A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Mundo Multipolar 2º Mb

Check out this SlideShare Presentation:

46 comentários:

  1. Diante da explicação do meu colega, Vitor, na frase 10, ele aponta que o grande destaque da globalização econômica é no muno multipolar. Com o avanço da tecnologia principalmente nos setores produtivos, estão vendendo muito mais. Aumentando assim, cada vez mais o capital financeiro em circulação. Pode-se dizer que o grande vencedor da globalização é o mercado financeiro daí é chamado de globalização financeira.

    ResponderExcluir
  2. De acordo com a frase 45 de Rafaella Fontinato, essas relações e acordos internacionais entre países ricos serve para obter lucros a qualquer custo e sem pensar do desenvolvimento desordenado que acaba gerando problemas na distribuição de alimento, dinheiro, terras e o principal: os direitos de cada pessoa no mundo. Esses problemas não ocorrem por falta de solução ou falta de condições para sana-los, mais sim a falta de visão de países ricos e pessoas de classe social alta, que exigem um desenvolvimento a qualquer custo.

    ResponderExcluir
  3. Comentário da Frase 47 da Aluna Sibeli

    Os países de 1º mundo se desenvolvem mais na sua área urbana do que na área rural, como consequência e pelo desejo de sair lucrando a todo custo, eles exploram os países subdesenvolvidos através das inumeras multinacionais, que espalham seus produtos dentro e fora dos países subdesenvolvidos onde muitas das vezes a própria matéria prima vem daquele próprio local, deixando-os numa miséria ainda maior. Cansados de uma vida de miséria, imigrantes ao redor do globo, tentam mudar sua posição geografica, mudando para outros países que "oferecem" qualidade de vida melhor, mas muitas das vezes, encontram barreiras.

    ResponderExcluir
  4. De acordo com o slide 33,da aluna Gabriela Casagrande;assim como outros países,o Brasil se canditou para receber os investimentos produtivos da Ford,mas diferente desses,foi escolhido por esta empresa norte-americana e sediará a unidade mais produtiva e moderna automobilística do mundo no estado da Bahia.A montadora fez algumas exigências ao país eleito que não foram consideradas exageradas,pois receber esse tipo de investimento significa entrar em contato com o grande fluxo do comércio internacional e fazer uso da mais moderna tecnologia de produção e administrativa.

    ResponderExcluir
  5. Segundo a fala do colega, Matheus Morais, que explicou a respeito das redes de internet que ligam vários grupos econômicos. Estas são extremamente complexas, apesar de terem pontos bons, possuem também os negativos.Os meios de comunicação podem abrangir a agricultura, industria, entre outros, fazendo com que grupos distintos, de diferentes culturas se conectem, mas cada um com seus interesses comerciais.

    ResponderExcluir
  6. Nathália Vieira 2°MB18 de novembro de 2009 às 15:08

    O tema abordado pelo aluno Nilo fala sobre a liberdade dos fluxos do capital. Com o poder tecnologico e politico das comunicações em diversos países, raramente se ouve falar a opinião dos defensores do " capital livre" e quando isso acontece eles falam que o capital foge dos meios onde tem muito controle. Ou seja, os defensores da liberdade do capital não querem saber de monitoração, do controle do dinheiro, eles querem o capital livre, o que faz com que em países como o Brasil, o tema de controle do capital ou da falta dele não seja mencionado. A liberdade do capital abre caminhos para atividades ilegais, e por isso deve ser cobrado e exigido o controle do seu dinheiro.

    ResponderExcluir
  7. Lucas Motte Valente 2 Mb19 de novembro de 2009 às 09:20

    Com o a entrada de empresas internacionais é uma entrada de dinheiro, a onde ela exerce um poder sobre o estado por esse fator.
    O lucro que tem o local a onde vai ser escolhida por essas empresas, nao é recebido por elas tao facil assim, a uma exigencia feitas pelas transnacionais para que ela possa ser estalada no tal lugar, a onde o estado que arca com algumas das despesas da instalação.
    As transnacionais podem gerar emprego,aumento de investimos, tecnologias e lucro e etc.. Tendo esses fatores o estado aceita o gasto que vai ter com elas pois é beneficiente ao local a onde vai estar, ao país, estado.

