A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Mundo Multipolar 2º Md

Check out this SlideShare Presentation:

42 comentários:

  1. Camila Denadai - 2ºMD17 de novembro de 2009 às 06:06

    Estou comentando sobre a frase (12) da Camila Vargas,que aborda o tema globalização, levando em conta o consumismo entre os jovens que querem se diferenciar um dos outros fazendo cada um à sua própria moda, vestindo seu próprio estilo, assim aumenta a quantidade de lojas e mercados estruturados para cada estilo diferenciados.
    São contradições que vivenciamos, consumir e ao mesmo tempo diferenciar.
    Tendo como exemplo o muro de Berlim, que como se fosse um muro imaginário, separando os ricos que são privilegiados e os pobres que são subjulgados na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Conforme a frase do colega, o Emerton, foi explicado que os países desenvolvidos, desde os tempos de guerra, exercem uma grande influência através dos meios de comunicação. O que acaba se tornando uma espécie de arma para eles. Como no caso da guerra do Vietnã. Os EUA por serem mais desenvolvidos e consequentemente mais poderosos, massacraram o Vietnã. Ou seja, atualmente, os mais países de primeiro mundo, possuem esse arma, que é o poder através dos seus avanços tecnológicos e meios de comunicação, que a qualquer momento podem ser mal utilizadas, causando muitos malefícios, como em guerras, por exemplo.

    Fernanda Baima, 2º MD.

    ResponderExcluir
  3. Segundo o comentário do colega Dilean, que explicou a respeito da OMC (organização mundial do comercio), em que ela dita as regras do comércio internacional e busca facilitar o comercio mundial. Explicou também sobre a participação do Brasil que articulou um grupo de paises chamados de G-20 reunindo nações emergentes para que houvesse um acordo mais justo/favorável para estes.

    ResponderExcluir
  4. Segundo o comentário de Karoline, a OMC é detentora das regras do comércio internacional, é lá que estão localizadas todas as regras para um comércio justo e equilibrado.
    Seu objetivo principal é que o comércio global não fique travado. Para que isso aconteça são criadas as regras de controle para o comércio. Os países desenvolvidos apesar de cooperaram com o destravamento do comércio, dificulta o comércio agrícola. O Brasil teve um papel importante numa reunião em Cancum, pois criou um grupo de países denominado G-20 para que houvesse um acordo e que ninguém saísse prejudicado


    - Lara Tirello - 2º MD

    ResponderExcluir
  5. Priscila Baptista Giardini - 2° MD19 de novembro de 2009 às 10:20

    Estou comentando a frase 46 do aluno Paulo Victor.

    As grandes potências mundiais hoje vistas no mundo em que vivemos formam organizações com o objetivo de resolver os problemas entre os países, mas além de não resolverem esses problemas, ganham mais poder em vista dos países menos desenvolvidos e aproveitam disso para ficar ainda mais poderosos. Isso trás uma desarticulação social e ecológica, gerando um caos ainda maior.

    ResponderExcluir
  6. Segundo a frase de Camila Denadai,que é a 5ª, a OMC tem a função de criar regras para tornar as transações comercias mais justas e equilibradas em termos gerais, e faz isso pregando a derrubada das barreiras tarifárias, com o objetivo de favorecer um enriquecimento conjunto.Todavia,na prática,a OMC privilegia os países desenvolvidos, que são protecionistas em detrimento aos países pobres que abriram suas economias ao capital estrangeiro.Além deste fator que favore os países ricos, eles também subsidiam os agricultores, o que desfavorece os países pobres que não subsidiam os agricultores, por eles não conseguirem mercado nos países desenvolvidos.Desse modo, fica cada vez mais difícil a OMC firmar acordos gerais em suas "rodadas", os interesses são muito conflitantes,de modo que os países ricos não querem abrir sua economia e ceder seus mercados agrícolas e os países pobres não querem abrir ainda mais seus mercados industriais.

