A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

2º Mc Grupo 05

Check out this SlideShare Presentation:

3 comentários:

  1. Nome: Tainá Ribeiro. – Série: 2º MC.
    Vou comentar a apresentação da Lara, sobre a concentração de terra no Brasil.

    No Brasil existem extensos latifúndios, que pertencem a uma minoria e milhões de trabalhadores rurais sem terra. Esse é um problema que vem desde a colonização do país.

    A população rural vive em péssimas condições, estão sujeitas a problemas como altos índices de mortalidade e analfabetismo. Em busca de uma vida melhor muitos trabalhadores rurais vão para as áreas urbanas e acabam tendo que viver em condições ruins também, sujeitos ao desemprego urbano, entre outros problemas. Com essa realidade se agravando fica mais urgente as modificações que deveriam ser feitas, esse sistema só favorece uma minoria. Esse problema vem desde a colonização pois a coroa portuguesa dividiu o país em capitanias hereditárias, grandes extensões de terras para poucos.

    Há um artigo na Constituição Federal que defende uma reforma agrária, o Estado promoveria a desconcentração da propriedade rural porém a reforma agrária brasileira caminha lentamente, por isso, há movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), na tentativa de fazer o governo agir.

    ResponderExcluir
  2. Rafaela Rodrigues dos Santos, grupo 4, 2ºMC16 de junho de 2009 às 17:55

    Comentário sobre a fala da Thaís Peixoto:
    Antigamente, os problemas agrários eram causados pelos latifúndios e a baixa produção.
    Atualmente, esses problemas são causados pela expansão da produção capitalista no campo. Isso faz com que os pequenos produtores sejam oprimidos.
    Além disso, o mau uso da terra torna necessário expandir a área para a agricultura, e o Brasil prioriza o mercado externo.

    ResponderExcluir
  3. Helem maria rezende dias 2°mc24 de junho de 2009 às 10:52

    Estou comentando o trabalho da Isadora:

    A questão agrícola é sobre a produção, ou seja, a soma do que é cultivado, e a produtividade, que é tudo o que é produzido por hectare. O nosso país tem um baixo rendimento na produtividade, e isso ocorre devido à ausência de política agrícola e à falta de organização por parte do Estado, que torna os produtores dependentes do mercado. Além disso, os produtos exportados são considerados de “luxo”.
    Já a questão agrária é sobre a distribuição de terras. No Brasil, os principais problemas são as grandes concentrações das terras, a precariedade da situação dos sem-terra e a escravidão de trabalhadores rurais.
    Os reformistas vêm durante anos lutando para melhorar a distribuição de terras. Para resolver conflitos entre fazendeiros e sem terras, foi criado o órgão federal INCRA. Também destaca-se a criação do MST.
    A constituição de 1998 diz que latifúndios improdutivos são de interesse público e social e garante indenização por parte do governo aos que perdem essas terras. Além disso, já ocorreram tentativas de fazer a reforma agrária, mas estas necessitam de maior organização do governo.

    ResponderExcluir