A IMAGEM DA SEMANA....

A IMAGEM DA SEMANA....
VIOLÊNCIA... O QUE QUEREMOS PARA NÓS ?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

2º Mb Grupo 08

Check out this SlideShare Presentation:

7 comentários:

  1. Betina Freitas 2ºMB17 de junho de 2009 às 09:42

    Comentário de Betina Freitas sobre a apresentação da aluna Milena Savignon.-2ºMB

    Baseado na apresentação da aluna Milena, pude entender melhor o conceito de demografia e a teoria Ecomalthusiana, que estão presentes em todo o lugar.
    O tema abordado pela Milena se divide em dois assuntos. Primeiramente sobre o conceito de demografia, onde mostra que a demografia é uma área da ciência geográfica e se caracteriza por estudar a população de determinado local. Durante seu estudo, sobre determinada população, ela leva em conta a taxa de natalidade, sua distribuição por sexo, mortalidade, etc. O segundo assunto trata sobre a teoria ecomalthusiana. Ela se caracteriza por prever a destruição dos recursos naturais existentes no planeta. A teoria afirma que se a população mundial continuar com esse crescimento, os recursos naturais não suportarão e consequentemente iram acabar.
    Assim, sabendo o que é demografia e entendendo a teoria ecomalthusiana, podemos ter uma noção de como esta o crescimento mundial e como isso pode interferir nos recursos naturais.

    ResponderExcluir
  2. KAMILE DORIGO - 2ª MB17 de junho de 2009 às 11:51

    Baseado na apresentação do Antônio, sobre a Teoria da Explosão Demográfica, pode-se entender que o período posterior a transição ou pós-transicional, chamado de regime demográfico moderno, se daria quando as taxas de natalidade e mortalidade baixassem. Durante essa transição viveria-se um período de intenso crescimento populacional, chamado de explosão demográfica.
    Devido a esse crescimento da população mundial começa a surgir várias conseguências, exemplos disso são os resultados negativos que afetam o planeta, tanto nas questões voltadas ao meio ambiente, quanto nos campos econômico e social. Essas consequências do crescimento populacional já estão sendo sofridas pela humanidade atualmente e, sobretudo, pela natureza. A retirada de matéria-prima do meio ambiente desencadea uma grave crise ecológica. O maior desafio da humanidade é em buscar soluções viáveis que controlem o grande crescimento populacional, assim podendo criar uma estabilidade da população e um equilíbrio na pirâmide etária do país.

    ResponderExcluir
  3. KAMILE DORIGO - 2ª MB17 de junho de 2009 às 12:24

    Baseado na apresentação do Antônio, sobre a Teoria da Explosão Demográfica, pode-se entender que o período posterior a transição ou pós-transicional, chamado de regime demográfico moderno, se daria quando as taxas de natalidade e mortalidade baixassem. Durante essa transição viveria-se um período de intenso crescimento populacional, chamado de explosão demográfica.
    Devido a esse crescimento da população mundial começa a surgir várias conseguências, exemplos disso são os resultados negativos que afetam o planeta, tanto nas questões voltadas ao meio ambiente, quanto nos campos econômico e social. Essas conseqüências do crescimento populacional já estão sendo sofridas pela humanidade atualmente e, sobretudo, pela natureza. A retirada de matéria-prima do meio ambiente desencadeia uma grave crise ecológica.
    O maior desafio da humanidade é em buscar soluções viáveis que controlem o grande crescimento populacional, assim podendo criar uma estabilidade da população e um equilíbrio na pirâmide etária do país.

    ResponderExcluir
  4. O tema que a aluna Ludymilla abordou foi sobre a Lei de Malthus ou Malthusianismo, defende a razão da existência da tamanha miséria e diferenças sociais. Para Malthus, isso acontecia por causa da diferença entre a produção de alimentos e o crescimento populacional apos a 2ª Guerra Mundial, supõe-se que o crescimento populacional cresceu de forma descontrolada nos países subdesenvolvidos, chamando assim de neomalthusionismo. Concluiram então que esse crescimento estaria gerando muita pobreza, para isso optaram em adotar medidas para que houvesse um "planejamento familiar" visando a diminuição do indice de natalidade nos paises subdesenvolvidos. Na china houve um declinio de aproximadamente 50% deste índice.

    ResponderExcluir
  5. Como é abordado o tema de Maria Paula,que além de Malthus que pregava que as pessoas não poderiam ter fihos ou 1 filho para o controle do crescimento populacional, os neomalthusianos são adeptos a teoria de Malthus,mais adaptaram idéias do século XX porém defendem os métodos preventivos como:pílulas e camisinhas.Para eles a desordem social poderia levar os países subdesenvovidos a se alinharem com os países socialistas que se expandim consideralmente.

    ResponderExcluir
  6. Gabriela Prado 2° MB18 de junho de 2009 às 12:09

    Os marxitas segundo o aluno Matheus, consideram a pobreza como responsável pelo crescimento acelerado da população. Por não terem recursos e conhecimentos básicos sobre a prevenção,os pobres acabam gerando muitos filhos e aderindo muitas doenças. Os marxistas defendem reformas sócio-econômicas que possibilitam uma melhor qualidade de vida para a população dos paises sub-desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  7. Nathália Vieira 2°MB22 de junho de 2009 às 10:59

    O tema que a aluna Jéssica abordou foi sobre a teoria dos reformistas. Para eles a explosão populacional é a consequência da miséria que os países subdesenvolvidos estão sujeitos. Os reformistas consideram a miséria como a principal causa do aceleramento populacional, mas eles não culpam o pobre por "fazer filho" até porque eles não têm muitas informações sobre métodos anticonceptivos, eles acreditam que se os países pobres conseguissem superar a dependencia dos países desenvolvidos conseguiria superar sua relação demográfica. Seriam necessárias mudanças na economia que permitissem melhores condições de vida a maioria das populações, dessa forma se os países subdesenvolvidos tivessem uma boa destribuição de renda com níveis educacionais e boa quanlidade de vida as famílias pobres iriam ter um controle de natalidade assim como nos países desenvolvidos.

    ResponderExcluir