    ResponderExcluir
  7. Estou comentando a frase 45 da Nathália onde diz que as relações internacionais estão marcadas pela busca de mercadorias e lucros onde a maioria da população está sendo submetida a dominação dos países ricos tecnologicamente, economicamente e financeiramente, diminuindo assim o campo de ação dos Estados dos países pobres.

    ResponderExcluir
  8. Estou comentando a Frase 43 da Aluna Marianna Cassa.
    Hoje em dia como os países estão com o pensamento voltado mais para o desenvolvimento tecnológico, acabam esquecendo dos capitais. Por essa vontade exagerada de se desenvolver tecnológicamente, os países criam cada vez mais produtos com maiores tecnologias, porque para dominar o mundo hoje em dia é preciso ser mais desenvolvido e ter maiores tecnologias.

    ResponderExcluir
  9. Marianna Cassa de Souza Santos - 2º MD19 de novembro de 2009 às 12:18

    Estou comentando a frase 4 da aluna Malena Monteiro que fala sobre o G-8.
    O G-8 é um grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo, mais a Rússia, esses países se reúnem para discutir sobre a economia mundial, a paz, e problemas que envolvem o mundo, procurando acabar com conflitos ou achar soluções. Porém esses países pensam somente neles, criam estratégias que se auto beneficiam e esquecem que existem outros países precisando da ajuda deles para uma melhoria mundial, por isso esse grupo é muito criticado, pois assim ajudam a aumentar a exclusão de países e não resolvem os milhares de problemas que o mundo sofre.

    ResponderExcluir
  10. Estou comentando a aluna Lisandra, sua frase mostra que o capital estrangeiro da favorece as atividades ilegais de corrupção, prostituição, contragando e que as grandes economias são as únicas s terem liberdade desse capital.

    ResponderExcluir
  11. Nathália Santos - 2ºMD19 de novembro de 2009 às 12:52

    Estou comentando a frase da aluna Paula, que retrata o processo de globalização em que o mundo está inserido, onde os apectos econômicos, culturais, sociais e políticos regem as regras de interação entre os países, priorizando a interdependência que afeta e interfere em todo o mundo que está unido na chamada "mistura da globalização", envolvendo os diversos setores mundiais e que cada vez mais está se expandindo, agregando maiores números de aliados.

    ResponderExcluir
  12. De acordo com a fala da colega Camila Costabeber, percebe-se que a superioridade dos países desenvolvidos está ligada ao desenvolvimento de tecnologias de ponta,em que os EUA mantém o controle central dos fluxos comerciais e financeiros.Contudo, os Eua acumulam crescentes déficits comerciais para com o resto do mundo, ou seja, todo os mercados financiam o prejuizo da economia do país mais poderoso,isso porque ele tem a capacidade de manter as fontes econômicas, sendo o grande dominador.

    ResponderExcluir
  13. Estou comentando a frase da aluna Lorena que aborda sobre a OPEP (Organização dos paises exploradores de petróleo), uma base muito importante e poderosa que ajudou na organização de exploração em nações produtoras do mineral, principalmente paises de terceiro mundo, para que outras empresas pudessem comprar. Houve alguns conflitos no Oriente Médio, aumentou a valorização do mineral e exerceu uma pressão sobre o Ocidente que apoiava Israel.

    ResponderExcluir
  14. Estou comentando sobre a frase 28 do aluno Ronaldo, que relata a dominação econômica(os grandes comglomerados mundiais)e as unidades territoriais e as disputas dos investimentos feitas pelos conglomerados economicos.Algumas empresas tomam proveito desses conglomerados para obterem lucros, onde esse países e suas subdivisões políticas, disputam os investimentos diretos para favorecer a balança comercial, muitas vezes as grandes empresas fazem exiencias aos territórios que as queiram receber, fazendo com que o negócio seje satisfatório somente para elas.

