A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Mundo Multipolar 2º Ma

Check out this SlideShare Presentation:

37 comentários:

  1. Comentarei a frase 15:

    Os pólos de tecnologia são centros de pesquizas, dispostos a fornecerem produtos que dispõe de alta tecnologia. Também podemos fazer uma relação desses pólos com os países mais indrustrializados, e com os centros urbanos de maior importância, pois neles se concentram as mais variadas tecnologias. Não é por acaso que são esses "pólos" que se concentra todo e qualquer tipo de tecnologias e as mais inovadoras . O que demostra a superioridade dos paises mais influentes.

    ResponderExcluir
  2. Conforme a fala da colega, a Khenchooda, que explicou a respeito da tecnologia que está modificando as relações do ser humano com o espaço em que vive: fábricas que funcionam sem operários; produção de bens feita em etapas que ocorrem em diversos países do mundo; controle da produção realizado em locais distantes do espaço da fábrica. Os produtos industriais tornaram-se perecíveis como os alimentos: eles envelhecem rapidamente, por causa das inovações tecnológicas que criam novas mercadorias.

    (Kamyla Carrijo, 2º MA)

    ResponderExcluir
  3. Conforme a Larissa Cortez disse no comentário na sua frase, eu também li certa vez que “o processo de globalização financeira tem produzido uma série de fenômenos nunca observados na história do capitalismo”. Ou seja, a globalização financeira na Nova Ordem Mundial tem como principio beneficiar o comércio global para grandes empresas ligadas ao petróleo, e montadoras de veículos. Já no que diz respeito a um “braço financeiro”, que é o caso da Ford, significa que essa empresa possui acionistas, que são também detentores de ações das empresas rivais. E é exatamente isso que é a globalização financeira, não existe limites, e nem regras para resultar em um capital favorável.

    ResponderExcluir
  4. Thaline Bighi 2ª MA comentando de Thays Wandermurem (FRASE 41):

    Segundo o slide da aluna Thays Wandermurem, que diz respeito a uma das consequências do liberalismo econômico, a liberdade do fluxo de capital, além de propiciar benefícios aos grandes conglomerados, também propicia o comércio ilegal, ilícito e imoral (prostituição, corrupção, contrabando...).
    Ou seja, ao mesmo tempo que um país se abre ao comércio, se abre também ao comércio imoral. Ao mesmo tempo que pode se beneficiar economicamente, prejudica toda a população, e até a própria economia e segurança do país com expansão de um comércio ilícito (contrabando de armas, drogas...), que não traz nenhum bem ao mesmo, pelo contrário, só prejudica ao desenvolvimento do país como um todo, pois estes pontos causam um efeito cascata (como exemplo: drogas e prostituição, ausência do adolescente na escola, aumento da criminalidade).
    Percebe-se então que para o enriquecimento de determinados conglomerados sem burocracia (livre comércio) e com grande facilidade, um país regride em todos os âmbritos.

    ResponderExcluir
  5. O comentário do aluno Caio Carletti vem trazendo o grupo dos 7 países mais desenvolvidos e ricos do mundo mais a Rússia, o G-8, que tem por objetivo é a democratização e pacificação mundial e o aumento da cooperação entre as relações comerciais, e é criticado muitas vezes por tender para o lado da globalização.
    Bruna Ribeiro - 2° MA

    ResponderExcluir
  6. Bernardo Freitas 2ªMa19 de novembro de 2009 às 13:10

    Comentario da frase 28 da aluna Barbara

    Entende-se neste texto que há uma disputa entre países e estados para receber investimentos de conglomerados economicos,ou seja,de impresas que desejam se instalar nesses paises.
    Só que essas impresas,fazem exigencias que tornam o negócio satisfatório apenas para elas e não trazendo nenhum benefício para o estado que as quer receber.

