A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

2º Ma Grupo 05

Check out this SlideShare Presentation:

6 comentários:

  1. Thays Wandermurem - 2° MA17 de junho de 2009 às 15:43

    Comentário sobre a apresentação de Rafael Martini:
    O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras (MST)surgiu na decada de 1970 pela necessidade de promover a reforma agrária, que consiste na distribuição de terras de forma justa. O MST é formado por pessoas que não possuem terra para plantio e protestam contra a centralização da terra na mão de uma minoria.
    Como forma de reinvidicação, o MST ocupa as terras e se mobilizam em massa, de forma que os proprietários de tais terras, não tenham como reagir a tal protesto.
    Um importante ponto para o MST em seus assentamentos, é que esses sejam próximos a escolas, para que as crianças não tenham que ir para a cidade, fixando assim as famílias no campo.

    ResponderExcluir
  2. Comentário sobre apresentação do João Vitor -

    A principal questão que envolve o problema agrário no Brasil é a má distribuição de terras, que carrega um histórico não muito favorável desde a época da colonização, onde uma estrutura latifundiária fora implantada, até quando a terra passou a ser vendida, não mais um regime de posse.
    A terra está concentrada na mão de poucos, e muita das vezes é inutilizada, quando poderia ser melhor distribuida, diminuindo a desigualdade e a pobreza. Uma reforma agrária envolve os contextos econômico, político e social, e apesar da luta do povo, ainda não faz parte da realidade brasileira.

    Alessandra Grillo - 2° MA

    ResponderExcluir
  3. Comentário sobre a apresentação do João Vitor -

    O problema agrário no Brasil é consequencia de todo um histórico, desde a época da colonização, onde fora implantada uma estrutura latifundiária, até quando a terra passou a ser vendida, não mais doada.
    A terra está concentrada na mão de poucos, e muita das vezes é inutilizada, quando poderia ser melhor distribuida, diminuindo a desiqualdade e a pobreza. Uma reforma agrária envolve contextos econômino, social e político, mas apesar da luta do povo, ainda não faz parte da realidade brasileira.

    Alessandra Grillo - 2° MA

    ResponderExcluir
  4. Lais Martins - 2º MA22 de junho de 2009 às 15:39

    Comentário sobre a apresentação de Jamilis Correia:

    O Brasil tem crescido muito economicamente á nível agrícola, sendo um dos setores econômicos mais estratégicos para que houvesse a consolidação da economia do Plano Real no ano de 1994. Isso acontece devido nosso país ter solos férteis, climas favoráveis e grande extensões de áreas para plantio.
    As atuais dificuldades econômicas estão ligadas à decadência agrícola nas repartições oficiais e à falta de planejamento estratégico para que o alimento seja plantado e cultivado, mas não é sufuciente para às necessidades básica de uma produção melhor.

    Lais Martins - 2º MA

    ResponderExcluir
  5. Brendow Guimarães Viana22 de junho de 2009 às 17:45

    Comentario sobre o tema de Vinicius Mezadre Buzato.
    A concentração de terras nas mãos de poucos é um problema presente no Brasil a muito tempo. Desde a chegada dos portugueses, tinham posse dos latifúndios aqueles que tinham mais condição. Diversas leis foram criadas para tentar organizar essa distribuição de terras, desde o "tratado de tordesilhas", em 1536, a lei de terras, entre outros. Diversas tentativas de estruturação do sistema agrário do Brasil. Até hoje o governo financia a divisão nas mãos dos grandes proprietarios.

    ResponderExcluir
  6. comentário sobre apresentação do Victor G. :

    o tema abordado por ele, fala sobre a má distribuição das terras, onde uma pessoa tem muita terra porém pouca parte dela é utilizada, como diz o slide 3% das terras são latifundios,e ocupam 56,7% das terras agroculturaveis. O tema diz tambem que São Paulo e Paraná são os principais "donos" das terras para aagricultura, está má distribuição de terra, começou desde o tratado de tordesilhas, na época das sesmarias, logo após foi criado a lei das terras, onde a pessoa passava a comprar a terra para que se tornasse apenas sua propriedade. Estes foram os pontos de partida para a má distribuição de terra.

    ResponderExcluir