    ResponderExcluir
  15. Estou comentando a frase do meu colega breno que diz respeito ao governo de George W Bush. Em seu mandado Bush prioriou as indústrias de petróleo do Texas, e com isso ele porpoionou vários benefícios aos conglomerados (várias empresas) da indústria petrolífera. O seu grande interesse era monopolizar todas as indústrias petroliferas do planeta, demonstrando assim a sua ambição e a sua mal administração durante seu mandato.

    ResponderExcluir
  16. Estou comentando a frase 33 da Carolina,que fala sobre os investimento outomobilistico em um mundo globalizado,se em um pais tive alguma empresa outomobilistica isso pode gera muita economia e investimento para o pais.A frase cita uma empresa que esta instalada aqui no Brasil que é a Ford.Os Eua esta sendo desfavorecidos pois varias indústria como a Ford estão preferindo instalar suas industrias em outos continentes.

    ResponderExcluir
  17. Ronaldo Xavier - 2° MD19 de novembro de 2009 às 15:30

    Estou comentando a frase da Samara que aborda o seguinte assunto:
    Existem 2 fóruns mundiais: O Social e o Econômico.
    O Fórum Social Mundial acredita que ainda podemos mudar o mundo e seu lema é " um outro mundo é possível".
    O Fórum Mundial Econômico defende os interesses dos países membros, ou seja, países ricos, e sua reunião é feita na Suiça.

    ResponderExcluir
  18. Conforme a fala da colega, a Mayara, que explicou a respeito da liberdade de fluxos de capital, percebe-se que a China e a Índia são países que recebem muitos investimentos internacionais, por isso impedem a liberdade do fluxo de capitais, ou seja, do movimento de capital especulativo, pelo motivo de ver a sua economia crescer com segurança mais do que a dos países pobres do mundo.

    ResponderExcluir
  19. A frase 21 da colega Daniela Coelho aborda o tema evolução tecnológica que forma a rede de conexões onde se ligam diverssos grupos mundiais,que chamamos de grandes conglomerados.Esses grandes conglomerados são grupos de diverssos interesses,entre eles o comercial,que através dos meios de comunicação nos proporciona um melhor entendimento das tecnologias atuais,afinal,o que seríamos de nós sem elas?

    ResponderExcluir
  20. Daniela Coelho - 2°MD20 de novembro de 2009 às 07:35

    Estou comentando a frase 34 feita por Daniela Real. A frase 34 nos mostra o investimento feito pela Ford e outras empresas automobilísticas,que por conterem seu setor financeiro como principal atividade, queriam construir uma sede moderna na Bahia julgando ser a 'Sede das Sedes'. Isso tudo graças a vitória do Brasil numa disputa concorrente para receber a empresa Norte Americana Ford.

    ResponderExcluir
  21. Segundo a frase de Camila Denadai, que é a 32ª, o poder econômico de grandes empresas transnacionais traz para esses grupos o poder de controlar as opiniões e o poder político.Esse poder tem se relacionado cada vez mais com um status hierárquico próximo ao do Estado, de modo que as organizações de cunho popular e nacional estão perdendo seu poder de influência. Com a ascensão das
    ideologias do neoliberalismo, as pessoas ficaram mais sujeitas a influências dos conglomerados mundiais, e essas ideologias são amplamente divulgadas pelos meios de comunicação fazendo com que se forme uma "opinião pública" de acordo com os interesses das grandes empresas. Dessa forma, pode-se concluir que essas empresas utilizam do grande capital que possuem para influenciar sistemas e pessoas, da mesma forma que também podem influenciar o poder público. Assim percebe-se a lógica do mundo globalizado,o capital como meio de influenciar e controlar "tudo".

    (OBS:Professor, este é o comentário certo. Por favor desconsidere o outro, enviei o comentário da frase errada!)