    ResponderExcluir
  7. Frase 10
    De acordo com Vitor Riso, com a globalização o mundo está em forte concorrência, não só entre as multinacionais, mas tambêm entre as nações, pois estão sempre querendo mais e mais.
    Hoje em dia o que mais cresce são, como Vitor disse, os setores de comunicação e de transporte, pois a população, hoje, quer que possa fazer o maximo de coisas em menos tempo, como conversar com um empresário, levar o filho na escola enquanto está indo para o trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Allan 2ªMA
    Comentário da frase 18 (Aline 2ªMA)

    Atualmente vemos grandes problemas gerados pela dependência tecnológica dos países subdesenvolvidos pelos desenvolvidos, como: no setor de alimentação, no de produção agrícola, etc. Isso acaba fazendo com que a economia dos países dependentes (subdesenvolvidos) fique baixa.

    ResponderExcluir
  9. A respeito da frase 3, criação do FMI (Fundo Monetário Internacional), que concede emprétimos aos países que obtenham quedas em suas balanças comerciais e asseguram um bom funcionamento no sistema financeiro mundial.Mas antigamente, o FMI foi criado para ajudar os países arrasados pela Segunda Gurra Mundial. Já hoje em dia suas funções vão muito mais além. As decisões do FMI, são feitas por quem contribui mais, tem direito a maior número de votos. O Fundo Monetário era uma salvação, atualmente é questionado, se é necessário a sua existência.

    ResponderExcluir
  10. Jamilis O. Correia 2º ma19 de novembro de 2009 às 13:41

    Cmentário da frase do Gabriel Alves.

    Vários setores econômicos do mundo possuem uma alta renda, fazendo com que suas empresas tenham como garantias financeiras com bancos e financiadoras próprias e segurativas lucro, contribuindo assim para uma maior força de mercado. Um grande exemplo disso é uma empresa de alto prestigio mundial: Ford, que possui além de todos os benefícios para sua empresa em setor econômico, também preferência entre as demais empresas transnacionais, tendo um forte segmento bancário que garante uma melhor rentabilidade e resultados satisfatórios para seu publico alvo; financiamento e garantias, tornando-se assim grande potência em termos de vendas.

    ResponderExcluir
  11. Michel de Souza Passos 2º MA19 de novembro de 2009 às 17:35

    a frase 40, feito pela Aluna Nailana, é sobre a liberdade do fluxo de capital no mundo assim fazendo que se consentre nas mãos de poucos, os que possuem a tecnologia e de grande conglomerados. A geração do fluxo de capital no Brasil é por causa da mão de obra barata, onde os funcionários não recebem um bom salário para se viver com mulheres e filhos ocasionando o fome e miséria no Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Vou comentar a frase do aluno Michel ( 39 )
    em que fala sobre o capital financeiro , achei muito interessante oque ele colocou, que de fato é muito real o acúmulo de capital na mão de poucos , e até mesmo na mão dos políticos .E como ele adirmou o capital é oque mais rapido circula devido as tecnologias , que a casa segundo melhoram e fazem do mundo dominador tecnologico .
    Mas o povo muito pouco ver esse dinheiro .

    ResponderExcluir
  13. Jéssica Nascimento Guimarães20 de novembro de 2009 às 08:26

    Conforme o tema abordado pelo João Victor, os Estados Unidos atingiram uma posição privilegiada em termos de capacidade bélica. Os Eua atingiram isso por causa de sua tecnologia que foi utilizada nas estruturas militares junto com os enormes gastos com armas e outros equipamentos bélicos, além de porta-aviões superiores ao restante do mundo. Os EUA gastam anualmente o que equivale aos orçamentos de todos os demais países reunidos. A expressão “mundo multipolar” utilizado após a Guerra Fria só é verdadeira pelo ponto de vista de capacidade produtiva e a Nova Ordem Mundial é comandada a partir dos interesses dos Estados Unidos. A multipolaridade econômica que caracteriza o mundo atualmente tem como contrariedade a unibolaridade militar, centralizada pela superpotência mundial norte-americana.

