ideologia socialista acabava de ser “derrotada” , e a Guerra Fria tinha, recentemente, acabado, assim a Casa Branca sentia que tinha o poder de articular sobre a defesa de seus interesses em mãos.Porém foi durante a Guerra do Golfo Pérsico que os EUA consolidaram seu papel, exemplificando , seu “novo papel” no cenário mundial.
    Em 1990 Saddan Hussein ordenou a invasão e ocupação do Kuwait, com a desculpa que o pequeno país pertencia ao Iraque.O presidente americano George Bush, em contrapartida, exigiu que a ONU, adotasse uma série de medidas punitivas, incluindo um boicote ao Iraque.Então Saddan recebeu um ultimato, teria que sair do Kuwait até o dia 15 de janeiro.A crise do Golfo pérsico evidenciava a postura que os EUA tomariam dali em diante

    ResponderExcluir
  45. Rafaella Soares 2º MB29 de setembro de 2009 às 16:34

    Conforme a frase do caio que é a 15, podemos entender que após a 2º guerra mundial o clima ficou tenso no mundo inteiro o que gerou a conferência de Yalta. Para poder discutir essa situação em que todos estavam passando no pós-guerra. Sabemos que os EUA e a URSS foram os países que saíram melhores da segunda guerra mundial. Os EUA preocupados com o avanço dos soviéticos que pregavam o sistema socialista buscaram se aliar a alguns paísas da península Balcânica, com isso os soviéticos para não para não ficar "atras" dos americanos criaram um "cordão de isolamento" que visava impedir a ideologia capitalista, com o desenvolvimento dessa situação gerou a chamada " Guerra Fria".

    ResponderExcluir
  46. Conforme a fala do colega Rhuan, que explicou a respeito dos fatores que favoreceram o desenvolvimentos dos Tigres Asiáticos, foram vários investimentos de capital estrangeiro, principalmente norte-americano e japonês, que visavam uma forma localização nesses paises para o fortalecimento do capitalismo contra o socialismo ainda na Guerra Fria, a exploração do trabalho que relativamente era barateado, onde a jornada de trabalho era bastante elevada e a previdência social restrita, a distribuição equilibrada de renda em relação aos paises capitalista, sendo a economia voltada para o mercado externo e também um outro fator que se enfatiza no equilíbrio social são as grandes empresas que são vistas como grandes famílias visando ordem e mais produtividade.

    ResponderExcluir
  47. De acordo com a abordagem do Fábio, a coréia passou por muitas dificuldades que no final com a morte do senhor Kin II-Sung passou seu mandato para seu filho. A coréia do norte produz muito alimento só que ainda existem muitos que passam fome pois a coréia está investindo muito em armas pois tem medo de confrontar com os EUA pois ainda é um pais socialista.A coréia do sul já um país totalmente capitalista, pois está entre os primeiros em termo de crescimento econômico.A coréia do sul é um dos tigres asiáticos pois atingiu um rápido crescimento na economia com exportações de produtos manufaturados.

    ResponderExcluir
  48. Raffaele Modugno - 2º MB30 de setembro de 2009 às 17:36

    De acordo com a apresentação da colega Kamile Dorigo, após a Guerra Fria e com o fim do comunismo, os países entraram em uma disputa pela economia global. Os países que eram socialistas abriram suas fronteiras e seu mercado para o mundo, os USA criaram uma “iniciativa para as Américas”, cujo objetivo era aumentar relações de exportação e um mercado unificado. Assim a Europa também criou a sua união no mercado e exportação em seu continente, e do outro lado do mundo havia os “tigres asiático” que também eram um pólo em expansão. Apenas o continente Africano não possuía tanta força econômica, a não ser pela África do Sul.

    ResponderExcluir