    ResponderExcluir
  22. Conforme a fala da colega Ariane que esplicou sobre a dominaçao tecnológica, em que a tecnologia sempre veio avançando desde a ocupação do Egito Antigo, onde este era o principal celeiro agrícola do Mediterrâneo, até a revolução Industrial na Europa, onde o intercâmbio comercial, cultural e econômico acelera-se. A aceleração está ligada ao desenvolvimento tecnológica, de redes de comunicação e dos meios de transportes. Com isso o grupo que sobe ao poder é a burguesia, e não como era antigamente que era os nobres. Então a diferença na sociedade se deve aos dois fenômenos: o aumento entre a riqueza e a pobreza, e a aceleração do movimento físico de transporte.

    ResponderExcluir
  23. Lorena Lima Peccini - 2ºMD20 de novembro de 2009 às 07:38

    Estou comentando a Frase 42 da aluna Luana Simão
    É muito difícil manter uma legalização nos bancos internacionais porque suas próprias estruturas técnicas e administrativas estão dando uma colaboração, aos atos ilegais que por muita das vezes passam por despercebidos entre eles.

    ResponderExcluir
  24. Gustavo De Nadai - 2MD20 de novembro de 2009 às 07:57

    Eu Gustavo De Nadai Mauri - 2MD, venho comentar a frase 11 de Gisela.
    Ela fala sobre o livre comercio que tem pelo mundo, quem lêe o nome, acaba achando que a competição é igual para todos, mas não. Os paises ricos acabam sendo favorecidos, por serem mais globalizados, ter mais recursos financeiros e sereme mais desenvolvidos tecnologicamente, assim, eles acabam fazendo as maiores transações. Enquando os de baixa renda ficam fora delas, por concentrarem grande porcentage de pobreza

    ResponderExcluir
  25. Estou comentando a Frase 43 da aluna Marianna Cassa.
    Hoje no mundo os países sempre se preocupam com as novas e as melhores tecnologias. Eles querem se desenvolver deixando os capitais de lado e nem querem saber quais as opiniões das pessoas que defendem a liberdade desses capitais, para investir nas outras coisas.A vontade de ter as melhores tecnologias e dominar é maior do que a preocupação com os capitais.

    ResponderExcluir
  26. Estou comentando a frase da Fernanda, que afirma que a organização do Tratado do Atlântico Norte foi considerado um dos grandes símbolos da Guerra Fria e tinha como objetivo principal proteger os países membros (capitalistas) dos rivais (socialistas). Mesmo com o fim do Bloco Socialista e do Pacto de Varsóvia a OTAN não acabou e continua crescendo.

    ResponderExcluir
  27. Juverci Pereira 2º MD20 de novembro de 2009 às 09:45

    Corforme a fala do colega João Guilherme percebe-se que a evolução e expansão de economia tem grandes domínio na sociedades do mundo e toma decisões em nome do governo. A financeirização da economia faz com que muito dinheiro fique retido nas mãos de poucas empresas aumentando a circulação de dinheiro no país e a inflação e o custo de vida das pessoas. E tudo isso acontece sem chamar a atenção do governo, ou por serem empresas grandes o governo não pode fazer nada pois a economia do pais depende dessas grandes empresas( muitas vezes multinacionais)

    ResponderExcluir
  28. Ana Paula Smarzaro 2°MD20 de novembro de 2009 às 10:04

    Estou comentado a fala do colega Ailton, onde este falou que a marca deste mundo globalizado é a concorrência entre os blocos econômicos, que influencia na política global. Os setores que mais cresce nessa ordem multipolar é o de comunicaçao e transporte. Com a globalização o setor que mais ganhou dinamismo foi o financeiro, por isso, alguns denominam essa globalização de globalização financeira. Então, quem se desenvolve nesse mundo globalizado são os setores que detém tecnologias, e a concorrência é entre os grandes blocos econômicos.