    ResponderExcluir
  8. Mayara Carlette Zóboli - 2ºMB19 de novembro de 2009 às 09:39

    Segundo a frase 6 e o cometário da colega Milena.
    A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), deu a chance dos países de terceiro mundo terem uma certa altonomia para tomares decicões no meio mundial, o que seria muito pouco provável por serem de paises de terceiro mundo. A Opep toma a decisão de qual será o preço internacional do barril de petróleo, quem toma essa decisão são seus países-membros atuantes, e todos os outros paises do mundo (inclusive os de primeiro mundo) tem que respeitar essa decisão. Esse valor mundial, entretanto, não pode subir muito, porque senão será viavel para paises que possuem reservas petrólicas inviáveis devido ao alto custo as utilizarem, e as fontes alternativas seriam a saida para os consumidores.

    ResponderExcluir
  9. Conforme a frase 35, formulada pela aluna Kaylane, pode se concluir que os conglomerados são formas evoluídas de monopólio, na qual várias empresas se unem para tentar dominar determinada oferta de produtos ou serviços. Esses conglomerados necessitam de manter suas taxas altas, pois há uma grande concorrência internacional e eles também possuem um compromisso com seus acionistas e com a bolsa de valores. Logo, então, além do comprometimento com o consumidor, há um comprometimento ainda maior com a bolsa de valores.
    A necessidade das relações internacionais se dar devido que a partir das negociações, seus produtos possam ganhar ou perder nos “acordos” globais, os meios de comunicações possuem uma certa função em relação a isso, devido possuir o poder de informação, influência e domínio.

    ResponderExcluir
  10. Betina de Freitas 2ºMB19 de novembro de 2009 às 11:08

    Conforme a fala do colega, Caio, que explicou a respeito dos grandes conglomerados globais, que são empresas que se instalam em áreas onde predominam os megablocos. Assim, os países que estão se tornando os grandes conglomerados, acabam se desenvolvendo mais e aumentando sua participação na economia global, onde os países pobres acabam não conseguindo bons resultados, sofrendo várias consequências, como: há uma competição pelos investimentos gerados pelos conglomerados; problemas ambientais, pois há uma necessidade de se investir na exploração de recursos minerais como minério e alumínio, este por sua vez resulta em elevados custos ambientais e financeiros; controle das opiniões e poder político, pois o poder dos conglomerados mundiais faz com que os grupos controle as opiniões e o poder político. Assim, percebemos que os grandes conglomerados exercem grandes influências na economia mundial e muitas vezes acabam trazendo consequências para países pobres, que ficam com sua economia desestabilizada.

    ResponderExcluir
  11. Após o comentário do aluno Pedro do 2º mb, pude concluir que a China e a Índia estão superando outros países, destacando-se por estarem crescendo nos investimentos externos e em cima do capital especulativo, mas a China por ser um país de política socialista, faz com que o capital não percorra livremente sobre o país. Além disso, a China e a Índia, junto com o Brasil e a Rússia, formam o grupo das 'baleias', mais conhecidos como BRIC'S.

    ResponderExcluir
  12. Após o comentário do aluno Pedro do 2º mb, pude concluir que a China e a Índia estão superando outros países, destacando-se por estarem crescendo nos investimentos externos e em cima do capital especulativo, mas a China por ser um país de política socialista, faz com que o capital não percorra livremente sobre o país. Além disso, a China e a Índia, junto com o Brasil e a Rússia, formam o grupo das 'baleias', mais conhecidos como BRIC'S.