    ResponderExcluir
  14. Jéssica Nascimento Guimarães20 de novembro de 2009 às 08:40

    Conforme o tema abordado pelo João Victor, os Estados Unidos atingiram uma posição privilegiada em termos de capacidade bélica. Os Eua atingiram isso por causa de sua tecnologia que foi utilizada nas estruturas militares junto com os enormes gastos com armas e outros equipamentos bélicos, além de porta-aviões superiores ao restante do mundo. Os EUA gastam anualmente o que equivale aos orçamentos de todos os demais países reunidos. A expressão “mundo multipolar” utilizado após a Guerra Fria só é verdadeira pelo ponto de vista de capacidade produtiva e a Nova Ordem Mundial é comandada a partir dos interesses dos Estados Unidos. A multipolaridade econômica que caracteriza o mundo atualmente tem como contrariedade a unibolaridade militar, centralizada pela superpotência mundial norte-americana. Comentado por Jéssica N. Guimarães, 2ºMA

    ResponderExcluir
  15. Irei comentar a frase da aluna Bruna Secchin, frase 30, que fala sobre os grandes conglomerados globais que então só tem beneficiado aos ricos, sendo assim os pobres saem prejudicados sofrendo então muitas consequencias assim como comprometimento de recursos naturais e energéticos para suprir a produção de bens semi-industrializados a exploração, entre outras consequencias que também prejudicam até mesmo a natureza, por causa do aumento da exploração de minérios, sendo assim acabam destruindo florestas para a instalação de pastagens e monoculturas. Então os pobres eles não conseguem desfrutar de tantos beneficios como os ricos que tem a sua tecnologia bem alta.

    ResponderExcluir
  16. Comentarei o trabalho do aluno Lander..

    Podemos chamar de conglomerados mundiais ou corporações transnacionais, empresas que possuem 10 por cento da participação em filiais em territórios estangeiros.
    Dos 60 milhões de conglomerados existentes no mundo, eles empregam mais de 54 milhões de trabalhadores, e abarcam mais ou menos dois terços do território nacional inteiro, entre eles, serviços e bens industrializados, desde o início até os dias atuais.

    ResponderExcluir
  17. Marsel Simão Sant'Anna 2ºMA20 de novembro de 2009 às 11:08

    O tema abordado pelo aluno Matheus Carvalho consiste em apresentar o ganho do capital financeiro é muito alto, mesmo não sendo investido na produção, isso mostra a grande facilidade dos bancos ganharem dinheiro, esse é um mecanismo que mostra que o capital financeiro se reproduz sem gerar nenhum ganho para e econômia, seja na parte da produção ou na geração de empregos, é um capital livre e sem regras que pode ser aplicado e retirado a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  18. Bianca Casteglione 2ªMA20 de novembro de 2009 às 11:08

    Conforme o aluno Brendon nos diz em sua frase seu comentário a tecnologia esta em tudo a nossa volta em energia nuclear, naves espaciais, etc.
    O mundo de hoje nos possibilita a comunicação imediata com qualquer parte do mundo,mais toda essa tecnologia tem seu lado negro pois cada vez mais alguns paises desenvolvem mais tecnologias e outros nem tanto, outro fator e o de cada vez mais alguns países querem ter bombas mais e mais poderosas.Isso causa o chamado domínio tecnológico onde alguns países cada vez mais desenvolvem suas tecnologias e os países com menos desenvolvimento tecnológico são deixados de lado um bom exemplo é os EUA a maior potencia em termos tecnologia do mundo,,esse ciclo tecnológico esta concentrado entre países da Europa, Ásia e América (principalmente a do norte).