    ResponderExcluir
  29. Estou comentando a fala do aluno Romário, explicou que os países ricos subsidiam suas produções agrícolas, ou seja, eles facilitam suas produções. Ao ajudar sues próprios agricultores, faz com que eles tenham melhores condições, não dando oportunidade aos pequenos produtores, que não tem como exportar seus produtos, ficando com a economia prejudicada. Para procurar melhores condições, a população desses países pobres, passam a querer migrar para o primeiro mundo. Para não haver uma superpopulação, e aumentar a miséria dos países ricos, eles acabam impedindo a entrada desses imigrantes no país.
    Comentado por Priscila Pires, 2º MD.

    ResponderExcluir
  30. Comentário da fala da aluna Ana Paula, os grandes conglomerados aumentam sua participação no mercado global, enquanto os países pobres que extrai cada vez menos resultado. Conseqüência são as competições pelos investimentos dos conglomerados, necessidade de expandir a exploração de seus bens primários, que prejudica o meio ambiente.
    Comentado por Ailton Sessa 2º Md

    ResponderExcluir
  31. Dilean do Rosário 2ºMD20 de novembro de 2009 às 11:19

    Estou comentando a frase 32(36) do Eduardo Lugão. Vemos no mundo globalizado que o mercado e tudo que o rodeia se interligou, principamente na área de finanças. A globalização financeira se dá à rede de acionistar que detem o poder financeiro mundial. Organizações financeirar ( Bancos Centrais) controlam o setor produtivo, tendo o poder de aumentar ou diminuir juros,em geral controlam o capital financeiro de um país.

    ResponderExcluir
  32. Carolina Roncetti 2°MD20 de novembro de 2009 às 13:28

    O verdadeiro comprometimento dos conglomerados é feito com os acionistas e a bolsa de valores. Por meio da comunicação ficamos sabendo tudo sobre a mesma. É por meio dessa divulgação da mídia que as ações da bolsa de valores, sobem e diminuem. a bolsa de valores, pode proporcionar um acumulo muito rápido de dinheiro, porém não é muito segura, pois ao mesmo tempo que pode fazer ganhar muito, pode também perder muito, com a queda das ações. Por tanto, ao mesmo tempo em que uns ficam satisfeitos com o resultado da bolsa de valores, outros perdem seus investimentos e não se satisfazem com a mesma. Apesar de tudo, a bolsa só veio para melhoria da situação finenceira Brasileira.

    ResponderExcluir
  33. Victor A. Capelini - 2ºMD20 de novembro de 2009 às 13:53

    Estou comentando a frase 16, da aluna Tarciane, que nos mostra como a população atual é dependente da tecnologia, seja em seu lazer ou para sua segurança. A tecnologia tornou-se sinal de status, onde quem possui o produto mais avançado tecnologicamente se julga melhor que os demais. A tecnologia também gera uma exclusão, além de uma diferença significativa no comércio, onde somente quem é capaz de produzir os produtos mais avançados são os países desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  34. Estou comentando a fala da colega Priscila Pires em que consta que o homem é muito ambicioso, não pensa em seu próximo, só pensa no lucro, e por isso que até na medicina que tinha que beneficiar a todos, mas como só pensa no lucro, o desenvolvimento da medicina só beneficia a classe média, e a classe menos favorecida fica a mercê com seus problemas de saúde, e muitos morrem nas portas dos hospitais por falta de recurso. Então, o que gera o mundo é o dinheiro, é a busca de sempre querer mais e as pessoas que não tem um bom poder aquisitivo, fica sofrendo nesse mundo capitalista exagerado.

    ResponderExcluir
  35. Carolina Roncetti 2° MD20 de novembro de 2009 às 14:50

    Conforme a fala do aluno César Cagnin, sobre a bolsa de valores, o verdadeiro comprometimento dos conglomerados é feito com os acionistas e o mercado da bolsa de valores. É nas principais bolsas de valores que são negociadas as ações de todos os conglomerados. E é através dos meios de comunicação, que ficamos sabendo sobre a situação das ações e da bolsa de valores. As bolsas, apesar de existirem para melhoria da situação econômica brasileira, deixa algumas pessoas insatisfeitas, pois somente aquele que investe bem tem lucros na mesma. Quando aumentam as ações, os lucros são grandes, mas quando as ações estão baixas os lucros não existem.