    ResponderExcluir
  13. Por causa de algumas doenças que tomaram conta dos paises subdesenvolvidos não terem tido quase nenhum retorno financeiro, elas foram "deixadas de lado", contrariando este fato, nos paises desenvolvidos a população vem gastando uma grande quantidade de dinheiro para fazer cirurgias cardiovasculares pois simplesmente estão "comendo demais", e o pior, alimentos com alto valor calórico. A imagem faz referência ao mundo capitalista, no qual o dinheiro é a base de tudo (tanto por parte da TV,quanto na medicina), fazendo com que a medicina deixe de lado a função de salvar tantas pessoas dos paises mais necessitados que sofrem com diversas doenças graves, isto é, aonde há dinheiro, há poder e vantagens sobre tudo.

    ResponderExcluir
  14. Com a fala da Natália, podemos perceber que os meios de comunicações estão influenciando demais a cultura e/ou a sociedade onde está acontecendo esse ato.Com essas atitudes percebemos que hoje em dia o dinheiro é que comanda tudo, por exemplo uma empresa quando quer destacar seu produto para venda, ela faz de tudo para que não fique no prejuizo, ela (a empresa), e até mesmo politicos usam o meio de comunicação como um meio que se torne uma principal via para "influenciar" as pessoas em geral.

    ResponderExcluir
  15. Segundo o comentário da Carolina, pude perceber que os conglomerados são bastante importantes para a economia de um país, já que eles lidam com o comércio e com grande quantidade de capital. A presença de uma empresa desse porte é importante para o Brasil, porque com a globalização ele vai ter contato com esse capital e crescer econimicamente. Assim recuperando o capital investido e lidando com capital estrangeiro.

    Caroline Arantes Simmer Carlette, sobre a frase 34.

    ResponderExcluir
  16. Milena Savignon, frase 06.19 de novembro de 2009 às 15:52

    Segundo a frase 29 da aluna Mayara os países mais ricos (chamados desenvolvidos) tem mais condições para evoluir ainda mais nos ramos de informática, farmácia e telecomunicações. Já os países subdesenvolvidos não tem condições para bancar o desenvolvimento, então seus produtos não serão tão evoluidos e tão consumidos quanto os dos países ricos são e serão, já que possuem qualidade inferior e alto custo (tendo, por isso, o preço mais elevado). E a diferença entre as produções dos países desenvolvidos e dos subdesenvolvidos tende a aumentar ainda mais. Comentado por Milena Savignon, frase 06, 2º MB.

    ResponderExcluir
  17. Mirela Scaramussa - 2°MB19 de novembro de 2009 às 16:17

    Conforme a frase 42 do aluno Murilo,as atividades ilegais como tráfico de drogas, de armas ou qualquer outro produto não aceito pela lei é impulsionado pela estrutura ruim de bancos internacionais. Certos bancos procuram saber referências da origem de grandes quantias depositadas ou o destino das sacadas, tendo controle. Mas, bancos como por exemplo o da Suíça, não se importam com grandes quantias, e acabam dando liberdade àqueles que praticam atividades ilegais. Mirela - 2°MB

    ResponderExcluir
  18. Conforme a frase 20 do aluno Lucas Motte, podemos concluir que por causa de doenças que tomaram conta dos países subdesenvolvidos não terem tido quase nenhum retorno financeiro, elas foram "deixadas de lado", contrariando esse fato, nos países desenvolvidos, a população gasta uma grande quantidade de dinheiro para pagar cirurgias cardiovasculares, pois simplesmente estão comendo demais, e o pior, alimento com alto valor calórico. A imagem faz referência ao capitalismo mundial, onde o dinheiro é a base de tudo( tanto para Tv, quanto para a medicina) no qual faz com que a medicina deixe de lado a função de salvar tantas pessoas de doenças que atacam grande parte dos países mais necessitados, isto é, aonde há dinheiro, há mais poder e vantagens.