    ResponderExcluir
  19. Marsel Simão Sant'Anna 2ºMA20 de novembro de 2009 às 11:10

    O tema abordado pelo aluno Matheus Carvalho consiste em apresentar o ganho do capital financeiro é muito alto, mesmo não sendo investido na produção, isso mostra a grande facilidade dos bancos ganharem dinheiro, esse é um mecanismo que mostra que o capital financeiro se reproduz sem gerar nenhum ganho na economia, seja na parte da produção ou na geração de emprego, é um capital livre e sem regras que pode ser aplicado e retirado a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  20. Conforme a fala do colega, o Luis Victor (frase 17), que explicou a respeito do avanço da tecnologia. Ela se encontra em meios que nós não percebemos tanto como em outros que vemos e ouvimos falar todos os dias, enta presente nas industrias alimenticias com as sementes geneticamente modificadas, para que os lucros fossem otimizados. Esta presente também nos celulares que compramos e que no outro mês já tem um mais sofisticado e com mais utilidades, e nós trocamos sem a necessidade, trocamos pelo simples fato que aquele tem mais tecnologia e não queremos andar atrás da globalização.
    Esses exemplos que ele citou e que acabei de comentar mostram como a tecnologia nos cerca sem percebermos que ela esta em todas as coisas que fazem parte do nosso dia a dia. Levamos em conta também que essas tecnologias vieram de fora do Brasil, fazendo-nos parar para pensar o quanto a nossa economia remete para o exterior em termos de licenças de uso e patentes. (Maria Lemos Cola, 2ºMA)

    ResponderExcluir
  21. Gabriel alves borges- 2ºMA20 de novembro de 2009 às 12:07

    Gabriel comentando Jamilys:
    Conforme a frase 23,percebe-se que as guerras estão saindo do campo de batalha e estão chegando a nós pelos avanços tecnológicos nos meios decomunicação.Mostrando uma boa imagem dos países envolvidos,influenciando a mentalidade das pessoas para se obter apoio da população.Entretanto,a tecnologia fez com que milhares de noticías percorressem o mundo.Esse avanço tecnologico fez surgir dois lados opostos: o de informar e o de manipular.

    ResponderExcluir
  22. Victor Rizo Schiavo 2°. MA20 de novembro de 2009 às 12:34

    Comentario sobre a Frase n°. 20 do Aluno Vinicius Buzatto

    As cirurgias do coração e de obesidade, cresce a cada dia devido ao consumo de produtos industrializados e produtos contendo alto teor de gorduras que atacam o coração e suas veias. Essas cirurgias não resolve o problema definitivamente, as cirurgias apenas concertam os erros causados pelos seres humanos. A compra de medicamentos contra obesidade tambem anda em alta, devido a alta taxa de obesidade, tanto adulta quanto infantil. Esse crescimento da obesidade mostra que o mundo esta cada dia mais consumindo produtos industrializados contendo gorduras de atacam as veis e o sistema cardiovascular. Enquanto algumas pessoas morrem de abesidade e de problemas do coração, as industrias crescem seus numeros de faturamento sem se importar com quem esta consumindo e sim com o lucro que gera esse consumo.

    ResponderExcluir
  23. Rafael Bertoloso Thompson20 de novembro de 2009 às 13:06

    A frase do Patrik aborda um assunto muito importante hoje em dia, pois envolve todo o mundo, e que é de interessesde países pobres quanto de países ricos, pois a organização mundial hoje em dia é um assunto muito importante, pois atinge o setor financeiro, social e muitas outras partes dos países

    ResponderExcluir
  24. Victor Grillo Martins 2° MA20 de novembro de 2009 às 13:33

    Venho comentar na Frase 27, Aluna: Maria Lemos

    O aluno evidenciou a conglomeração como o maior comércio internacional do mundo. Com isso podemos dizer que as multinacionais é o comércio que domina em alguns paises, "atrapalhando" e ao mesmo tempo ajudando sua economia. A imagem que ela colocou demonstra um empresário, pegando uma parte da Terra, que é isso que as empresas fazem.