    ResponderExcluir
  36. Paulo Victor Campos Martins Lopes , 2º MD20 de novembro de 2009 às 14:51

    Conforme o Slide da Priscila Baptista, percebe-se que a dominação dos setores de alimentação e medicina são favoráveis ao desenvolvimento mas também possuem o seu lado negativo. Na medicina os produtos ficam com preços inacessiveis pela população de classe mais inferior, já na alimentação não há garantia de que os produtos sejam saudáveis para quem os consome além de causar danos ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  37. Tarciane Oliveira Souza20 de novembro de 2009 às 16:23

    Estou Comentando a Frase do Victor.
    Atualmente em nossa economia, os produtos tecnológicos são fabricados pelos paises mais riscos , os quais consomem o que os subdesenvolvidos produzem. Os paises Subdesenvolvidos trabalham com o setor primário e secundário , que são as industrias e agricultura.
    E como confirmação do fato, temos o exemplo do "dumping" que é uma marcante separação da diferença existente entre os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos.

    ResponderExcluir
  38. Mayara Coutinho Matielo20 de novembro de 2009 às 16:25

    Comentando a frase da colega Milena Gava, de número 18, tendo como tema "As consequências da dominação tecnológica". Observo que a tecnologia objetiva o lucro e tem como seus dependentes os países subdesenvolvidos, ela se expande e alcança todas as classes sociais de forma desigual. E essas consequências tecnológicas são tanto importantes quanto graves, pois faz com que nossa econimia remeta-se para o exterior em termos de lincenças de uso e patentes.

    ResponderExcluir
  39. João Guilherme Soares20 de novembro de 2009 às 16:27

    Comento agora a fala do aluno Juverci que, ao abordar sobre o assunto "Nova Ordem Mundial e suas Organizações Internacionais", apresentou que tratando-se sobre os estados nacionais, atualmente não existe perspectiva de seu fim. O crescimento e surgimento de uma visão mais ampla do mundo em que vivemos é resultado das divulgações de temas como: os ecológicos e os de idéias de cunho neoliberal. E ao tratar das organizações internacionais enfatizou a ONU- Organização das Nações Unidas, como a mais importante.

    ResponderExcluir
  40. Ludimilla Donato Sandre20 de novembro de 2009 às 16:32

    Estou comentando a frase do aluno Lucas Gomes, que falou sobre a Conglomerados Mundiais. Sua frase dizia que esses conglomerados são chamados também de corporações transnacionais e proporcionam mais de 64 milhões de empregos, o que os torna portadores de dois terços de todo o comércio internacional e possuintes de 10% da participação nos negócios em filiais localizadas em território estrangeiro.

    ResponderExcluir
  41. Camila Costabeber 2ºMD22 de novembro de 2009 às 16:07

    De acordo com a frase 2 tratada pela aluna Bruna Vieira a ONU abrange todos os países, tentando minimizar os conflitos entre ambos e conflitos internos. A ONU também cuida de questões sociais, como miséria, fome, desemprego e também políticas e ambientais. E constituída por seis órgãos principais cada um trata de uma questão diferente, mais acima de tudo busca a paz mundial .

    ResponderExcluir
  42. Lisandra Carneiro Angelo 2°MD23 de novembro de 2009 às 12:31

    Estou comentando a frase 40 da colega Larissa Pereira, que diz que a liberdade dos fluxos de capitais pelas antigas fronteiras é um dos grandes problemas mundiais, e isto acontece por conseqüência de 2 fatores: a dominação tecnológica e o interesse dos grandes conglomerados por esta situação, que é muito favorável para eles. Abrangendo todo o aspecto, o capital tende a concentrar e se direcionar no domínio dos megablocos das populações brancas, exceto o Japão.

    ResponderExcluir