    ResponderExcluir
  19. Na frase da Mariana Azevedo podemos ver mais uma vez a tecnologia prova o lado positivo da sua evolução. Se antes precisavam de homens e suas forças para fazer funcionar um barco, um navio, hoje tudo tem sido feito por máquinas, por controles.Vemos isso pricipalmente no meio econômico, nos portos e nas industrias, que se ligam por todo o mundo e agora todos do globo conhecem um pouco do trabalho de cada região, de casa país. Fazendo assim a economia crescer e ser um fator importantissimo para o crescimento de um lugar.

    ResponderExcluir
  20. Carolina Pompermaier - 2ºMB19 de novembro de 2009 às 17:19

    De acordo com a frase 37 da Caroline Carlette, os Bancos centrais sairam ganhando com a abertura do mercado internacional, que não tem limites de circulação e de acumulação, não respeita as fronteiras. Os bancos centrais sobrevivem do capital estrangeiro, que saiu ganhando com a globalização, e teve maior circulação, e hoje em dia as economias e suas nações estão dependendo do capital estrangeiro.

    ResponderExcluir
  21. Carolina Pompermaier - 2ºMB19 de novembro de 2009 às 17:21

    De acordo com a frase 37 da Caroline Carlette, os Bancos centrais sairam ganhando com a abertura do mercado internacional, que não tem limites de circulação e de acumulação, não respeita as fronteiras. Os bancos centrais sobrevivem do capital estrangeiro, que saiu ganhando com a globalização, e teve maior circulação, e hoje em dia as economias e suas nações estão dependendo do capital estrangeiro.

    ResponderExcluir
  22. De acordo com a frase 18 de Eduardo o mundo subdesenvolvido é um sério dependente de tecnologias internacionais, tendo como interesse o lucro. As conseguências de existências de um desenvolvimento tecnológico baseada na competição de lucro máximo e não para a contabilidade dos países pobres.O domínio quase completo do investimento no produçao agrícula, comercialização e produçao agrícula, os grandes países que tem ligações com a alimentação, detêm em suas mãos todo ciclo dos alimentos principais, constituindo para todo o mundo uma grave questão estratégica.

    ResponderExcluir
  23. Conforme a fala do aluno,Igor, que explicou os capitais existentes no mundo que são o capital financeiro que seria qualquer meio que representa riqueza ou outros estilos de capital,e o capital expeculativo que busca apenas obter vantagens de uma determinada situação, não trazendo qualquer tipo de benefícios para a economia ou para o setor no qual se encontra o investimento. E o capital que tem grande influencia em todo mundo é o capital financeiro pois é globalizado.Uma frase que podemos destacar neste trabalho é a seguinte quem tem o domínio do capital também domina o mundo com isso consegue prevalece-se como a potência mundial como por exemplo os EUA(Estados Unidos da América).

    ResponderExcluir
  24. Raysa Marconsini 2ºMB20 de novembro de 2009 às 09:48

    Comentário sobre a frase 46 do Renan Perim.

    Os grandes conglomerados mundiais, muitas vezes utilizam a articulação com países desenvolvidos, através de orgãos internacionais como o G-8, ONU e FMI para gerar destruição ambiental e social,guerras muitas vezes desnecessárias. Ou seja, o poder econômico dos grandes conglomerados, o poder político dos países deenvolvidos, e que concentram a participação em orgãos internacionais importantes, para articular e tomar decisões que prejuducam os países pobres, e os beneficiam. Exemplos são intervenção desnecessárias em guerras, destruição ambiental e social. Portanto o uso do poder e destruição para resolver o problema.

    ResponderExcluir
  25. Ludymilla Paineiras 2º MB20 de novembro de 2009 às 09:49

    De acordo com o Trabalho da Aluna Maria Paula a falta de controle no capital q entra no país, proporciona facilidades para o crescimento de atividades ilícitas , como o contrabando, trafico e a prostituição, esses beneficios que o mercado negro possui acaba prejudicando os cofres do governo e desviando para cofres particulares dessa forma beneficiando a menoria.