    ResponderExcluir
  25. Daniel Louzada Fernandes - 2ºMA20 de novembro de 2009 às 13:41

    Comentário sobre a frase de Davi Scaramussa, número 33, cujo aborda sobre empresas automobilísticas no mercado internacional.
    Percebo que de fato a entrada de empresas automobilísticas num país gera benefícios para si, malefícios quando o país não está pronto para receber a empresa, desse modo, falindo. Quando o país, como o Brasil, que busca condições necessárias, aceita a entrada de uma dessas empresas ele receberá investimentos produtivos, gerando assim, lucros. Utilizará tecnologia de ponta, e, por causa de algumas exigências, abrirá as portas para o fluxo do mercado internacional. A globalização exige que as empresas adotem recursos de melhorias em seus processos para atendimento de um novo mercado. Sendo assim, a empresa em si se prepara para uma competição e entrada no mercado internacional. Desse modo, ficando interligado com as empresas do mundo todo. E com todos esses fatores, ocorrerá contratação de mão-de-obra local e geração direta e indireta de impostos a serem arrecadados.

    ResponderExcluir
  26. O colega Daniel, da frase 1, abordou sobre a ONU, uma entidade muito importante para o mundo atual, que tem como objetivo principal a paz, nao somente a paz em um país, mas a paz em escala mundial. A ONU, funciona muito bem, e já evitou vários confitos em todo mundo, porem tambem pode gerar outros, pois ela é constituida de representantes de todo mundo,e essa propria desputa de poder dentro da ONU tem consequencias nos conflitos.É importante lembrar, que a ONU promove a paz com os proprios soldados! que usam capacetes azuis, e são colocados em ação quando é precizo. Enfim, podemos dizer que o papel da ONU não pode faltar, pois em um mundo capitalista e individualista como o nosso, sempre averão outros conflitos.

    ResponderExcluir
  27. Meu comentario da Frse 35 de Kamyla Carrijo

    Através da propaganda, os conglomerados mostram que tem compromisso com o consumidor, mostram os produtos como um meio de obter felicidade e realização. O verdadeiro interesse dessas empresas é sempre lucrar. Com os meios de comunicação, mostram a saúde das empresas, mostrando o poder que essas empresas possuem, mostrar que lucram muito e que possuem domínio de mercado, que possuem a preferência da população, para assim aumentar o valor de suas ações e satisfazer seus acionistas.
    Para demonstrar o poder de influência no mercado que essas empresas tem, vale tudo, até pedir dinheiro para países mais pobres.

    Khemchooda - 2ºMA

    ResponderExcluir
  28. Meu comentario da Frse 35 de Kamyla Carrijo

    Através da propaganda, os conglomerados mostram que tem compromisso com o consumidor, mostram os produtos como um meio de obter felicidade e realização. O verdadeiro interesse dessas empresas é sempre lucrar. Com os meios de comunicação, mostram a saúde das empresas, mostrando o poder que essas empresas possuem, mostrar que lucram muito e que possuem domínio de mercado, que possuem a preferência da população, para assim aumentar o valor de suas ações e satisfazer seus acionistas.
    Para demonstrar o poder de influência no mercado que essas empresas tem, vale tudo, até pedir dinheiro para países mais pobres.

    Khemchooda - 2ºMA

    ResponderExcluir
  29. Lander D. Wingler 2ºma20 de novembro de 2009 às 14:00

    fase 26 (Laís):
    O tema principal abordado pela frase é a quetão da internet, que nos leva a ficar interligado a qualquer parte do mundo, isso é comum no mundo globalizado onde vivemos. A frase formulada ficou bem detalha, mas sempre abordando o tema em quetão, e buscando nos mostrar os objetivos nas sus idéias.