    ResponderExcluir
  26. Roberta Calegari 2°MB20 de novembro de 2009 às 10:06

    A frase 25,do aluno Rhuan,fala sobre os dominios que a tecnologia tem,e que quase sempre são situadas nos megablocos.
    Informa também sobre o que as sedes dos conglomerados mundiais dominam.

    ResponderExcluir
  27. De acordo com a explicação da Mirela Scaramussa sobre o "livre comércio", pode perceber que este tem o apoio dos meios de comunicações como meio de iguladade dos países. Mas essa iguldade não acontece, sendo feita em sua grande maioria por países de grande potência econômica e tecnológica (países do Norte). Com isso, os países subdesenvolvidos acabam tendo poucas oportunidades no mercado mundial, e quando conseguem algumas relações comercias, os produtos acabam saindo mais barato. Com essa desiguldade no "livre comércio", por um lado gera uma grande concentração nas mãos de poucos milionários e por outro lado gera pobreza e muitas desiguldades nos países subdesenvolvidos (países do Sul).

    ResponderExcluir
  28. Conforme a frase da colega Roberta, que falou a respeito dos simbolos da guerra fria que são a OTAN e o Pacto de Varsóvia, são liberadas pelos EUA para defender o capitalismo, mesmo com o fim do Pacto de Varsóvia, não houve paz.
    A otan continua com o objetivo de defender a minoria, e atualmente esta se expandindo para o leste Europeu.
    Comentado por Rhuan Lugon, 2ºMB

    ResponderExcluir
  29. Jéssica Santana - 2ºMB20 de novembro de 2009 às 10:21

    É contraditório os países mais ricos serem os representantes da OMC, que é um orgão que visa equilibrar o comércio mundial, tendo em vista que esses mesmos países mais ricos adotem medidas protecionistas, que tem como objetivo reduzir o volume de importação.

    ResponderExcluir
  30. Conforme a frase 27 do Gustavo, as transnacionais são empresas que possuem uma parte significativa de seus negócios no estrangeiro.
    Há no mundo mais de 60 mil conglomerados empresariais que empregam milhões de trabalhadores de países desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Todo ano essas empresas arrecadam 2/3 da mercadoria industrial do comércio mundial.

    ResponderExcluir
  31. Vou comentar a frase 19 de Giovanna.

    Com a grande dominação da tecnologia, em todos os setores, porém dando preferência ao alimentício, o meio ambiente também sai afetado, já que, como exemplo os produtos geneticamente modificados, são conseqüências feitas pelo homem para o meio ambiente. Entre outras conseqüências, podemos citar o surgimento de novas pragas, com a disseminação de monoculturas e o aumento no uso de defensivos agrícolas, surgindo então conseqüências mais graves a todos. A medicina às vezes não tem nenhum efeito, e a pessoa acaba pagando um preço muito alto e que não previnem as doenças.

    Raffaele Modugno

    ResponderExcluir
  32. Vou comentar a frase 19 de Giovanna.

    Com a grande dominação da tecnologia, em todos os setores, porém dando preferência ao alimentício, o meio ambiente também sai afetado, já que, como exemplo os produtos geneticamente modificados, são conseqüências feitas pelo homem para o meio ambiente. Entre outras conseqüências, podemos citar o surgimento de novas pragas, com a disseminação de monoculturas e o aumento no uso de defensivos agrícolas, surgindo então conseqüências mais graves a todos. A medicina às vezes não tem nenhum efeito, e a pessoa acaba pagando um preço muito alto e que não previnem as doenças.

    Raffaele Modugno

    ResponderExcluir
  33. Joana Mozer Marchiori 2ºMB20 de novembro de 2009 às 12:03

    As maiores das grandes corporações multinacionias, atualmente, são aquelas ligadas a produção de petróleo e ao setor automobilístico. Elas são compostas por grupos de acionistas que, muitas vezes, possuem participação em várias outras empresas. O setor financeiro controla grande parte do setor produtivo, que dá destaque ao setor estatal, que por sua vez, destaca os Bancos Centrais. Os Bancos Centrais são entidades públicas mantidas pelo governo de um país, mas são comandadas pelo setor produtivo.
    Esses são alguns aspectos da chamada globalização financeira, que é marcada pela facilidade de mover capitais, o que gera um maior número de transações e traz maior lucro para as citadas corporações multinacionias.

    ResponderExcluir
  34. Segundo a explicação da aluna Raysa,
    Os meios de comunicação vêm exercendo enorme influência e persuasão de pessoas e países.São utilizados para despertar o nacionalismo nas pessoas para que elas possam instigar e apoiar as guerras. Essas guerras deixam muitas marcas negativas para diversas famílias, perdas que para sempre serão muito dolorosas. Além de influenciar as pessoas para apoiarem a guerra, a mídia, mostrando o lado ruim e as dores da guerra, torna as pessoas alienadas.

    ResponderExcluir
  35. Maria Paula Moraes Fraga20 de novembro de 2009 às 12:38

    Na frase 40, da Ludymilla, percebe-se que que o luxo de ser favorecido pelo o fluxo de capitais pertence aos dominantes de tecnologia e aos participantes de megablocos. Os problemas, as discussõeoes relacionadas a desigualdade nos fluxos de capitais são relacionados a toda dominação existente.

    ResponderExcluir
  36. Eu Alan comentarei o trabalho da Alana Borelli que trata da industria alimenticia, que retrata a realidade dos alimentos que chegam a nossa mesa, passando por varias maquinas tecnologicas ajudando o desenvolvimento e no consumo.
    Isso pode ser bom e tambem ruim, pois o que vem da tecnologia, pode ser meio suspeitavel pelo simples fato da forma de higienização das máquinas. E pode ser bom tambem, porque como ja foi dito, ajuda no desenvolvimento e consumo das pessoas.

    ResponderExcluir
  37. Comentário da Frase 31...
    Ao analizar-mos o que foi dito na frase 31 , percebemos a estraegia das reservas de petrolio dos EUA´, o que eles quererm é tomar para si o petrolio mundial , acabar com as reservas de petrio mundial , e depois usar suas reservas, podemos perceber tambem que os EUA até ja guerriarão por causa do petrolio , um produto que tem estremo valor ecônomico para OS EUA e para o mundo.

    ResponderExcluir
  38. Igor Abdala Bronzon- 2° MB20 de novembro de 2009 às 14:53

    Isabel, do segundo MB. Em nosso cotidiano temos acesso a inúmeros aparelhos modernos como celular, computador e mp3.Isso acontece devido a crescente popularização de avançadas tecnologias que podem ser de vital importância ou um aparelho que apenas te de status.Certo é, que todos essas tecnologias são frutos de intensas pesquisas tecnológica.

    ResponderExcluir
  39. Fernanda Vilela Martins - 2°MB20 de novembro de 2009 às 14:55

    De acordo com a frase 02 (a ONU e as suas ações globais), apresentada pela aluna Fernanda Rabello, pode-se afirmar que a Organização das Nações Unidas é de grande importância para a paz mundial, já que realiza ações de cunho pacífico. A ONU é dividida por 06 órgãos que visam uma melhor organização de interesses, sendo cada qual responsável por uma área.
    Com a assinatura da Carta das Nações Unidas, os 51 países membros decidiram lutar por uma igualdade entre todos os povos e por promover uma paz internacional. Hoje, são 192 países que almejam conseguir esses objetivos. Entretanto, mesmo objetivando a igualdade, sabemos que seu sistema favorece os interesses de países ricos, como o G-8, formado pelos 07 países mais desenvolvidos do mundo, que geralmente, controlam e ditam os países pobres e menos desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  40. De acordo com a frase 9 e o seu comentário, entendo a música de Arnaldo Antunes como uma maneira de mostrar a sociedade como nós estamos realmente interligados de todas as meneiras possíveis, tanto etnicamente como economicamente.No mundo atual é impossivel manter-se sem se relacionar com os outros países. E é isso que a canção retrata , a forte ligação entre as pessoas, países e culturas gerando uma tremenda mistura de raças e costumes.