    ResponderExcluir
  30. Roberto Paula Rangel Junior - 2°MA20 de novembro de 2009 às 14:18

    O comentário do aluno Rafael Martins (Frase 47), fala sobre as dificuldades enfrentadas pela populaçao dos paises pobres, que não podendo vence-los em uma competição de empresas, acabam perdendo seus empregos. E na tentativa de ter uma vida melhor, acabam que sofrendo com o preconceito e desigualdade na forma de barreiras, seja politica ou cidadã.

    ResponderExcluir
  31. Aline Lupin 2ªMA frase 2120 de novembro de 2009 às 15:14

    Os conglomerados surgem simplesmente da acumulação desproporcional entre os atores dominadores da produção mundial, eles criam mercados de capitais internos que servem para financiar as suas empresas. Assim passaram a influenciar cada vez mais na mídia através da propaganda de seus produtos, no qual investe o seu capital onde a mídia precisa.

    ResponderExcluir
  32. Patrick Rodrigues Garcia 2°MA20 de novembro de 2009 às 16:53

    Eu sou Patrick Garcia 2°MA , vou comentar a FRASE 11 , do aluno Rafael Bertulozo. No mundo contemporaneo existe muita desigualdade entre os países , funciona mais ou menos assim , o norte é rico e desenvolvido enquanto o sul é pobre e sub-desenvolvido , o sul serve o norte , mas essa desigualdade tende a ficar menor , paises como Brasil , Russia China e India têm se mostrado fortes potencias ecônomicas em desenvolvimento .

    ResponderExcluir
  33. Thays Wandermurem 2ºMA20 de novembro de 2009 às 17:23

    Comentário sobre a frase da aluna Thaline Bighi

    Dentre as principais características da dominação do comércio de alimentos está a destruição do meio ambiente! O uso de alimentos trangênicos ocasiona em consequências tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente.
    A disseminação de monoculturas também é outro ponto, que torna a terra mais vulnerável.
    Outro fato é a indústria farmacéutica, que acaba criando medicamentos cada vez mais caros para o consumo.
    Enfim, os dois ramos buscam seu próprio benefício, sem se preocupar com a população e com o meio ambiente.

    Thays Wandermurem!

    ResponderExcluir
  34. A Organização mundial do comercio ajuda ao comercio mundial ter boas relações.Apesar de existir a OMC varios países tentam proteger os seus produtos de varias formas.Como o comercio Mundial é baseado no capitalismo,os ricos sempre ganham dos mais fracos,então os ricos são quem podem proteger os seus produtos gerando assim uma dificuldade das relações internacionais

    ResponderExcluir
  35. COMENTÁRIO DA FRASE DO ALUNO BERNARDO:
    A OPEP surgiu por parte das maiores nações do terceiro mundo(Arábia Saudaita,Emirados Árabes,Venezuela,Ira,Iraque e Kuwait) que possuem as maiores reservas de petróleo mundial para garantir melhores direitos de exploração do mineral.Essa organização proporciona ao comércio internacional uma maior economia,pois se tratando de uma matéria em grande escala e com diversas utilidades passou a valorizar o produto além de pressionar o ocidente a favor dos países árabes no conflito contra Israel,sendo o primeiro choque de petróleo.

    ResponderExcluir
  36. A frase 32 da aluna Caroline fala que o controle do senso comum não acontece só em um determinado lugar e sim no mundo todo. As organizações populares perderam sua influência. A classe rica, alta da sociedade tem seus privilégios. As empresas transnacionais tiveram uma opinião publica mais forte com a influência da midia.

    ResponderExcluir
  37. Brendow Guimarães Viana - Frase 1321 de novembro de 2009 às 05:45

    De acordo com a Bianca (frase 29), os megablocos possuem uma enorme influência na econômia hoje em dia, tem um fluxo de mercadoria concentrado em um setor, aumentando cada vez mais de acordo com o aumento do uso da tecnologia. Ja em países pobres, esse fluxo de mercadoria tende a diminuir, o que acaba gerando a chamada "Deterioração dos termos de troca", devido a esse desequilibrio em relação aos termos de troca.

    ResponderExcluir