    ResponderExcluir
  41. Helton Dansi Scheidegger - 2ºMB20 de novembro de 2009 às 16:03

    Conforme a fala do Iago Rohr, que desenvolveu a frase 13. Os países com maior tecnologia sempre foram prevalecidos com as disputas econômicas, militares e ideológicas. Ele cita exemplos de países que tinham maior tecnologia, e com essa tecnologia conseguiram ser superior aos seus adversários.

    ResponderExcluir
  42. Kaylane Lacerda Bottecchia 2MB21 de novembro de 2009 às 03:59

    De acordo com a frase 01 da aluna Kamille , conclui-se que as ONGs foram criadas com intuito de expor as idéias neoliberais, a divulgação dessas, colaborou para que se tenha uma visão mais global do mundo . Elas dirigem interesses coletivos ou regionais. A ONU é uma das mais importantes, seu objetivo é manter a manutenção da paz mundial e a resolução de outros combates, porém os combates resolvidos por ela, são só os de seu interesse , por isso ela não é uma organização totalmente democrática. As ONGs trabalham com a cidadania tentando promover essa questão nos países que ajudam , ou em escala global, se essas questões fossem resolvidas as melhoras desejadas viriam com elas, pois só isso a cidadania abrange todas as idéias.

    ResponderExcluir
  43. Iago Rohr Louzada 2°MB21 de novembro de 2009 às 16:14

    De acordo com a frase 38, do Helton Scheidegger ,
    Em que ele demonstra a atual situação bancária do Brasil,
    Posso afirmar que o os Bancos estão aproveitando da desvantagem dos clientes para lucrarem excessivamente, e os clientes devido a este fato sofrendo grande exploração.
    O principal objetivo dos bancos brasileiros é sem dúvida alcançar o lucro independente da situação do cidadão investidor, e para que esses bancos consigam aumentar suas receitas eles usam principalmente de dois esquemas: O primeiro é o empréstimo de dinheiro ao cliente com juros altíssimos, e o segundo é a baixíssima valorização da poupança que o cliente deposita em seus cofres, poupança essa que é trabalhada gerando muito lucro e retribuindo pouco ao cliente que a depositou.

    ResponderExcluir
  44. De acordo com o comentário da frase número 26 da aluna Ana Paula, a mídia controla o que é exposto para as pessoas nos meios de comunicação e isso gera uma série de questionamentos assim como 'até aonde a verdade vai?' ou ainda 'será que todos os fatos estão sendo apresentados?'. A internet, assim como os outros meios de comunicação, é manipulada e nela são expostos (ou deixam de ser expostos) fatos muito importantes e de geral compreensão. Porém, através desses meios é possível compartilhar opiniões e manter o contato direto.

    ResponderExcluir
  45. Gabriella Casagrande - 2º mb22 de novembro de 2009 às 09:20

    conforme a frase 15 da Gabriela Prado, no desenvolvimento tecnológico há uma finalidade de produção de produtos de alta tecnologia, com o intuito de fazer com que os pólos de tecnologia gerem a partir de pesquisas do mesmo com a rede urbana de comunicação que só funcionam quando os fluxos e os fixos estão interligados. Assim tem o objetivo de obter mais assalariados, para que o páis possa se tornar cada vez mais desenvolvido.

    ResponderExcluir
  46. Baseando-se na frase 3 do aluno Alan,o FMI tem como funções conceder empréstimos a países emergentes no que se diz a economia e cuidar de acordos de uma forma rigorosa, o FMI avalia quando pretende julgar as suas decisões ou as do mundo. Ela passou por momentos difíceis, quando emprestou dinheiro para vários paises do mundo e eles não seguiram certas regras na qual ela exigia.Hoje em dia muitos dizem que o FMI não tem mais utilidade.

    ResponderExcluir